A corrida está a tornar-se cada vez mais popular entre aqueles que vivem um estilo de vida saudável e activo. Porque é que alcançamos o jogging com mais frequência? É uma forma fiável de emagrecer rapidamente e de se livrar do balastro de gordura, bem como de prestar um apoio sanitário abrangente. De facto, há muitos mais benefícios de correr. Este tipo único de desporto também reflecte positivamente nas nossas emoções, humor, mente de trabalho, personalidade e mesmo nas nossas relações interpessoais. No entanto, para desfrutar de todos os benefícios de correr, precisamos de o fazer sistematicamente, o que infelizmente muitas pessoas não conseguem fazer. Uma proporção significativa de pessoas que começam a correr rapidamente ficam desmotivadas e abandonam o desporto. Descubra como começar a correr, como evitar desanimar correndo e porque é que vale a pena correr. E ser infectado por jogging!
Índice
- 1 Corrida – a maneira mais fácil de cuidar da saúde dos cavalos e da sua aptidão mental e física
- 2 Efeitos da corrida após duas semanas de formação regular
- 3 Efeitos de correr após um mês
- 4 Que efeitos tem o funcionamento? Porquê correr?
- 4.1 A corrida é a forma mais eficaz de acelerar intensivamente a perda de peso
- 4.2 A corrida é uma forma eficaz de chegar a uma figura elegante e atlética
- 4.3 A execução tem um efeito positivo sobre o funcionamento de todo o corpo
- 4.4 A corrida fortalece ossos e articulações
- 4.5 A corrida reforça a resistência do corpo
- 4.6 A corrida fortalece o coração e protege o sistema cardiovascular
- 4.7 A corrida tem um efeito extremamente benéfico no funcionamento do cérebro
- 4.8 Graças à corrida, temos um melhor bem-estar psico-físico
- 4.9 A corrida melhora a aptidão mental e desenvolve a personalidade
- 5 Como começar a correr e quais os erros a evitar?
Corrida – a maneira mais fácil de cuidar da saúde dos cavalos e da sua aptidão mental e física
A corrida é um desporto extremamente popular que cativa cada vez mais os entusiastas da actividade física. A corrida é simples, agradável e económica (sem custos, sem necessidade de qualquer equipamento ou instalações de exercício). É também versátil e acessível – pode correr em qualquer idade, em qualquer lugar e em quase todas as condições meteorológicas (excepto chuva, neve, geada, embora mesmo estas não sejam um obstáculo para alguns).
Mais importante ainda, a corrida é extremamente eficaz para melhorar a sua saúde, reduzir o risco de doença e melhorar o seu físico. Também dá resultados muito rápidos. Após apenas alguns treinos, é possível ver progressos tanto na queima de gordura como na melhoria da forma.
Efeitos da corrida após duas semanas de formação regular
Notaremos os efeitos visíveis da corrida já na segunda semana de formação regular. Notaremos um salto na nossa forma física, a nossa capacidade de exercício e a nossa aptidão geral melhorarão. Poderá correr durante cerca de 15 minutos de cada vez, cansar-se-á mais lentamente, será menos propenso à falta de ar, os seus músculos serão capazes de fazer mais trabalho sem se esgotarem.
A nossa circulação sanguínea melhorará e a nossa respiração aprofundar-se-á, pelo que todo o nosso corpo começará a ser melhor oxigenado. Teremos mais energia durante o dia e dormiremos melhor à noite. A nossa pele vai parecer mais crocante e vital. A silhueta começará a mudar de lenta para dinâmica, esbelta. Os músculos das pernas, nádegas e abdómen irão funcionar melhor e tornar-se mais fortes. Vamos começar a livrar-nos do excesso de água subcutânea, o nosso metabolismo vai acelerar, vamos começar a consumir calorias mais rapidamente, o que nas semanas seguintes nos trará o efeito de reduzir os quilos indesejados.
Efeitos de correr após um mês
Após um mês de treino sistemático várias vezes por semana, as mudanças na aparência da sua figura e no funcionamento do seu corpo já serão visíveis. Haverá menos gordura em todas as áreas do corpo, a silhueta será mais fina, a postura será mais erecta e os músculos serão mais bem definidos. As nádegas começarão a tornar-se mais redondas e firmes, as pernas tornar-se-ão mais fortes. Também notará uma mudança na aparência dos seus bezerros e coxas – eles tornar-se-ão mais esbeltos e esbeltos. O corpo também começará a queimar eficazmente o excesso de gordura.
Além disso, após um mês de corrida, a sua pele tornar-se-á mais suave e apertada, terá um tom mais saudável, mais bonito e parecerá mais jovem. A celulite também será reduzida (o seu funcionamento estimula excelentemente a circulação sanguínea e linfática, pelo que a água subcutânea, toxinas e depósitos de gordura que formam a celulite são decompostos e removidos de forma muito mais eficaz e rápida).
A formação contínua regular durante cerca de um mês trará também uma série de benefícios para a saúde: o corpo será muito melhor oxigenado e nutrido, o músculo cardíaco funcionará mais eficientemente e de uma forma mais normalizada, e o estado das veias e artérias melhorará.
Os efeitos visíveis após um mês de funcionamento incluem também um metabolismo muito mais rápido, melhor digestão e um metabolismo de hidratos de carbono mais normalizado (níveis de açúcar no sangue mais estáveis). Após algumas semanas de corrida, as dores de cabeça (se sofrer delas) também serão aliviadas, a qualidade do sono melhorará, terá um sistema imunitário melhor e será menos propenso ao stress e à fadiga. Nas semanas seguintes, todas estas mudanças positivas irão aprofundar-se.
Que efeitos tem o funcionamento? Porquê correr?
Correr é uma forma de descontrair, relaxar, melhorar a sua forma e figura. É também uma panaceia natural para muitos males. É um desporto extraordinário, que, segundo muitas pessoas, tem mesmo propriedades curativas. Graças à corrida, a tensão arterial e os níveis de glicose e colesterol estão estabilizados, o sistema endócrino funciona melhor e o sistema músculo-esquelético funciona mais eficientemente, e estes são apenas alguns dos benefícios para a saúde da corrida. A corrida também ajuda na recuperação em muitas situações da vida. Há numerosos casos em que pessoas doentes crónicos, pessoas com deficiências e pessoas que sofreram lesões graves e outras turbulências sanitárias beneficiaram claramente da corrida, recuperação e melhoria do seu estado.
De acordo com numerosos estudos, os corredores vivem mais tempo. Outros estudos mostram que os corredores têm um risco significativamente menor de aterosclerose e outras doenças cardiovasculares. Porque é que a corrida vale a pena? Aqui estão os benefícios mais importantes para a saúde da corrida:
A corrida é a forma mais eficaz de acelerar intensivamente a perda de peso
A queima expressa de gordura é uma das vantagens mais importantes do jogging. A quantidade de energia utilizada pelo corpo durante um treino de corrida e a taxa de lipólise (o processo de decomposição da gordura) nas pessoas que fazem jogging regularmente é tão elevada que o jogging regular pode ser chamado a medida natural de perda de peso mais eficaz. Correndo cerca de 4 vezes por semana por minuto. Em 30 minutos, vamos notar uma rápida perda de peso, ainda mais se combinarmos jogging com uma dieta em que a quantidade de calorias consumidas é cerca de 300 kcal inferior às nossas necessidades calóricas diárias.
Durante a corrida, todos os músculos são activados, o que significa que o nosso corpo consome grandes quantidades de energia. É por isso que as calorias são queimadas tão intensamente – até 600-700 kcal em uma hora. Os efeitos da corrida de subida (num terreno ou esteira de treino com uma inclinação aumentada) são ainda mais espectaculares: em 60 minutos, podemos queimar até 900 kcal.
Devido ao enorme envolvimento muscular e ao elevado gasto de energia, o corpo de uma pessoa em fuga não só queima calorias fornecidas regularmente em alimentos, como também tem de mobilizar reservas de gordura. Os lípidos armazenados nos adipócitos (células gordas) são decompostos em ácidos gordos livres e libertados na corrente sanguínea, que são depois utilizados pelos tecidos como combustível. Como resultado deste processo, os adipócitos encolhem e o tecido adiposo perde-se gradualmente. A taxa de perda de peso com um plano de treino que inclui várias sessões por semana é portanto muito elevada – cerca de 5 kg podem ser perdidos num mês (e com uma mudança na dieta ainda mais!).
Veja isto: Classificação dos queimadores de gordura
A corrida é uma forma eficaz de chegar a uma figura elegante e atlética
Os benefícios de correr para a nossa figura não são apenas a redução do excesso de peso, mas também o emagrecimento e firmeza geral do corpo e a melhoria dos músculos. A corrida é uma forma eficaz de esculpir a sua figura, especialmente se combinar esta disciplina com o treino de força.
Durante a corrida regular, a gordura desaparece gradualmente de todo o corpo e, em paralelo, o nível de tecido muscular aumenta. Os músculos das nádegas, abdómen, coxas, panturrilhas, braços, costas são reforçados e enfatizados, acrescentando um toque atlético à nossa silhueta. O Jogging é também uma patente para melhorar a coordenação e dar forma às capacidades motoras tais como velocidade, agilidade, resistência e força.
Leia também: Exercício de Redução
A execução tem um efeito positivo sobre o funcionamento de todo o corpo
A corrida tem um efeito positivo em muitas das nossas funções corporais. Quando corremos, os nossos pulmões tornam-se mais fortes, a sua capacidade aumenta e a nossa pulsação acelera. Inspiramos mais ar, o sangue circula pelo nosso corpo mais rapidamente, e assim mais oxigénio e nutrientes chegam às células e tecidos em todo o corpo, os processos bioquímicos funcionam de forma mais eficiente, os sistemas e órgãos funcionam melhor. Melhor oxigenação significa também melhor sono e uma recuperação nocturna mais eficiente.
Os processos metabólicos também funcionam melhor como resultado do aumento do fluxo sanguíneo através do corpo, e as toxinas e produtos metabólicos nocivos são removidos mais rapidamente do sistema.
A corrida fortalece ossos e articulações
Um melhor mecanismo de troca de gás resulta numa melhor nutrição e mineralização dos ossos e estruturas articulares. Isto traduz-se no seu fortalecimento, aumento da densidade e massa e regeneração mais eficiente. Além disso, o facto de as juntas e ossos serem regularmente activados durante a corrida torna-os mais fortes e mais resistentes a danos.
A corrida reforça a resistência do corpo
O treino de corrida regular, moderado e não demasiado intensivo melhora a resposta imunitária do organismo aos agentes patogénicos. Ao reforçar sistematicamente o corpo e ao construir uma imunidade natural, a formação contínua leva a uma reduzida susceptibilidade a constipações, infecções e alergias. Se vírus, bactérias ou outros agentes patogénicos entram no corpo, são apanhados e neutralizados mais rapidamente, o que encurta o tempo da doença e o seu curso.
A corrida fortalece o coração e protege o sistema cardiovascular
Não é sem razão que a corrida moderada é recomendada para pessoas que notam os primeiros sintomas de problemas circulatórios e cardiovasculares, tais como aumento da pressão arterial, arritmia, arritmia, problemas cardíacos, e outros sintomas.Há boas razões para que a corrida moderada seja recomendada para pessoas que notam os primeiros sintomas de problemas cardiovasculares tais como aumento da pressão arterial, arritmia, varizes, peso e inchaço nas pernas, veias aranha ou níveis anormais de colesterol e triglicéridos no sangue. Não há dúvida de que correr é uma das formas não farmacológicas mais eficazes de regular a função cardiovascular.
Quando corremos, o sangue circula mais rapidamente e o músculo cardíaco trabalha mais para o bombear eficientemente. Com o tempo, de uma forma benéfica para a saúde, o coração remodela-se e expande-se (as cavidades cardíacas alargam-se, o ventrículo esquerdo torna-se mais espesso). Torna-se mais forte, mais forte e mais resistente a qualquer esforço. O coração do corredor é também mais capacitivo. Numa determinada unidade de tempo, várias vezes mais sangue corre através dela do que através do coração de uma pessoa fisicamente inactiva.
O aumento do fluxo sanguíneo e a formação de uma rede maior de pequenos vasos sanguíneos em corredores regulares resulta num melhor acesso das células, tecidos e órgãos aos nutrientes (estes são transportados com o sangue). O resultado é um funcionamento mais eficiente dos órgãos, músculos, glândulas e um melhor estado da pele. Como resultado da corrida, o trabalho do coração é normalizado, é mais calmo, o seu ritmo é mais regular. A tensão arterial regressa ao equilíbrio. O estado dos vasos sanguíneos também melhora – eles tornam-se mais elásticos, menos permeáveis, mais fortes.
O jogging regular é também uma ajuda valiosa para aqueles que lutam com veias varicosas. Isto porque o funcionamento excelente estimula a circulação nos membros inferiores, o que faz com que as veias funcionem melhor, o sangue circula de forma mais dinâmica e pára de recuar ee impede o sangue de recuar e permanecer nas pernas, causando pressão, dor e inchaço. A corrida também reduz o risco de doenças cardiovasculares como a hipertensão, doença coronária, aterosclerose e ataque cardíaco. O funcionamento diminui o nível de mau colesterol no sangue e evita coágulos sanguíneos nos vasos sanguíneos.
A corrida tem um efeito extremamente benéfico no funcionamento do cérebro
Os efeitos positivos da corrida também serão sentidos pelo nosso órgão sensível, o cérebro. Graças ao jogging, é melhor fornecido com sangue e oxigénio e pode, portanto, funcionar de forma mais eficiente. Traduz-se em processos cognitivos melhorados, incluindo melhor memória (recordamos, assimilamos e reproduzimos melhor a informação), concentração mais profunda e mais duradoura numa dada tarefa, pensamento mais rápido e mais criativo. Com a corrida, as nossas capacidades analíticas são também melhoradas, podemos trabalhar a alta velocidade mental durante mais tempo e de forma mais eficiente, e o efeito da fadiga mental ocorre com menos frequência e é menos intenso.
Graças à corrida, temos um melhor bem-estar psico-físico
Correr é um antídoto para todo o tipo de doenças menores que todos nós enfrentamos diariamente. O jogging sistemático é óptimo para endurecer o corpo, restaurando a homeostase no mesmo, regulando o processo de secreção hormonal. Os corredores queixam-se muito menos frequentemente de dor, enxaquecas e insónias. Ficam doentes com menos frequência, permanecem jovens e em forma por mais tempo e vivem mais tempo. Ao enumerar os benefícios de correr, não se pode deixar de mencionar que reduz o risco de cancro, doença Alzheimera, diabetes, osteoporose e depressão.
A corrida melhora a aptidão mental e desenvolve a personalidade
Os efeitos positivos de correr sobre a psique também não podem ser esquecidos. O esforço de corrida causa uma maior libertação de neurotransmissores como a dopamina, endorfina, serotonina no nosso corpo. Estas são convencionalmente conhecidas como hormonas de felicidade, pois são responsáveis pela elevação do humor e emoções positivas, tais como alegria, contentamento, entusiasmo pela acção. A corrida é também uma forma eficaz de combater a neurose e as perturbações depressivas.
Ao praticarmos jogging, também moldamos o nosso carácter, tornamo-nos mentalmente mais fortes, mais distantes dos problemas, mais resistentes ao stress. Somos capazes de nos livrarmos mais facilmente de pensamentos negativos, é menos provável que nos sintamos desanimados e tristes, arrependidos, desencorajados ou resignados. Em vez disso, a nossa auto-confiança aumenta, ficamos mais fortemente motivados a fazer mudanças positivas nas nossas vidas e, acima de tudo – mais felizes.
Confira: Comprimidos para o stress sem receita médica – Ranking
Como começar a correr e quais os erros a evitar?
A corrida pode ter um impacto muito positivo na nossa saúde, vida e número, mas antes de começarmos a correr, vale a pena conhecer algumas dicas valiosas.
O treino demasiado intenso no início da sua aventura de corrida pode deixá-lo demasiado treinado, demasiado fatigado e desencorajado. Podem também resultar em lesões ou tensão articular. Recordemos que toda a actividade física, incluindo a corrida, requer uma entrada gradual na mesma. Entretanto, muitas pessoas decidem fazer longas e dinâmicas corridas desde o início, o que infelizmente acaba muitas vezes numa grande falta de ar, exaustão e um rápido afastamento do desporto.
Como é que se começa a correr? Aqui está o que não deve esquecer:
- Entre na actividade de corrida gradualmente, escolhendo o seu tempo de corrida de acordo com as suas próprias capacidades. No início, em vez de correr durante muito tempo de uma só vez, pode começar por caminhar. Aumente gradualmente a distância e a intensidade das suas corridas. Durante a sua primeira sessão de treino, opte por uma caminhada dinâmica com pequenas fases de jogging. Durante a formação subsequente, alongar as fases de corrida e encurtar as fases de caminhada. Com o tempo, poderá correr durante cerca de 15 minutos de uma só vez. O próximo passo será 20 minutos, depois meia hora de corrida contínua e assim por diante.
- Guarde a corrida diária para fases posteriores de progressão da corrida. Para começar, é suficiente correr cerca de três vezes por semana. Só depois de ter habituado os seus músculos e articulações à actividade de corrida pode decidir aumentar a frequência do treino para 4-6 por semana. Contudo, mesmo com um alto nível de corrida, vale a pena tirar pelo menos um dia de folga para recuperar.
- Se quiser correr para lhe trazer uma rápida perda de peso, certifique-se também de que obtém a dieta certa. Para melhores resultados, seguir uma dieta saudável baseada em produtos naturais e uma dieta bem equilibrada (contendo todos os nutrientes nas proporções certas) com calorias ligeiramente reduzidas (aproximadamente 200-300 kcal).
Leia também: Dieta de redução
- Lembre-se de ter uma ingestão adequada de líquidos. É claro que a água é essencial, mas não é preciso beber apenas água. Alcance também para sumos de fruta e vegetais, bebidas isotónicas, chá verde, água diluída com sumo de fruta, etc. Antes e depois do treino, beber min. 300-400 ml de água. Além disso, beber água em pequenas porções ao longo do dia. Para evitar a desidratação, beber cerca de 2,5 litros de água por dia (mais outros fluidos).
- Equipe-se com sapatos de corrida especiais que proporcionam amortecimento adequado, estabilidade e protecção para as suas articulações. Não correr em treinadores ocasionais ou treinadores.
- Utilizar um aquecimento antes de correr, e um descondicionamento pós-corrida, stretching. Cuidar da recuperação pós-treino (quantidade e qualidade adequadas do sono, repouso). E o mais importante – não treinar em excesso, não treinar demasiado intensamente. Isto irá ajudá-lo a evitar lesões, estirpes articulares e tendinosas e um declínio na forma.