Índice
O que são nootropes?
Nootropic (procognitivo) substâncias são um grande grupo de substâncias sintéticas e naturais, que têm um efeito benéfico sobre o trabalho da mente. Nootropes, ou nootrópicos, impulsionadores do cérebro, agentes pró-cognitivos ou drogas inteligentes, melhoram as funções cognitivas, aumentam as habilidades mentais, aumentam a eficiência dos processos mentais e melhoram a memória e a atenção. Ao mesmo tempo, os agentes nootrópicos regulam o funcionamento do sistema nervoso e melhoram o nosso humor. Estabilizam o humor, reduzem o stress, promovem o relaxamento e reduzem a fadiga mental.
Não é sem razão que as nootrops são chamadas substâncias inteligentes. Eles ajudam a restaurar o equilíbrio nos processos cerebrais, mostrando assim uma série de efeitos benéficos para o sistema nervoso e “corrigir” anomalias existentes, proporcionando-nos uma melhor forma mental.
Existem duas categorias de agentes pró-cognitivos disponíveis no mercado: medicamentos nootrópicos, medicamentos sujeitos a receita médica e suplementos dietéticos nootrópicos, que incluem substâncias naturais.
Nootropes – como é que as substâncias nootropicais afectam o cérebro?
Os agentes nootrópicos afectam o nosso cérebro de forma multidireccional, sendo uma das suas principais propriedades regular o nível de neurotransmissores (por exemplo, dopamina ou serotonina), substâncias responsáveis pela transmissão de sinais entre células nervosas. Outra tarefa dos nootrópicos é normalizar as conexões entre as diferentes partes do cérebro. Além disso, nootropes aumentar o fluxo sanguíneo através do cérebro e, assim, melhorar a sua oxigenação e fornecimento de nutrientes, o que é propício para melhorar a saúde mental.
De referir ainda as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotectoras das substâncias nootrópicas. Estes agentes protegem perfeitamente o nosso cérebro contra factores desfavoráveis, como o envelhecimento, o stress oxidativo, a hipoxia, as toxinas, ao mesmo tempo que activam o trabalho do órgão, proporcionando-nos um maior rendimento intelectual e uma melhor forma mental.
Quem pode beneficiar da suplementação de nootropes vegetais:
- pessoas que estão expostas a muito esforço mental;
- pessoas com concentração e memória reduzidas;
- Profissionais em que a criatividade e a alta competência intelectual são importantes;
- pessoas expostas a factores de stress;
- uma pessoa idosa;
- pessoas que sofrem de distúrbios do sono;
- pessoas com alterações de humor, ansiedade, estados depressivos e outras perturbações mentais;
- pessoas que sofrem de perturbações locomotoras, perturbações da fala e doenças neurodegenerativas;
- pessoas que estão a recuperar de vícios;
- pessoas que querem melhorar a sua condição mental;
- pessoas que praticam desporto e que estão expostas a níveis elevados de tensão física.
Nootropes de plantas – dopagem cerebral eficaz e segura
Provêm de plantas medicinais bem conhecidas, utilizadas há muitos séculos, afectam o corpo humano de uma forma natural, quando usadas sistematicamente, são muito eficazes, não provocam dependência, não provocam deterioração do humor e do estado mental no momento da sua retirada, não trazem consigo praticamente nenhum efeito secundário negativo – tais benefícios são proporcionados pelas gotículas de plantas, pelo que não é de admirar que sejam utilizadas por cada vez mais pessoas.
Os suplementos alimentares nootrópicos, especialmente os de alta qualidade, normalizados para a presença de determinadas substâncias bioactivas, dão geralmente resultados muito satisfatórios. Evidentemente, desde que sejam adoptados regularmente e durante um período de tempo mais longo. Funcionam bem tanto para o desejo de aumentar o desempenho cerebral (por exemplo, para fins científicos e criativos), para o desejo de melhorar a forma mental e a condição nervosa, para o stress e a tensão intelectual, como para abrandar e prevenir doenças neurodegenerativas.
As nootropes naturais mais eficazes
1. Ashwagandha (Welcome Sleepy) – iniciador de alta capacidade mental, stress killer
Ashwagandha, ou Bem-vindo Sonolento (Withania somnifera), também chamado de Ginseng indiano, é uma planta incomum, usado por centenas de anos na medicina oriental, com uma ampla gama de usos e efeitos multidirecionais. Contém vitanólidos, vitanosídeos, flavonóides e sitinóides – substâncias responsáveis pela acção adaptogénica, anti-envelhecimento, cancerígena e protectora do organismo a vários níveis. Ashwagandha melhora a imunidade e facilita o controle de muitas doenças e afecções (como diabetes, asma, hipotireoidismo, hipertensão, hipertensão, hipertensão, artrite).
Witania Sleepy também mostra uma influência muito clara na esfera mental, sendo um dos nootropes naturais mais bem avaliados. Melhora a concentração e a memória, apoia os processos de pensamento, deixa a mente transparente e propensa a adquirir novos conhecimentos. Ao mesmo tempo, ele imuniza ao estresse, tem um efeito positivo sobre o humor, ajuda a alcançar um estado de relaxamento e equilíbrio interno, melhora o funcionamento do sistema nervoso, apoia a luta contra distúrbios mentais.
2. Gotu kola – uma planta com uma vasta gama de actividades nootrópicas
Gotu cola, ou Centella asiatica L., é uma planta medicinal valiosa, usada na medicina ayurvédica há centenas de anos. Contém saponinas, ácidos triterpénicos, flavonóides (quercetina, kemferol), fitoesteróis, aminoácidos, vitaminas A, E, C, K, magnésio. Graças a estas substâncias, tem um efeito extremamente positivo nas funções cognitivas, estabiliza o humor e melhora o funcionamento de muitos órgãos e sistemas do nosso corpo.
Contém grandes quantidades de antioxidantes e tem um efeito anti-envelhecimento. Tem boas propriedades anti-inflamatórias. Tem um excelente efeito no sistema circulatório, fortalece os vasos sanguíneos, melhora o fluxo sanguíneo, graças ao qual as células são melhor fornecidas com oxigénio e nutrientes. Acelera a cicatrização das feridas e melhora o estado da pele, corrigindo deficiências como: rugas, cicatrizes, Cellulit, eczemas, secura e aspereza da pele, psoríase, eczema e vitiligo.
A Gotu cola possui propriedades nootropicais impressionantes. Melhora o funcionamento do sistema nervoso central, ajuda com problemas de concentração e memória, melhora o desempenho mental durante um grande esforço intelectual, tem um impacto positivo nas funções cognitivas.
Elimina a fadiga mental, reduz o nível de stress, combate os estados depressivos, alivia a tensão nervosa, promove a calma. Ele irá beneficiar as pessoas que sofrem de insônia, sair de vícios, lutar contra distúrbios mentais e doenças do sistema nervoso. Também é recomendado para idosos para melhorar o desempenho mental, proteger os neurônios do envelhecimento, prevenir a demência, reduzir os efeitos de doenças relacionadas à idade.
Bacopa monnieri, ou bacon com folhas pequenas – um guardião confiável da saúde de nossos neurônios
Bacopa monnieri é outra planta medicinal originária do antigo sistema de cura indiano. As suas substâncias activas são: saponinas (ou mais precisamente bakosídeos A e B), flavonóides (apigenina, luteolina), alcalóides (bramin, herpestina), fitoesteróis, ácido betulínico. Graças a estes ingredientes, tem um efeito benéfico na função cerebral e apoia a luta contra numerosas doenças, incluindo epilepsia, Parkinson, Alzheimer, ADHD, diabetes, artrite, doenças respiratórias, doenças de pele.
Bacopa monnieri tem boas propriedades anti-inflamatórias, antipiréticas e antioxidantes. Possui também excelentes propriedades neuroprotectoras, graças às quais reduz o risco de doenças degenerativas do sistema nervoso ou inibe o seu desenvolvimento caso já tenham ocorrido.
O bacopa com folhas pequenas tem um efeito adaptogénico, reduz o stress, combate as alterações de humor, alivia os nervos, reduz a ansiedade, ajuda a restaurar uma boa condição mental. Melhora a transmissão de sinal entre as células nervosas, melhorando o desempenho mental. Melhora a memória, a localização de fatos e o foco. Estimula a produção de neurotransmissores, incluindo a serotonina, e assim afecta positivamente o humor.
4. Ginkgo biloba – boa memória, grande vitalidade e alta aptidão mental em um
Ginkgo biloba . No nosso país, é conhecida principalmente por melhorar a memória dos idosos, mas o âmbito das suas acções positivas é muito mais vasto. Ginkgo biloba é rico em flavonóides e terpenóides (incluindo ginkgolides e bilobalides). Graças a estas substâncias activas, tem um elevado efeito neuroprotector e antioxidante. Protege o cérebro contra a isquemia, evita que os neurónios morram, abranda o processo de envelhecimento, combate os radicais livres e previne o seu impacto desastroso no corpo.
Ginkgo biloba melhora significativamente a circulação sanguínea, resultando numa melhor oxigenação e nutrição tanto do cérebro como das células de todo o corpo. Como resultado da tomada sistemática de extractos desta planta, a memória melhora notavelmente, a capacidade de assimilar novos conhecimentos e o aumento geral da aptidão mental. Além disso, a gingko aumenta a resistência ao stress e reduz a fadiga mental e física.
Outros nootropes de plantas que são dignos de nota são:
- ginseng,
- Rosário da montanha,
- L-teanina,
- Fungo Lion’s Mane,
- Limão chinês,
- Cacaueiro.