O cabelo danificado é um problema estético que afecta cada vez mais pessoas. O cabelo danificado é geralmente fraco, seco, baço, sem brilho, incontrolável e propenso à queda do cabelo. Esta deterioração do estado do cabelo é geralmente causada pelo uso frequente de ferramentas de modelação a quente (alisadores de cabelo, secadores de cabelo) e pelo uso intensivo de cosméticos quimicamente carregados. No entanto, podem existir muitas mais causas para a saúde do cabelo. Se o seu cabelo está a clamar por ajuda, leia as nossas dicas, que o irão alimentar e regenerar de forma eficaz. Os cuidados certos para o cabelo danificado irão em breve restaurar o seu belo penteado!
Índice
- 1 Cabelo que está longe de ser perfeito ou as causas e sinais de cabelo danificado
- 2 Secador de cabelo, alisadores, coloração… Como se pode reparar o cabelo danificado?
- 3 Como reconstruir o cabelo danificado – preparações orais
- 4 Preparações prontas para cabelos danificados, ou seja, amaciador de cabelo, champô, máscara e loção
- 5 Regeneração de cabelo – remédios caseiros
Cabelo que está longe de ser perfeito ou as causas e sinais de cabelo danificado
O cabeloestragado não é certamente uma mais-valia para a beleza de alguém. É incontrolável, sem vida e sem volume e geralmente cai cada vez mais, resultando em cabelos cada vez mais finos. O cabelo danificado não é fácil de cuidar ou pentear, causa muitos problemas, normalmente demora muito tempo a pentear e acaba por parecer pouco atractivo. Porque é que as estruturas capilares se deterioram em qualidade, força e aparência?
As causas mais comuns de cabelo danificado
- Coloração. Tratamentos frequentes de coloração, mantendo a cor demasiado longa no cabelo e utilizando produtos de má qualidade e muito agressivos, irão Isto enfraquece os folículos capilares e as raízes e pode causar danos químicos à estrutura capilar.
- Branqueamento. Os clareadores são preparações extremamente agressivas, nas quais podem ser encontradas substâncias oxidantes de concentração muito elevada. Este oxidante forte é muito prejudicial para o cabelo, enfraquece-o, quebra a cutícula e deixa o cabelo quebradiço, fino, seco e oleoso.
- Estilo de calor. Alisadores, secadores e ferros de encaracolar, embora possam ser muito eficazes em termos de penteado e aspecto final, não são simpáticos para o seu cabelo. Especialmente quando usado com frequência. O calor torna tanto as raízes como os cabelos fracos. A estrutura do cabelo fica danificada, quebradiça, sem brilho e facilmente emaranhado.
- Perms. Como resultado de perming o cabelo é reconstruído, porque as pontes de cisteína na estrutura capilar são quebradas (isto é necessário para obter a torção correta). Perms aplicados incorretamente (por exemplo Os permanentes aplicados incorretamente (por exemplo, se forem deixados muito tempo, aplicados incorretamente ou não enxaguados corretamente) podem danificar o cabelo ou mesmo queimá-lo e destruí-lo completamente.
- Sobrecarga de cabelo com produtos cosméticos. É verdade que os produtos de styling (como sprays, géis, mousses, gengivas e ceras) podem ser muito úteis para domar o seu cabelo e criar o look desejado, mas precisam de ser usados com moderação. Usá-las em excesso vai sobrecarregar, enfraquecer e secar o seu cabelo e fazer com que pareça pior.
- Exposição excessiva à luz solar (UV). A exposição moderada ao sol, que não é muito frequente, pode ajudar a reavivar a cor do seu cabelo e produzirNo entanto, os banhos de sol frequentes e intensivos são prejudiciais para o cabelo e resultam em secura, fraqueza e perda de qualidade.
- Manuseio inadequado de cabelos molhados. O cabelo molhado é muito mais susceptível a danos, por isso, se não o tratar com cuidado, pode ficar danificado. Esfregar demasiado com uma toalha, enrolar o cabelo molhado num turbante apertado, escová-lo grosseiramente, puxá-lo para o desembaraçar, secá-lo com o secador a temperaturas muito elevadas e dormir com o cabelo molhado têm todos efeitos negativos sobre o estado do nosso cabelo. Também deve ter cuidado ao lavar o cabelo – use um champô suave, não lave o cabelo comUse um champô suave, não lave o cabelo com água quente, mas com água morna, e lave o cabelo com água morna para fechar a cutícula.
- Efeitos negativos de factores ambientais. Exposição frequente ao fumo, smog, salas climatizadas, lavagem em água fortemente clorada – todos estes factores têm um impacto negativo sobre o estado do cabelo.
- Nutrição inadequada. Não só factores externos mas também internos podem contribuir para o enfraquecimento e deterioração do cabelo. Uma delas é uma dieta pouco saudável baseada em produtos e pratos altamente processados e demasiado pobre em produtos naturais que contêm grandes quantidades de nutrientes valiosos. Em particular, deficiências de elementos como proteínas, zinco, vitaminas B, vitamina A, ferro, silício, cobre e enxofre contribuem para o enfraquecimento do cabelo, perda de vitalidade e brilho, envelhecimento precoce ou queda excessiva do cabelo.
O cabelo danificado e seco é geralmente cabelo com alto poder de penetração, com escamas fortemente desviadas, seco, fosco e muito menos resistente a factores adversos do que o cabelo de médio e baixo poder de penetração.
Quais são as características do cabelo danificado? Os sintomas mais comuns de cabelo danificado são
- Secagem excessiva do cabelo,
- Queda de cabelo,
- fragilidade e quebra de cabelo,
- pontas espigadas,
- superfície irregular do cabelo,
- cabelo áspero e rígido,
- cabelo que se entrelaça facilmente,
- falta de resiliência do cabelo,
- cabelo fino e fraco,
- cabelo que fica frisado ou frisado facilmente,
- O cabelo não se dobra em todas as direções, não pode ser disciplinado e é difícil pentear o penteado desejado,
- falta de volume, cabelos coxos,
- Falta de brilho, monotonia, cor de cabelo desbotada.
Secador de cabelo, alisadores, coloração… Como se pode reparar o cabelo danificado?
Para estimular intensamente o processo de regeneração dos cabelos secos e danificados, é melhor agir simultaneamente por dentro e por fora. Remédios caseiros como máscaras, oleosidade ou fricções capilares à base de ingredientes naturais podem ser extremamente úteis.Paralelamente às preparações orais de elementos múltiplos, que fornecem ao cabelo uma grande porção de nutrientes, fortalecendo e estimulando o crescimento do cabelo. Como salvar o cabelo danificado?
Para o salvamento da queda de cabelo! O que é importante lembrar?
Para nutrir, fortalecer e reconstruir o cabelo problemático, que cai e danificado, o primeiro passo é cortar ou pelo menos limitar a exposição aos elementos que causam mais danos. Portanto, evite fumo, smog, junk food e exposição prolongada à luz solar forte.
Se você tem cabelos fracos, finos e danificados, é melhor dizer adeus a descolorantes e tinturas agressivas de cabelo. Se você não gosta da sua cor natural e não consegue imaginar desistir da coloração, procure tinturas de cabelo naturais, clareadores de ervas e henna. Há também ervas, que mudam a sombra do seu cabelo de forma suave, por exemplo: camomila, tília, tília, calêndula, flor de milho, malva, sabugueiro, casca de carvalho, hibisco, alecrim, urtiga e lírio de água.
Também podemos usar bálsamos e champôs coloridos – eles dão um certo efeito colorante, embora não duradouro. E se tiver de usar corantes tradicionais, aposte em produtos de boa qualidade e prolongue o tempo entre tratamentos de coloração o mais possível. Há também uma série de produtos que protegem o cabelo dos efeitos nocivos dos cosméticos de coloração e aqueles que cuidam dos cabelos pintados, que também valem a pena usar.
Evitar descolorantes e corantes químicos agressivos não é suficiente. Também vale a pena cortar no penteado a quente, o que torna o cabelo fraco, seco e baço, e faz com que ele se rache e frize. Em vez de usar um secador de cabelo, vamos secar o nosso cabelo naturalmente, e deixar alisadores e ferros de encaracolar para ocasiões especiais ou não os usar de todo. O mercado cosmético oferece uma vasta gama de produtos, que ajudam a alisar e a suavizar os cabelos “indisciplinados”.
Nos salões de cabeleireiro, os tratamentos de alisamento com queratina também estão disponíveis para livrá-lo do stress de usar um ferro de alisamento. Se você quiser caracóis ou ondas, você pode obter um tratamento de queratina para caracóis, ou simplesmente usar bolas ou rolos frisados em vez de um ferro de caracóis.
Além disso, dê uma olhada nos produtos para o cabelo que você usa todos os dias. Se existem muitos silicones, parabenos e outros químicos que sobrecarregam o seu cabelo, substitua-os por champôs suaves. Se estiverem cheios de silicones, parabenos e outros produtos químicos, substitua-os por champôs delicados (por exemplo, à base de ervas, champôs para bebés), condicionadores orgânicos e máscaras à base de extractos e óleos naturais, bálsamos suaves e leves e loções com extractos de plantas.
Como reconstruir o cabelo danificado – preparações orais
A forma mais eficaz de resolver o problema das quedas e danos no cabelo é um tratamento simultâneo tópico e oral. Por isso, antes de começar os tratamentos de regeneração capilar, estoque-os de boa qualidade pastilhas para cabelo. De preferência, na sua composição pode encontrar grandes doses de extractos de cavalinha do campo, urtiga ou bambu. São plantas muito eficazes no fortalecimento de bulbos capilares, folículos, matriz e caules e na prevenção da queda excessiva de cabelo.
O suplemento dietético que você escolher também não deve faltar vitaminas e minerais necessários ao cabelo para o desenvolvimento e crescimento ininterrupto, tais como biotina, enxofre, cobre, zinco.
Confira este poderoso suplemento alimentar para regeneração e crescimento do cabelo Locerin
Preparações prontas para cabelos danificados, ou seja, amaciador de cabelo, champô, máscara e loção
Preparações prontas para restauração capilar podem ser um suporte muito valioso para remédios caseiros e suplementos dietéticos para o cabelo. Se você está perdendo punhados de cabelo, vale a pena, por exemplo, chegar a um dos inúmeros xampus disponíveis no mercado para a queda de cabelo, de preferênciaO melhor é enriquecido com vitaminas e extratos de plantas com propriedades fortalecedoras e regeneradoras.
Para cabelos sem uma cor e brilho agradável e vibrante, um champô que realça a cor e realça os reflexos do cabelo é uma boa opção. O cabelo muito seco necessita de um champô com ingredientes hidratantes e repelentes de humidade (por exemplo, ácido hialurónico, proteínas de seda, extracto de azeitona, aloé vera, extracto de trigo, aveia). Se o seu cabelo é áspero, duro, muito sensível e propenso a quebrar, utilize um champô que contenha óleos vegetais preciosos e substâncias que acalmam, suavizam e protegem (por exemplo, extracto de âmbar, mel, extracto de âmbar, mel, aveia). Os champôs que contêm óleos vegetais valiosos e substâncias calmantes, suavizantes e protectoras (por exemplo, extracto de âmbar, mel, camomila, pantenol, algodão) irão ajudar.
Se o nosso cabelo estiver baço, seco e sem elasticidade, também devemos arranjar um bom amaciador. Se o seu cabelo estiver baço, seco e sem elasticidade, adquira um bom amaciador que contenha substâncias hidratantes, abrilhantadoras e revitalizantes e use-o depois de cada champô. Para cabelos danificados, é também uma boa ideia aplicar uma máscara ou soro a cada poucos dias para fortalecer as raízes do cabelo e reparar os danos.
Existem também loções disponíveis no mercado para combater a queda do cabelo. A vantagem deles é que são fáceis e rápidos de aplicar. Eles não precisam ser enxaguados como condicionadores ou máscaras, mas simplesmente pulverizados no cabelo e levemente massageados no couro cabeludo. Você pode preparar facilmente loções e outros produtos para renovar o cabelo, nutrir e fortalecer o cabelo em casa.
Regeneração de cabelo – remédios caseiros
Existem muitos remédios caseiros para a reparação e fortalecimento complexo do cabelo. Muitos deles também têm o efeito de acelerar o crescimento do cabelo, o que é muito bom – quanto mais rápido o cabelo crescer e quanto mais novo baby hair na sua cabeça, mais cedo terá um penteado espesso, saudável e atraente! Que tratamentos e materiais naturais são particularmente adequados para cabelos que necessitam de cuidados especiais?
Olear o seu cabelo
Um dos remédios caseiros mais eficazes para regenerar e melhorar de forma abrangente a aparência dos cabelos é a oleosidade.Um dos remédios caseiros mais eficazes para cabelos estressados é a oleosidade, que pode ser feita regularmente, por exemplo, todas as semanas ou a cada poucos dias, usando um óleo vegetal ou cosmético de boa qualidade. Os tratamentos com óleo podem ser realizados de várias maneiras, pois somos os mais confortáveis. Alguns dos métodos são:
- secar o óleo durante algumas horas ou durante a noite (aplicamos o óleo durante um período de tempo mais longo e depois lavamos o cabelo),
- oleosidade de secagem rápida (olear o cabelo 30 minutos antes de o lavar),
- Lubrificação húmida (embeber o cabelo, aplicar óleo durante uma hora ou duas, depois lavar o cabelo),
- Condicionador ou óleo de champô (adicione óleo ao seu champô ou condicionador e lave bem)
- Oiling in a bowl (lavagem dos cabelos em água com adição de óleo),
- Olear as pontas do seu cabelo após cada lavagem.
Para cabelos secos, danificados e altamente porosos, óleos com alto teor de ácidos graxos insaturados (com foco especial nos ácidos graxos polinsaturados) funcionam melhor. Estes tipos de óleos fecham eficazmente a cutícula capilar, preenchem as lacunas da cutícula capilar, protegem, nutrem, fortalecem e regeneram da raiz até às pontas.
Alguns óleos úteis para cabelos danificados e secos
- óleo de linhaça,
- óleo de Argan
- óleo de onagra,
- óleo de cânhamo,
- óleo de algodão
- óleo de sementes de abóbora,
- óleo de gérmen de trigo,
- óleo de semente de uva,
- óleo de macadâmia,
- óleo de jojoba,
- óleo de amêndoa doce.
Estes óleos irão certamente melhorar o estado do nosso cabelo cansado e danificado. Cuidado com o óleo de coco e óleo de rícino. Embora geralmente sejam muito benéficos para o cabelo, não são necessariamente adequados para cabelos secos e frisados. O óleo de coco é mais adequado para cabelos de poros baixos. O óleo de coco é mais adequado para cabelos com poros baixos, mas pode agravar o frizz em cabelos com poros altos. O óleo de rícino, por outro lado, pode secar o seu cabelo. Mas claro, se quiser, pode testá-los no seu cabelo.
Leia também: Óleos para o cabelo
Tratamentos capilares caseiros
Uma ótima maneira de fortalecer e revitalizar o cabelo danificado, seja por estilo agressivo, coloração ou outros fatores, é também esfregar plantas medicinais no couro cabeludo, por exemplo, com ingredientes como:
Aloé vera
Osuco de Aloe vera tem uma consistência espessa e gelatinosa e não só penetra profundamente noO suco de aloe vera tem uma consistência espessa em gel, que não só penetra profundamente na estrutura capilar, como também permanece na superfície capilar para formar uma película protectora. Além disso, o suco extraído das folhas de aloé vera contém uma ampla gama de substâncias nutritivas. Estas propriedades tornam o aloé vera muito benéfico para o cabelo, especialmente para o cabelo que perde água facilmente, é sem vida, baço e seco, danificado, quebradiço e propenso a danos. Uma fricção de aloe vera é feita cortando uma folha de aloe fresca, extraindo o suco e esfregando-a diretamente no couro cabeludo e no cabelo.
Fenugreek
O feno-grego faz um excelente trabalho com problemas capilares, especialmente com cabelos fracos, finos, em queda e de crescimento lento. Contém fosfolípidos, colina, lecitina e uma rica piscina de vitaminas e minerais como silício, ferro e selénio. O feno-grego apresenta fortes efeitos regenerativos e fortalecedores. Acelera o crescimento do cabelo, hidrata o cabelo, ajuda a fechar a cutícula capilar, nutre, cuida, dá brilho ao cabelo e previne o frizz. Também melhora o estado do couro cabeludo. Pode fazer um cabelo de feno-grego esfregar de uma forma muito simples, moendo as sementes, deitando água a ferver sobre elas, arrefecendo, separando as sementes do líquido e depois esfregando o líquido no seu couro cabeludo. Colocar uma tampa de alumínio, esperar 30 minutos e enxaguar.
Outros ingredientes que podem ser usados para fazer uma embalagem restauradora do couro cabeludo:
- urtiga,
- cavalinha forrageira
- limão,
- café,
- Bardana,
- nabo preto,
- de menta,
- Gengibre,
- curcuma.
Máscaras caseiras para cabelos danificados
As máscaras caseiras são outra excelente forma de regenerar o cabelo danificado. Tal mistura pode ser preparada muito rapidamente a partir de produtos, que cada um de nós tem na nossa cozinha, por exemplo, frutas, legumes, aveia, ovos, grãos, ervas aromáticas, etc. Usadas regularmente, as máscaras caseiras vão melhorar a estrutura do seu cabelo, dar-lhe força, brilho, suavidade e vitalidade, torná-lo mais grosso e reparar pequenos defeitos na cutícula capilar.
As máscaras são melhor aplicadas 1-2 vezes por semana. Aplique a mistura em toda a superfície do cabelo, sem omitir a fricção ligeira no couro cabeludo. Após 40-60 minutos, enxaguar a máscara e lavar o cabelo com um champô suave.
Algumas combinações comprovadas de ingredientes em máscaras para reconstruir o cabelo danificado:
- levedura, leite, óleo (por exemplo, argan, açafroa, nigela),
- ovo, sumo de limão, azeite de oliva,
- iogurte natural, mel, óleo,
- iogurte natural, farinha de aveia, sumo de limão,
- Abacate, aloé vera,
- banana, óleo, sumo de limão,
- linhaça, água, mel.
Lavagens para fortalecer e regenerar o cabelo
O arsenal de tratamentos caseiros também pode incluir enxaguamentos, por exemplo com vinagre de cidra de maçã diluído com água ou com ervas, como por exemplo:
- cavalinha forrageira
- urtiga
- Camomila,
- Bardana,
- Calamus,
- Pés de pássaro em trifólio,
- Calêndula,
- Lúpulo,
- salsa.
Verifica: Colágeno para Beber – Ranking