A aplicação de óleos no cabelo está a tornar-se cada vez mais popular como uma forma adicional de cuidados capilares ou como uma alternativa aos cosméticos já feitos. Na verdade, a oleosidade capilar não é um novo método de tratamento de cabelo, mas tem uma tradição de séculos que remonta à antiguidade. Os óleos são uma forma natural e altamente eficaz de nutrir profundamente o cabelo.
Osóleos de cabeloajudam praticamente qualquer cabeloproblemático – frágil, frágil, seco, desidratado, fraco, bem como cabelos com caspa e propenso à queda de cabelo. No entanto, nem todo óleo será igualmente eficaz em todos os tipos de cabelo. Dependendo da sua composição, alguns óleos são melhores para cabelos danificados, ásperos (altamente porosos), enquanto outros são melhores para cabelos com uma textura mais suave. Como uso os óleos de cabelo? Que óleo de cabelo devo escolher?
Índice
- 1 Tipos de cabelo e óleos de cabelo
- 2 Óleos capilares – 6 métodos comprovados para olear o seu cabelo
- 3 Os melhores óleos para o cabelo – os 6 melhores óleos que irão renovar o rosto do seu cabelo!
- 3.1 Óleo de Gérmen de Trigo – a receita para cabelos 100% condicionados, brilhantes e macios
- 3.2 Óleo de babaçu para um cabelo bem hidratado, bonito e um estilo disciplinado
- 3.3 Óleo de bardana – fortalecer e regenerar a saúde do cabelo e do couro cabeludo em um
- 3.4 Óleo de Argan – o soro exótico natural para um cabelo saudável e forte
- 3.5 Óleo de cominho preto – um método para cabelos fortes, vitais e brilhantes
- 3.6 Óleo de linhaça inestimável – para cabelos que necessitam de regeneração imediata
Tipos de cabelo e óleos de cabelo
Osóleos de cabelo não são apenas uma forma patenteada de nutrir e regenerar o seu cabelo, mas também um método para condicionar eficazmente e melhorar de forma abrangente a aparência do seu penteado. Cada óleo vegetal tem a sua composição específica, na qual ácidos gordos saturados e ácidos gordos insaturados (monoinsaturados e polinsaturados) ocorrem em determinadas proporções. Dependendo da quantidade de ácidos gordos, alguns óleos funcionam bem para cabelos leves, finos e frisados, enquanto outros funcionam bem para cabelos pesados e grossos. Que óleos são melhores para que tipos de cabelo?
Tipos de cabelo de acordo com a porosidade (o grau de separação das escamas de queratina)
- Cabelosaltamente porosos: As escamas de queratina dos cabelosaltamente porosos são fortemente rodadas para longe do eixo do cabelo. A estrutura do cabelo é irregular e bastante áspera. Muitas vezes é estático e fly-away. Após a lavagem, secam rapidamente. São na sua maioria secos, frágeis, finos, sem brilho e danificados. As suas extremidades dividem-se e dividem-se facilmente. Eles têm uma tendência crescente para cair, são sensíveis e delicados, facilmente danificados. São difíceis de pentear, mas fáceis de encaracolar e de pentear.
- Cabelo Médio-rujo – As cutículas são ligeiramente inclinadas para longe das raízes, relativamente lisas, mas podem ter uma certa aspereza. É de espessura normal, mas as extremidades tendem a dividir-se com bastante frequência. Com o devido cuidado, não são problemáticos. Eles têm um brilho natural, mas também podem ser ligeiramente mate. São bastante manejáveis e fáceis de pentear, mas podem ser inconstantes. Eles tendem a frisar quando molhados, ficam gordurosos no inverno devido aos chapéus que usamos e muitas vezes se tornam estáticos na estação de aquecimento. Com formas mais agressivas de criação de penteados (por exemplo, secagem e alisamento freqüentes com um ferro liso, descoloração) e a falta de proteção adequada, o cabelo fica seco e danificado.
- Ocabelo de baixa porosidade é o cabelo que está próximo da cutícula e tem escamas fechadas. O cabelo de baixa percolação caracteriza-se por uma suavidade e elasticidade notáveis. É altamente hidratado e não tende a secar. Demora muito tempo a secar após a lavagem com champô. São pesados, na sua maioria rectos, brilhantes e de textura espessa. Eles são fortes e resistentes a danos, o penteado ainda mais agressivo ou o penteado a quente frequente não reduz a sua qualidade. Devido ao seu peso pesado, eles tendem a parecer sem brilho e sem volume. São difíceis de pentear, difíceis de encaracolar e requerem uma grande quantidade de agentes de fixação para criar penteados duradouros.
Que óleos para que tipos de cabelo?
Os melhores óleos para cabelosaltamente porosos são aqueles comalto teor de ácidos graxos insaturados (especialmente ácidos graxos polinsaturados). Devido às suas moléculas grandes, estes óleos são eficazes para selar as cutículas capilares, melhorando a estrutura do cabelo, pesandoOs óleos selam eficazmente as cutículas capilares, melhoram a estrutura do cabelo, pesam o cabelo excessivamente leve e fino, bem como hidratam, regeneram e nutrem profundamente. Eles também oferecem uma camada extra de proteção contra os efeitos nocivos de fatores externos.
Todos os óleos ricos em ácidos gordos insaturados, especialmente aqueles ricos em ácidos gordos monoinsaturados, são ideais para ocuidado do cabelomédio-poroso . Graças ao seu tamanho médio da molécula, ajudam a fechar a cutícula capilar, proporcionamAs moléculas de tamanho médio ajudam a fechar a cutícula capilar, dão profundidade ao cabelo, tornam-no saltitante e mantêm-no hidratado. Ao mesmo tempo, evitam o frizz e melhoram o estado do penteado sem pesar.
Para o cuidado do cabelode poros baixos, os óleos vegetais mais adequados são aqueles cuja composição é dominada por ácidos gordos saturados. Estes óleos têm pequenas moléculas, por isso não pesam o cabelo, mas acrescentam volume, condicionam e regulam a secreção sebácea.
Os Melhores Óleos para Cabelos de Alto Desempenho
- óleo de Argan
- Óleo de cominho preto
- óleo de onagra,
- óleo de linhaça,
- óleo de grainha de uva,
- óleo de sementes de girassol,
- óleo de framboesa,
- óleo de abacate,
- óleo de açafroa,
- óleo de sementes de abóbora,
- óleo de sementes de cânhamo,
- óleo de soja,
- óleo de gérmen de trigo,
- óleo de algodão,
- óleo de rosas.
Os melhores óleos para cabelo médio-poroso
- óleo de macadâmia
- óleo de rícino
- azeite de oliva,
- óleo de argan,
- óleo de arroz,
- óleo de colza,
- óleo de amêndoa doce,
- óleo de amêndoa de damasco,
- óleo de jojoba,
- óleo de camélia,
- óleo de avelã,
- óleo de sésamo.
Os melhores óleos para cabelos com baixo índice de poros
- óleo de coco
- óleo de palma
- manteiga de carité,
- manteiga de cacau,
- manteiga de manga,
- óleo de rícino,
- óleo de babaçu,
- óleo de baobá,
- óleo de romã,
- óleo de moringa.
Óleos capilares – 6 métodos comprovados para olear o seu cabelo
O oleado com um óleo ou uma mistura de vários óleos capilares pode ser feito de várias maneiras diferentes. Estas técnicas diferem principalmente na quantidade de óleo aplicado e no tempo necessário para o tratamento – algumas aplicam o óleo no cabelo por apenas alguns minutos, outras por várias horas.
Alguns destes métodos funcionam melhor para mulheres com cabelo muito poroso (como o método de olear durante a noite), enquanto outros funcionam melhor para mulheres com cabelo de poros médios a baixos (como o tratamento rápido de 30 minutos ou a mistura de óleo e água).
Os métodos mais comuns de olear o cabelo são:
Secar o cabelo oleoso durante a noite
Aplique 1-2 colheres de sopa de óleo de cabelo no cabelo escovado, esfregando-o nas palmas das mãos com antecedência. Distribua o óleo pelo seu cabelo. Se o seu cabelo tende a ser oleoso na raiz, aplique óleo desde o meio do comprimento até às pontas. Faz uma trança ou um pãozinho. Coloque uma toalha grossa na sua almofada para evitar sujar-se. De manhã, depois de olear o seu cabelo, lave-o bem com um champô suave.
Lubrificação rápida a seco
Este método é ideal se preferir a rotina mais simples e menos exigente de cuidados com o cabelo e se tiver pouco tempo (por exemplo, tem de sair de casa dentro de uma hora). Aplique o óleo escolhido no cabelo seco e penteado (cerca de 1 colher de sopa de óleo), com especial atenção às pontas. Espere cerca de 20 minutos e depois lave o cabelo. Se você tiver um pouco mais de tempo ou se o seu cabelo estiver muito danificado ou seco, você pode estender o processo de oleosidade para 30 minutos ou uma hora.
Oleosidade para cabelos molhados
Aplicar 1-2 colheres de sopa de óleo em cabelos muito húmidos (quase desde as raízes no caso de cabelos secos ou desde o meio do comprimento no caso de cabelos normais ou oleosos). Após cerca de 1 hora e meia, lave o cabelo e depois lave-o.
Tratamento de óleo com condicionador
Mergulhe seu cabelo e depois escoe levemente o excesso de água. Aplique um amaciador, depois aplique uma pequena quantidade de óleo de cabelo, espalhado entre as palmas das mãos, no amaciador. Você também pode combinar o óleo com o condicionador e aplicar a mistura no seu cabelo. Espere 20-30 minutos, enxague a mistura do seu cabelo e depois lave o cabelo com um champô suave.
Olear o seu cabelo com uma névoa
Combine o óleo ou óleos capilares escolhidos com uma infusão de ervas (por exemplo, urtiga, camomila, calamomo, bardana, alecrim) na proporção de 1 colher incompleta de óleo para cerca de 200 ml da infusão. Você também pode substituir a infusão por uma névoa de cabelo ou hidrolato pronto para usar. Verta a mistura para uma garrafa com um atomizador e misture. Pulverize a mistura no seu cabelo, evitando o couro cabeludo. Penteie-se e está feito.
Oiling in a bowl
Este método também é chamado de método “caldo” porque a água em que você molha o cabelo forma olhos gordurosos característicos, como no caldo. Deite água quente numa tigela grande (suficiente para deixar o cabelo flutuar) e depois adicione um óleo vegetal natural (1 ou 2 colheres de sopa). Mergulhe o seu cabelo, enxague durante alguns minutos enquanto massaja o seu couro cabeludo. Esvazia o cabelo, espera 30 minutos e depois lava o cabelo.
Os melhores óleos para o cabelo – os 6 melhores óleos que irão renovar o rosto do seu cabelo!
Que óleo de cabelo escolher? Todos os óleos vegetais demonstraram ter efeitos benéficos no cabelo, mas cada um tem propriedades ligeiramente diferentes, dependendo dos ingredientes activos presentes. Ao procurar o óleo perfeito para o seu cabelo, certamente vale a pena experimentar vários, mas você também pode experimentar usando diferentes misturas.
Aqui estão algumas sugestões interessantes para óleos de cabelo, cada um dos quais com muitas propriedades valiosas!
Óleo de Gérmen de Trigo – a receita para cabelos 100% condicionados, brilhantes e macios
As propriedades únicas do óleo de gérmen de trigo tornam-no ideal para o cuidado de cabelos altamente porosos. Contém uma riqueza em vitamina E e uma vasta gama de outros bio-componentes valiosos. Nutre perfeitamente o cabelo, acrescenta força e repara os danos à sua estrutura. Também hidrata, suaviza o cabelo e dá brilho. Previne pontas duplas e cabelos frisados, protege contra danos, reduz a queda de cabelo e estimula o crescimento do cabelo.
Óleo de babaçu para um cabelo bem hidratado, bonito e um estilo disciplinado
Um óleo ideal para o cabelo com poros baixos. Suaviza e amacia o cabelo, melhora a sua flexibilidade e resistência, torna-o mais maleável, menos caprichoso e mais susceptível à criação de penteados. Hidrata, nutre, tem um efeito protector e melhora de forma abrangente o aspecto do penteado.
Óleo de bardana – fortalecer e regenerar a saúde do cabelo e do couro cabeludo em um
A bardana é uma das ervas mais eficazes contra a queda do cabelo e para estimular o crescimento do cabelo. É também um antídoto eficaz para doenças associadas a um couro cabeludo deteriorado e funcionamento anormal das glândulas sebáceas, incluindo a seborreia e a caspa. O óleo de bardana está disponível na sua forma pura ou em composições com outros ingredientes que apoiam o bom funcionamento do couro cabeludo e melhoram o estado do cabelo, por exemplo, com rabo de cavalo do campo.
O óleo de bardana apresenta efeitos anti-inflamatórios e normalizantes (regula a produção de sebo). Ao mesmo tempo, hidrata perfeitamente o cabelo, regenera, acalma as irritações e melhora a estrutura capilar.
Para pessoas que lutam contra a queda e o crescimento lento do cabelo, vale a pena recomendar óleo de bardana enriquecido com ingredientes que estimulam a microcirculação.(um dos melhores ingredientes deste tipo é o extrato de pimenta malagueta). Graças a tais aditivos, as células da pele são melhor oxigenadas e nutridas, e as substâncias activas do óleo são melhor absorvidas pelas raízes e bolbos do cabelo.
Óleo de Argan – o soro exótico natural para um cabelo saudável e forte
O óleo de Argan é perfeito para mulheres com cabelos altamente porosos e porosos médios. Este óleo exótico, que chegou à Europa vindo de Marrocos, é rico em vitamina E, ácidos gordos insaturados e antioxidantes.
O óleo de Argan é um soro natural para o cabelo, tem um efeito revitalizante e nutritivo sobre o cabelo. Ao mesmo tempo, protege contra a perda de humidade e contra factores externos nocivos (por exemplo, a radiação solar). Apoia a reconstrução do cabelo danificado, previne a quebra do cabelo, proporciona um aspecto saudável, protege as pontas do cabelo de rachar. Além disso, acelera o crescimento do cabelo e fortalece os bulbos capilares. É por isso que os tratamentos com óleo, máscaras e esfregaços feitos de óleo de argão merecem ser recomendados a pessoas que lutam com os cabelos enfraquecidos e que caem excessivamente.
Óleo de cominho preto – um método para cabelos fortes, vitais e brilhantes
O óleo de cominho preto é uma verdadeira descoberta no cuidado de cabelos enfraquecidos que precisam de ser completamente nutridos. A semente de nigela contém muitos ácidos gordos insaturados, que são extremamente valiosos para as células capilares, assim como muitos minerais, aminoácidos e vitaminas. Usado na forma de máscaras e esfregaços no couro cabeludo, o óleo de cominho preto fortalece os folículos capilares, inibe a calvície e garante um crescimento mais rápido do cabelo. Também regenera eficazmente o cabelo cansado, fino, baço e quebradiço.
Óleo de linhaça inestimável – para cabelos que necessitam de regeneração imediata
O óleo de linhaça é um produto altamente valorizado, tanto na cosmética como na medicina natural. Contém grandes quantidades de ácidos gordos ómega 3, ómega 6 e ómega 9 insaturados e, mais importante ainda, em proporções muito benéficas para o corpo humano.
Quando aplicado no cabelo, o óleo de linhaça é altamente eficaz na regeneração do cabelo. Fortalece os folículos e raízes do cabelo, protege o cabelo dos danos e tem um efeito reparador sobre ele. O que é importante para os homens que lutam com o desbaste do cabelo, também ajuda a reduzir o nível da hormona DHT responsável pela alopecia androgénica.
Veja a fórmula multi-ingredientes para fortalecer, renovar e acelerar o crescimento do cabelo: Locerin