A alopécia nas mulheres é muito menos comum do que a perda de cabelo nos homens, mas pode ser visto que o problema da perda excessiva de cabelo tornou-se recentemente mais e mais comum em um número crescente de mulheres. Em muitos casos, os principais culpados são os tratamentos de beleza agressivos, que ainda cansam os cabelos.
Calvície feminina – causas
Um cabelo bonito e bem penteado é um atributo da feminilidade, por isso a calvície é uma doença particularmente embaraçosa e indesejável para o sexo bonito. Os factores genéticos são por vezes responsáveis pela perda excessiva de cabelo nas mulheres – se uma mãe ou pai tiver tido calvície avançada, a doença é herdada, aumentando com a idade do paciente. No entanto, a alopecia hereditária é relativamente rara nas mulheres e muito mais frequentemente nos homens que “herdam” a alopecia do pai.
A causa da alopecia nas mulheres é frequentemente uma doença com a qual o corpo tem de lidar (por exemplo, dermatite seborreica, micose, caspa, anemia, hipotiroidismo e hipertiroidismo), enquanto o aumento da queda de cabelo é então um dos seus sintomas. A perda significativa de cabelo também pode estar associada a: fraqueza sazonal do corpo, deficiência de algumas vitaminas e minerais, stress crónico, gravidez, enfraquecimento da imunidade. Além disso, a calvície em mulheres pode ser causada por distúrbios hormonais, o uso de certos medicamentos ou tratamentos.
Calvície feminina – nem sempre devida a doenças ou genes
Uma causa comum de queda de cabelo em mulheres é a exposição do cabelo a agentes fortes, que são projetados para melhorar a sua aparência e, ao mesmo tempo, ter um efeito destrutivo sobre ele. Eles podem ser responsáveis por cabelos enfraquecidos e em queda:
Branqueadores – contêm substâncias oxidantes de concentração muito elevada. São mais invasivos do que as tintas de cabelo normais. O uso de alvejantes é considerado o método mais destrutivo de mudança de cor para o cabelo. É definitivamente melhor evitá-los. Eles enfraquecem os bulbos, causam aumento da queda de cabelo, e também são responsáveis pela sua secagem e perda de brilho. Cabelo fino e fino pode causar um desastre na sua cabeça.
Corantes capilares contêm amônia e oxidantes, que são prejudiciais ao cabelo. Eles são menos agressivos do que as lixívias, mas também enfraquecem o cabelo e causam perda excessiva de cabelo. Eles também são muitas vezes a causa da deterioração da condição do cabelo, perda de elasticidade e maciez, maceração e secagem do cabelo.
Secadores de cabelo, pinças de encaracolar, alisadores – a exposição frequente do cabelo a temperaturas muito elevadas é destrutiva para o cabelo. Não só se tornam propensos a cair, fracos e magros, como a sua estrutura também sofre muito – dividem-se, perdem a sua sua suavidade e elasticidade naturais, começam a “fluir” e tornam-se excessivamente secos.
Produtos para o cuidado do cabelo – às vezes nem percebemos o quanto a química “senta” em xampus e produtos para o cuidado do cabelo. Silicones, detergentes, parabenos, glicóis, espessantes, polidores, polidores, sabores artificiais….. Como resultado, as preparações concebidas para melhorar a aparência do nosso cabelo são uma bomba de substâncias nocivas, fazendo com que enfraqueçam e caiam.
Clique aqui para saber como regenerar o seu cabelo agressivamente enfraquecido.