Última atualização: 07.01.2022
A maioria de nós conhece a sensação quando de repente a balança começa a mostrar mais alguns quilos, e no corpo, por exemplo no abdómen, braços, nádegas ou coxas, aparecem inchaços desagradáveis. Sentimo-nos preguiçosos, sem vitalidade e de mau humor. Chegamos à conclusão de que ganhamos algum peso, por isso decidimos cuidar de nós mesmos. Vamos fazer uma dieta e começar a fazer exercício. No entanto, depois de algum tempo, acontece que não mudou muito. Talvez o peso se tenha mexido um pouco, mas o problema ainda está lá…
O aumento do peso corporal, peso e inchaço não tem necessariamente de ser causado pelo crescimento de tecido adiposo. A causa pode ser a retenção de água no corpo. Quando o equilíbrio hidroeletrolítico é perturbado, e a água, em vez de circular pelo corpo e encher os vasos sanguíneos, acumula-se no tecido subcutâneo, leva ao aumento de peso, inchaço e edema do corpo. É então necessário reagir! Existem várias formas de prevenir a retenção de água no corpo. A primeira coisa a fazer é reduzir a quantidade de sal na sua dieta e aumentar o seu abastecimento de água. Também vale a pena tomar um suplemento dietético adequado. Existem muitos comprimidos disponíveis no mercado para tratar o excesso de água no corpo. Preparações bem escolhidas deste tipo podem ser de ajuda insubstituível para nós.
Índice
Retenção de água – o que é isso?
A retenção deágua (ou retenção de água) é um fenómeno relacionado com o desequilíbrio hídrico-electrolítico e desequilíbrio entre os fluidos absorvidos e os excretados. Em outras palavras, como resultado do excesso de íons sódio na dieta ou devido a outros fatores, nosso corpo começa a armazenar água nos tecidos em vez de removê-la com intensidade e freqüência apropriadas.
Como resultado da retenção de água no sistema, ocorrem vários sintomas problemáticos, que não só têm um impacto negativo no nosso bem-estar, mas também na nossa aparência.
Os sintomas mais frequentemente observados de retenção de água no corpo
- o corpo está inchado, parece “inflado”, o peso do corpo aumenta, a circunferência do corpo aumenta,
- A água acumulada no tecido subcutâneo causa inchaço, é visível principalmente nos dedos das mãos, na zona abdominal, nos quadris, nos braços,
- O excesso de fluido no corpo leva ao inchaço das pernas – coxas, panturrilhas, tornozelos e pés são inchados, acompanhados de dor, peso das pernas e pressão excessiva sobre os pés, os sapatos tornam-se demasiado apertados,
- aparece a celulite da água,
- a inchar à volta dos olhos,
- uma sensação de peso e plenitude, como se de repente tivéssemos ganho alguns quilos a mais,
- dificuldade em perder peso, mesmo com restrições calóricas,
- sentimo-nos apáticos, fracos, demasiado cansados,
- temos um mau humor,
- temos problemas com a concentração,
- sentimo-nos irritados e chateados.
De onde vem o excesso de água no corpo? As causas mais comuns de retenção de água
O problema do excesso de água no corpo é bastante complexo. As causas podem variar e a própria retenção de água assume diferentes formas. Pode ser um problema temporário ou permanente, pode ser causado por factores hormonais, fisiológicos (por exemplo, menopausa, gravidez), ambientais, relacionados com o estilo de vida ou relacionados com a doença (por exemplo, doença da tiróide, doença cardiovascular).
Neste último caso, quando a retenção de água no corpo está relacionada com uma doença, é melhor consultar um médico, que nos aconselhará sobre o tratamento posterior. Uma causa frequente de excesso de água no corpo é, paradoxalmente, a ingestão insuficiente de água. O corpo, como defesa contra a desidratação, muda para um modo económico e começa a armazenar água. Existem também várias outras causas de retenção de água no corpo.
Se a retenção de água no corpo é esporádica e temporária (por exemplo, devido à próxima menstruação), há pouco a fazer, os sintomas geralmente diminuem por si mesmos. Por outro lado, se o excesso de água no corpo é um fenómeno permanente ou frequente, vale a pena fazer algumas mudanças no estilo de vida, incluindo a modificação da dieta, principalmente com o objectivo de reduzir a quantidade de sódio. Também vale a pena tomar um suplemento dietético apropriado, que nos permitirá livrar efetivamente do inchaço do corpo e de outros sintomas irritantes.
As causas mais comuns de retenção de água no corpo:
- Próxima menstruação. Como resultado do aumento da produção de estrogénios, acumula-se mais água no nosso corpo, o corpo fica inchado e a balança mostra mais quilos. Os sintomas normalmente desaparecem nos primeiros dias da menstruação. O excesso de água no corpo também pode ocorrer como resultado de alterações hormonais durante a menopausa e a gravidez, e em outras situações quando há flutuações rápidas nos níveis hormonais.
- Deficiência de água na dieta. Quando a ingestão de líquidos é baixa (menos de 1,5-2 litros por dia), o organismo aumenta a produção da hormona vasopressina (que é responsável por manter o equilíbrio hídrico no organismo). No caso da redução do fornecimento de água no corpo, a vasopressina afecta o trabalho dos rins, fazendo com que estes produzam mais urina concentrada (assim, menos água é excretada na urina, mais água permanece no corpo).
- Muito pobre de uma dieta. Se você está em uma dieta restritiva de perda de peso ou come muita porcaria processada e muito pouca comida natural saudável, ela éo produtos saudáveis e naturais, é fácil ter deficiências em certos nutrientes que podem contribuir para a acumulação excessiva de água no corpo. Isto diz respeito principalmente às proteínas, uma das tarefas das quais é ligar a água. As deficiências de proteínas provocam a infiltração de fluidos fisiológicos através das paredes dos vasos sanguíneos, após o que se acumulam no espaço intercelular e causam edema. As deficiências de potássio na dieta também podem causar retenção de água no corpo.
- Excesso de sal na dieta. Isto diz respeito tanto à adição de sal aos alimentos como ao consumo de produtos ricos em sal (por exemplo, batatas fritas, paus salgados e outros produtos ricos em sal). Isto inclui tanto a adição de sal aos alimentos como a ingestão de produtos ricos em sal (por exemplo, batatas fritas, paus salgados e outros aperitivos salgados, conservas, salsichas, patês e outras carnes processadas, produtos fumados, anchovas, bacon, queijo amarelo, molho de soja, especiarias salgadas, refeições prontas, fast food, molhos prontos). O principal componente do sal, o sódio, liga a água nos tecidos e promove a acumulação de água.
- Abuso do álcool. O consumo de álcool faz com que os vasos sanguíneos se dilatem. Isto, por sua vez, leva a uma infiltração mais intensa de fluidos nos tecidos e ao seu armazenamento excessivo em vez de excreção.
- Baixa atividade física, estilo de vida sedentário, ficar em uma posição por muito tempo. Se nos movemos pouco, não fazemos desporto e passamos a maior parte do dia sentados ou deitados, a nossa circulação sanguínea é demasiado lenta. A má circulação sanguínea, por sua vez, causa estagnação de fluidos no corpo e inchaço.
- Capilares em mau funcionamento, flutuações de pressão. O papel dos capilares é o de trocar nutrientes e gases entre o sangue e os tecidos. Este fenómeno ocorre devido a diferenças de pressão. Se a pressão mudar de forma anormal, podem ser acumuladas quantidades excessivas de água nos tecidos.
- Algumas doenças, incluindo: doenças cardiovasculares (por exemplo, hipertensão, insuficiência cardíaca, varizes), diabetes, doenças hepáticas, hipotiroidismo, doenças renais, anemia.
- Tomar certos medicamentos, por exemplo contraceptivos, esteróides, anti-inflamatórios não esteróides, analgésicos, medicamentos para baixar a tensão arterial.
Como se livrar da água do corpo?
Como se livrar do excesso de água do corpo? Aqui estão maneiras simples:
Primeiro, uma dieta saudável e equilibrada com sal limitado.
Se você tende a adicionar muito sal à sua comida, vale a pena reduzir este hábito. Em vez de grandes quantidades de sal e especiarias com teor de sal, podemos usar mais ervas aromáticas. Também devemos evitar salgadinhos, sopas em pó, pratos instantâneos, comida pronta, carnes salgadas e todos os produtos altamente processados.
Em vez destes, o nosso menu deve incluir:
- frutas e legumes frescos em quantidades significativas (graças aos bioflavonóides neles contidos, selam os vasos sanguíneos e evitam a acumulação de água no corpo),
- produtos com alto teor de proteína, como peixe, queijo cottage, iogurte, kefir, leitelho, ovos, carne magra (proteína(a proteína impede que a água penetre no sangue e nos vasos linfáticos e impede a sua recolha no tecido subcutâneo),
- frutos secos, sementes, produtos integrais (ricos em eletrólitos como cálcio, magnésio, potássio importantes para manter o equilíbrio hídrico do corpo).
Em segundo lugar, uma quantidade apropriada de líquidos para beber
Devemos cuidar da hidratação regular do corpo. Recomenda-se beber cerca de 1,5 – 2 litros de água diariamente e utilizar também outras bebidas, tais como sumos não adoçados, água enriquecida com sumo acabado de espremer (por exemplo, de limões, laranjas). Além disso, devemos beber outras bebidas, como sucos não adoçados, água enriquecida com suco recém espremido (por exemplo, de limões ou laranjas), coquetéis misturadores de frutas e vegetais, chá verde, compotas caseiras, chás de ervas e frutas. Devemos evitar bebidas de cor adocicada e álcool.
Em terceiro lugar, mais actividade física
Vale a pena introduzir actividade física regular sob qualquer forma (por exemplo, corrida, fitness, ginásio, natação, caminhada rápida, etc.) na sua agenda. Isto irá melhorar o fluxo sanguíneo e linfático e regular o equilíbrio da água no corpo.
Se você tem um trabalho sedentário, faça pequenas pausas de vez em quando para esticar as pernas, dê alguns passos ou faça exercícios simples. Se passarmos muito tempo num carro, talvez pudéssemos limitar a condução (pelo menos até certo ponto) às custas de caminhar.
Em quarto lugar, o uso de preparações e ervas para ajudar a remover o excesso de água
O uso de ervas ou preparações de plantas prontas acelera e intensifica o processo de remoção do excesso de água do corpo. Especialmente se o problema é significativo ou se esperamos efeitos rápidos, vale a pena usá-los.
Materiais herbais que estimulam a remoção de água do corpo:
- Urtiga comum,
- Goldenrod,
- cavalinha de campo,
- dente-de-leão,
- clorella e spirulina,
- salsa,
- yerba mate,
- bétula,
- purgante,
- Arandos,
- Chá verde.
Comprimidos para remover o excesso de água do corpo
Nas farmácias on-line e estacionárias você pode encontrar uma grande seleção de comprimidos que regulam os níveis de água no corpo. Estes são suplementos dietéticos baseados principalmente em composições de ervas com propriedades diuréticas. Ao aumentar a produção de urina, eles aceleram a remoção de água do corpo. Pode-se parar de beber infusões, por exemplo, de urtiga, mas os comprimidos ou cápsulas multi-ingredientes fornecem muito mais. Graças a um complexo de várias substâncias activas diferentes, são mais eficazes e têm um efeito mais amplo do que uma única erva e, além disso, são mais convenientes de usar.
Ervas ou algas que impulsionam o metabolismo e limpam o corpo são frequentemente encontradas na formulação de preparações que facilitam a remoção de água do corpo, o que é uma vantagem importante. Graças a isto, temos a oportunidade de nos livrarmos do excesso de água, mas também de vários quilos desnecessários e de toxinas nocivas que permanecem nos tecidos.
Os melhores comprimidos para remover o excesso de água
A escolha de suplementos dietéticos para remover o excesso de água é grande. Uma das melhores é a Spirulin Plus – uma preparação complexa à base de spirulina, clorela e ervas preciosas. Graças à sua rica composição de ingredientes, tem um espectro de acção muito amplo.
ASpirulina é uma alga da família das cianobactérias que, devido às suas fortes propriedades promotoras de saúde, tem vindo a fazer ondas no mercado de suplementos alimentares há já algum tempo. A Spirulina tem propriedades purificantes, imunizantes, emagrecedoras, revitalizantes e desacidificantes. Também estimula a remoção do excesso de água do corpo juntamente com as substâncias nocivas depositadas no nosso corpo.
Spirulin Plus não é só algas!
Pode encontrar muitas preparações com spirulina nas lojas online, mas a Spirulin Plus destaca-se pela sua composição muito rica e precisa, na qual, para além da alga verde-azul, também pode encontrar: clorela, dente-de-leão, urtiga, chá verde, alfafa e zinco.
Durante o tratamento com Spirulin Plus o corpo não só se livra do excesso de água, o suplemento também tem um efeito positivo sobre outros processos:
- Desacidifica e remove as toxinas. Alguns dos ingredientes têm propriedades alcalizantes, graças às quais o nosso corpo recupera rapidamente o seu pH adequado.
- Estimula o metabolismo à ação, graças ao qual a queima de calorias é estimulada e a digestão de gorduras e carboidratos é melhorada.
- Inibe a sensação de avidez. Nós lanchamos menos, temos menos desejo de doces e petiscos, nossas refeições são menores, assim, perder peso se torna mais fácil.
- Como contém substâncias diuréticas, normaliza a quantidade de líquido no corpo e acelera a remoção do excesso de água, levando assim à perda de peso e à redução do inchaço e da celulite da água.
- Melhora o estado da pele, do cabelo e das unhas.
- Dá energia e força, melhora o humor.
Boas revisões e fácil disponibilidade
Spirulin Plus recebe críticas positivas de internautas que a elogiam pela sua eficácia, de acordo com as declarações do fabricante. Na duração recomendada do tratamento, ou seja, até 90 dias, eles notam um aumento significativo de energia, perda de peso, melhora na aparência, redução do inchaço do corpo, falta de desconforto do movimento e sensação de peso, e melhor humor.
Leia a revisão Spirulin Plus