Provavelmente não há tratamento mais eficaz para as doenças hepáticas das plantas do que o cardo manchado. Graças à sua principal substância activa, a slimarin, tem um forte efeito protector, protegendo este importante órgão de todo o tipo de danos e estimulando a sua regeneração. Como funciona o cardo e em que casos o seu uso é particularmente recomendado?
Índice
- 1 Aparentemente discreto, então o que sabemos sobre cardo manchado?
- 2 Cardo manchado – propriedades curativas resultantes do conteúdo único da planta
- 3 Ostropest manchado – efeito protetor sobre o fígado e processos digestivos
- 4 Atributos adicionais do cardo
- 5 Ostropest e emagrecimento. O Silybum marianum suporta o processo de perda de peso?
- 6 Uso de cardo em cosmética
- 7 Como é que eu uso o cardo? Algumas dicas práticas
- 8 Como é que eu como apimentado?
- 9 Contra-indicações para o uso de Silybum marianum
- 10 Protecção e regeneração do fígado. Que outras ervas e produtos fazem isto?
Aparentemente discreto, então o que sabemos sobre cardo manchado?
Ocardo manchado é uma das ervas mais valiosas em termos das suas propriedades curativas. Ocorre de forma selvagem em prados, mas também é comumente cultivado. O Silybum marianum, porque é o seu nome latino, com as suas flores roxas e as suas folhas de chave, é um pouco como cardo, embora seja muito maior do que é. Outro nome para a planta é cardo de leite, devido ao seu aspecto e ao líquido semelhante ao leite encontrado nas partes verdes da erva.
No entanto, não é isto que determina o valor e a importância do cardo, mas sim as suas propriedades promotoras de saúde, que são conhecidas há muito tempo. A medicina utiliza o fruto do cardo, que, rico em silimarina, tem um efeito regenerativo sobre o fígado e uma série de outras actividades médicas.
Devido às suas qualidades, o cardo é durante muitos anos uma das ervas mais frequentemente utilizadas como suporte do fígado e do processo de digestão. O que é notável é o facto de ser também eficaz no tratamento de animais em caso de problemas hepáticos.
Cardo manchado – propriedades curativas resultantes do conteúdo único da planta
O complexo de compostos de origem vegetal, principalmente flavonolignans, silibina e outras substâncias, obtidos a partir de cardo, é conhecido como slimarin e apresenta uma elevada actividade promotora de saúde. Em particular, protege contra os danos das células hepáticas, inibindo o efeito das toxinas, por isso tem um efeito desintoxicante, aumenta a secreção biliar, previne a cirrose, diminui os níveis de colesterol. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, estabiliza a estrutura das membranas celulares e bloqueia a formação de placas ateroscleróticas.
Além da silimarina, o fruto do cardo malhado também contém muitos outros compostos que têm um efeito benéfico no funcionamento do organismo, em particular no sistema digestivo e digestivo. Estes incluem: flavonóides, fitoesteróis, ácidos orgânicos, taninos, óleos, vitaminas C, K e E, sais minerais. Um papel especial é desempenhado, entre outros, pelo ácido linoleico, que é mais de 50% de espessura.
Ostropest manchado – efeito protetor sobre o fígado e processos digestivos
Muitos anos de prática provam sem dúvida que o cardo suporta significativamente a função hepática, protegendo a sua polpa bem como os rins dos efeitos nocivos de todas as toxinas.
Previne a cirrose, esteatose, previne a hepatite e protege o fígado dos efeitos secundários de medicamentos fortes associados a outras doenças, tais como medicamentos citostáticos necessários para a terapia do cancro. Também reduz o risco de câncer de fígado, aumentando o nível de glutationa, um poderoso antioxidante que bloqueia os radicais livres e a divisão das células cancerígenas. É importante que também protege o parênquima renal e previne pedras nos rins.
Ostropest é igualmente eficaz para vários danos hepáticos que já ocorreram, pois regenera células antigas e aumenta a produção de novas células e acelera a remoção de substâncias tóxicas. Além disso, Silybum marianum evita a formação de cálculos biliares e combate eficazmente os distúrbios digestivos sob a forma de azia, flatulência, falta de apetite ou anemia do suco gástrico. O seu uso é muito mais amplo, suporta a perda de peso, melhora o estado da pele e aumenta os níveis de energia.
Atributos adicionais do cardo
Ostropest não só protege o fígado, como também mostra que, além dos efeitos óbvios acima mencionados, a planta também pode ser útil no combate a outros males. E assim, é utilizado em caso de enxaqueca, doença do mar ou do veículo motor, aliviando sintomas significativamente desagradáveis. Será útil na endometriose, uma vez que regula a duração da hemorragia mensal.
O óleo obtido das sementes de cardo também tem propriedades especiais, contendo ácidos gordos insaturados, especialmente ácido linolénico, o que tem um efeito benéfico no sistema cardiovascular. A sua presença e a presença de slimarin e vitamina E faz com que o óleo de cardo retarde o processo de envelhecimento, ilumine a pele e reduza as alterações cutâneas, além de aumentar a capacidade regenerativa da pele.
Ostropest e emagrecimento. O Silybum marianum suporta o processo de perda de peso?
Embora o cardo não possa ser considerado como a principal forma de perder peso, pode sem dúvida ser muito útil neste processo, especialmente se formos a favor de métodos naturais e saudáveis para nos livrarmos do excesso de peso. As propriedades únicas do slimarin fazem com que o nosso fígado fique protegido durante o tratamento, vai funcionar melhor e livrar-se das toxinas mais rapidamente. Como é que o cardo malhado nos vai ajudar a perder peso?
Em primeiro lugar, um fígado saudável, protegido de substâncias nocivas e radicais livres, tem um efeito positivo no funcionamento de todo o sistema digestivo e torna o metabolismo mais eficiente e eficaz. Em outras palavras, uma melhor função hepática também significa um metabolismo mais rápido e uma queima mais eficiente de gordura.
Em segundo lugar, a limpeza e desintoxicação dinâmica do organismo melhora a digestão, enquanto o excesso de substâncias nocivas acumuladas no organismo retarda o metabolismo, para não mencionar os graves problemas de saúde a que pode levar.
Em terceiro lugar, o cardo alivia todo o tipo de doenças que podem ocorrer como resultado de uma mudança na dieta durante um tratamento de emagrecimento. Além disso, por conter muita fibra, normaliza o apetite e tem um efeito laxante suave, o que não deixa de afectar a boa digestão.
Em quarto lugar, esta planta regula os níveis de açúcar no sangue, evitando assim ataques descontrolados de apetite. Também fortalece os capilares.
Em quinto lugar, o cardo melhora a função cerebral, afeta positivamente as emoções e fortalece o coração, facilitando assim a atividade física, necessária no processo de perda de peso.
Finalmente, o que não é insignificante neste caso, o cardo ajuda a manter a hidratação e a firmeza da pele, que numa situação de redução radical do peso, tende a flacidez e a perder a sua elasticidade.
Uso de cardo em cosmética
As substâncias activas acima mencionadas presentes no Silybum marianum têm sido usadas em cosméticos há muitos anos. Os compostos activos, como a magreza, as vitaminas e os ácidos gordos insaturados, têm não só propriedades de cuidado, mas também propriedades antioxidantes, e assim contrariam os processos de envelhecimento da pele.
Daí a presença do cardo, especialmente sob a forma de óleo, em numerosos produtos de cuidado – cremes, loções corporais, champôs ou condicionadores. Isto porque promove uma melhor hidratação e regeneração da epiderme.
Como é que eu uso o cardo? Algumas dicas práticas
Há muitas preparações de cardo disponíveis no mercado. No entanto, os adeptos de tratamentos completamente naturais afirmam que os grãos de cardo na sua forma bruta são muito mais saudáveis e eficazes, e é por isso que na maioria das vezes utilizam erva não tratada. Eles podem ser comprados sem qualquer problema em muitas lojas de alimentos saudáveis ou farmácias.
As sementes de cardo inteiro são bastante duras e pouco adequadas para comer nesta forma, por isso é melhor comprá-las inteiras, mas antes de as adicionar à sua comida moa a porção certa num moedor de café. Como o café, moído de fresco será melhor do que ficar deitado numa caixa durante mais tempo.
Como é que eu como apimentado?
Como as sementes de cardo têm um sabor completamente neutro, você pode adicionar sementes de cardo moído a praticamente qualquer alimento, naturalmente com moderação e na dose recomendada. Para que o pó possa ser adicionado a um cocktail, kefir, leitelho, iogurte. Adicione à salada, pasta de sanduíche, sopa, molho. Algumas pessoas adicionam sementes moídas ao chá, outras finalmente fazem a sua própria infusão a partir de duas colheres de chá de pó inundadas com água a ferver. No entanto, parece mais racional comer cardo frio, porque as altas temperaturas podem reduzir o efeito das substâncias activas.
Se não tivermos tempo ou possibilidade de tomar o cardo na sua forma natural, podemos naturalmente utilizar um suplemento contendo extracto desta erva útil e valiosa. Só vale a pena certificar-se de que se trata de um produto de alta qualidade.
Contra-indicações para o uso de Silybum marianum
Embora esta erva possa basicamente ser tomada continuamente, tem, como qualquer medicamento, as suas limitações, ou seja, contra-indicações de uso. Em primeiro lugar, não é recomendado em casos de obstrução do canal biliar ou envenenamento muito agudo. Não deve ser tomado por crianças com menos de 12 anos de idade, grávidas e lactantes. Também pode reduzir a eficácia das pílulas contraceptivas.
Protecção e regeneração do fígado. Que outras ervas e produtos fazem isto?
A proteção e regeneração do fígado é promovida principalmente por aqueles medicamentos que contribuem para uma limpeza mais eficiente do corpo de toxinas e todo tipo de substâncias nocivas que são resíduos do processo de metabolismo.
A desintoxicação é um factor muito importante que afecta não só a perda de peso, mas sobretudo o bom funcionamento de todo o corpo humano. Serve para a sua hidratação, oxigenação e desacidificação, fortalece e regenera significativamente o corpo, para não mencionar o apoio significativo para o fígado.
Várias ervas, mas também substâncias especialmente isoladas de origem natural, algumas vitaminas e enzimas, e até organismos como as algas, servem para limpar o corpo de forma mais eficaz e rápida. No que diz respeito às ervas, para além do cardo, devem também ser mencionadas as seguintes plantas: dente-de-leão, urtiga, chá verde, alfafa, menta, aloé ou alho. Entre as algas, destacam-se a clorela e a espirulina, entre as vitaminas colina, ou vitamina B4.
Formas eficazes de desintoxicar completamente o corpo e aliviar o fígado:
Detoxyn
Spirulin Plus
Fontes: