Uma clínica de tricologia ou uma clínica capilar é um lugar onde cada vez mais pessoas que lidam com doenças do couro cabeludo e se queixam de enfraquecer a condição do cabelo vão. Em que casos pode este especialista ajudar e como se processa a visita ao trychologist?
Índice
Quem é o Tricologista e o que faz ele?
Médicos do cabelo – isto é o que é comumente dito sobre os triquologistas, cuja especialização está se tornando mais e mais popular recentemente. A tricologia é um dos ramos da dermatologia (também ligada à cosmetologia), cuja tarefa é diagnosticar e tratar vários tipos de doenças relacionadas com o couro cabeludo e o cabelo. Você pode ir a um triquólogo com psoríase, dermatite seborréica, dermatite atópica, caspa e outras doenças do cabelo, bem como a degeneração excessiva de gordura, coceira do couro cabeludo, enfraquecimento do cabelo e danos à sua estrutura. Uma das doenças mais frequentemente tratadas pelos triquologistas é a queda de cabelo em várias bases, incluindo a alopécia (androgênica, bolo, feminina, etc.).
Como é que é o exame triquológico?
A primeira etapa da visita no consultório tricológico é uma entrevista completa com o paciente, durante a qual o médico faz perguntas sobre doenças passadas, dieta, estado geral de saúde, estilo de vida, possíveis distúrbios hormonais, medicações tomadas, produtos de tratamento capilar aplicado, etc. Durante a primeira visita, também são analisados os resultados da morfologia do paciente. Com base na entrevista e nos resultados, o tricólogo pode solicitar testes adicionais. O exame tricológico consiste em examinar os folículos pilosos ao microscópio e observar o couro cabeludo e o cabelo de perto, utilizando um tricóscópio. Em alguns casos, também é realizada a chamada análise elementar do cabelo.
Tratamento com um triquólogo
A escolha do método de tratamento depende do tipo de doença, sua intensidade e condição individual do paciente. No caso da dermatite seborreica e de outras doenças fúngicas ou bacterianas, o tratamento farmacológico é frequentemente introduzido em combinação com tratamentos adequadamente seleccionados. O tratamento da queda de cabelo pode ser realizado de várias maneiras, incluindo: tratamentos hormonais, terapia com finasterida, mesoterapia do couro cabeludo, carboxiterapia, laserterapia, irradiação, punção dermolar, transplantes de cabelo, espessamento de cabelo com implantes (você vai ler sobre este procedimento no próximo artigo).
Uma visita a um triquólogo não é necessariamente necessária no caso de uma fase inicial ou intermédia da alopecia androgénica. Antes de ir para o escritório, vale a pena tentar um tratamento em casa com uma das principais preparações anti perda de cabelo. Ao ler este artigo você vai aprender mais sobre Profolan, cujo efeito positivo é confirmado pela maioria dos homens que o usam.