A pele com acne é um dos tipos de pele mais exigentes. Caracteriza-se pelo excesso de sebo, pelo aparecimento constante de espinhas e pontos negros, por inflamações frequentes e, nos casos mais graves, por alterações purulentas crónicas.
Nos cuidados da pele com acne, o mais importante é a esfoliação sistemática das células mortas da pele, tonificação da pele e limpeza completa da pele (de manhã e à noite) com o uso de cosméticos adequados ao nosso tipo de pele. Curiosamente, também podemos cuidar da pele da acne por dentro, fornecendo ao corpo ingredientes que estimulam a remoção de toxinas corporais.que são muitas vezes responsáveis pela formação de imperfeições sob a forma de borbulhas, pápulas e descolorações. Aprenda a cuidar da sua pele com tendência para a acne!
Pele com acne – características
Embora se diga que a pele da acne seja um domínio da adolescência, também depois da puberdade, na idade adulta, muitas pessoas lutam com a acne em maior ou menor grau. Tanto entre os mais jovens como entre os mais velhos, é um grande problema estético. Felizmente, os cuidados apropriados com a pele da acne trazem resultados satisfatórios na maioria dos casos. Ao iniciar a batalha por uma pele limpa e lisa, vale a pena descobrir as causas das alterações da acne. Algumas delas podem ser eliminadas, reduzindo assim os problemas de pele.
Pele com acne – as causas do fenómeno. Em que base se desenvolvem as alterações da acne?
Existem vários factores responsáveis pela acne vulgaris, sendo os principais os seguintes:
- predisposição genética – neste caso, secreção sebácea excessiva, trabalho anormal das glândulas sebáceas e distúrbios do processo de queratinização que levam à formação de espinhas são características individuais escritas nos genes, mais frequentemente herdadas dos pais ou avós;
- fundo hormonal – neste caso aparecem pontos negros, quistos, pápulas, espinhas como resultado das rápidas alterações hormonais que ocorrem no corpo (isto(este tipo de acne está principalmente relacionado com a idade da puberdade, quando há uma intensa secreção de hormonas sexuais);
- factores mecânicos – como resultado de danos na pele (por exemplo, radiação solar excessiva), crescimento excessivo das glândulas sebáceas, o que resulta na produção excessiva de sebo e formação de alterações cutâneas, tais como pápulas, nódulos, inchaços;
- factores relacionados com o estilo de vida – uso excessivo de estimulantes, demasiados açúcares simples na dieta, demasiados alimentos altamente processados contendo muitos aditivos químicos (estes factoresfactores relacionados com o estilo de vida – demasiados estimulantes, demasiados açúcares simples na dieta, demasiados alimentos altamente processados e alimentos contendo muitos aditivos químicos (estes factores provocam a acumulação de toxinas no corpo e a sua “ejecção” na pele sob a forma de erupções cutâneas);
- stress – o excesso da hormona do stress no corpo, ou seja, o cortisol, pode resultar numa actividade excessiva das glândulas sebáceas e na intensificação das lesões da acne;
- antecedentes de doenças e medicamentos – neste caso, as alterações da acne são resultado de uma doença (por exemplo, síndrome do ovário policístico) ou do uso de certos medicamentos (por exemplo, pílulas contraceptivas, esteróides anabolizantes, medicamentos anti-tuberculose);
- factores relacionados com cuidados faciais impróprios – neste caso, as nossas omissões de cuidado são responsáveis pela produção excessiva de sebo e alterações cutâneas, tais como za słabe lub za intensywne oczyszczanie twarzy, niezmywanie makijażu, brak odpowiedniego nawilżenia skóry, używanie kosmetyków niskiej jakości i uczulających, używanie za tłustych i za ciężkich kosmetyków zatykających pory (np. O uso de cosméticos que obstruem os poros e que são demasiado oleosos ou pesados (por exemplo, os que contêm óleos vegetais ou silicones);
- base infecciosa – neste caso a acne é causada por infecção com bactérias Propionibacterium acnes, P. granulosum, P. avidum ou fungos Malassezia furfur.
Verifica: Comprimidos para acne – Ranking
Como reconhecer a pele da acne?
No caso da acne, lidamos com o aparecimento constante de alterações e inflamações da pele que causam vermelhidão, inflamação da pele, sensações desagradáveis de queimadura e desconforto.
As imperfeições mais frequentemente observadas que acompanham a pele da acne são: poros dilatados, espinhas, pontos negros (whiteheads), pápulas, nódulos, inchaços, quistos purulentos.
A textura e aparência da pele da acne também é característica. A pele do rosto é oleosa, ligeiramente pegajosa, brilhante (especialmente no nariz, testa e queixo). Falta-lhe suavidade e uniformidade de cor, em muitas áreas tem uma tonalidade avermelhada. Na maioria das vezes há numerosas irregularidades e grandes áreas do rosto são cobertas com espinhas.
Todas estas imperfeições são o resultado da produção excessiva de sebo (sebo ) pelas glândulas sebáceas, assim como as perturbações do processo de queratinização e o trabalho anormal dos folículos pilosos. As saídas de glândulas sebáceas ficam obstruídas pelo excesso de sebo e pele morta, o que resulta na formação de pontos negros (abertos ou fechados). Muitas vezes, as bactérias anaeróbias proliferam, ocorre inflamação, surgem espinhas, quistos e inchaços dolorosos.
O aspecto problemático da acne (além da frequente ocorrência de espinhas e inflamação) é também o facto de as lesões cutâneas terem tendência a sarar com dificuldade e deixarem cicatrizes permanentes. Este é um grande problema estético. Portanto, o uso de preparações com propriedades regenerativas é muito importante no cuidado da pele da acne.
Qual é a diferença entre a acne e a pele oleosa?
Tanto a acne como a pele oleosa são caracterizadas pela seborreia, ou seja, a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. Como resultado, ambos os tipos de pele são caracterizados pela oleosidade e brilho.
No entanto, no caso da pele acneica, ocorre queratinização excessiva da epiderme e entupimento contínuo das glândulas sebáceas, bem como eczemas persistentes, nódulos e pontos negros. Menos imperfeições desagradáveis e difíceis de resolver tornam a pele oleosa mais fácil de lidar do que a pele com acne.
Cuidados da pele com acne
Ao cuidar da pele problemática, incluindo a pele com acne, escolher os cosméticos certos é muito importante. No entanto, cosméticos bem escolhidos não são tudo, a regularidade dos nossos cuidados com a pele é igualmente importante.
De manhã e à noite, limpamos bem o rosto e aplicamos os cremes apropriados. Se tiver problemas agudos de inflamação, seborreia e eczema, também usamos um tónico suave durante o dia para refrescar o rosto e proporcionar uma limpeza e desinfecção adicionais. É também uma boa ideia esfoliar de vez em quando. Que produtos devo usar para o cuidado da pele com acne?
Cosméticos para o acne
Creme de acne
Se você tem pele com tendência para acne, você deve antes de tudo evitar cremes gordurosos e pesados, pois eles podem intensificar adicionalmente o fenômeno de bloqueio das glândulas sebáceas e acúmulo de sebo.
Para o dia devemos escolher um creme de consistência leve, com propriedades mattificantes e hidratantes. Um bom creme de dia para a pele acneica previne (ou reduz em grande medida) simultaneamente o brilho e previne a perda excessiva de água da pele e reforça a barreira hidrolipídica (e assim protege contra a irritação, acalma e acalma, combate a comichão e a queimadura).
Ànoite, utilize cremes suaves concebidos para peles problemáticas e sensíveis, que, além de ingredientes hidratantes, contêm substâncias com propriedades regenerativas. ingredientes hidratantes, bem como substâncias com propriedades regeneradoras e suavizantes, estimulando a produção de colagénio e elastina (tais como vitamina C, vitamina E, alantoína, zinco, ácido hialurônico, vitamina A).
À noite também podemos usar um creme suave com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias (por exemplo, com argila, extracto de chá verde, ácidos AHA, calêndula, camomila).
Limpador facial para a pele com tendência para a acne
Muitas pessoas com pele com tendência para a acne atingem por engano os produtos de limpeza facial mais fortes possíveis. Em contacto com substâncias agressivas (por exemplo, álcool, glicol, detergentes fortes), a pele fica desidratada, irritada, vermelha, ardente e pruriginosa. O manto hidrolipídico natural é danificado e o processo de esfoliação é demasiado intenso. Como resultado, as glândulas sebáceas produzem ainda mais sebo e os problemas de pele pioram.
Em vez de usar produtos agressivos, é melhor escolher produtos mais suaves, que não causam irritação ou perda de água, mas que não carecem de propriedades chave para a acne. Espumas suaves com propriedades de limpeza, removedor de sebo, anti-séptico, refrescante e ao mesmo tempo ligeiramente acalmante e acalmante da pele provam ser a melhor escolha.
Toners para pele com tendência para o acne
A tonificação é uma parte muito importante dos cuidados com a pele da acne. Limpar o rosto com tónico refresca a tez, limpa os poros e elimina a oleosidade excessiva da pele. Também combatemos microrganismos nocivos e normalizamos o nível de pH da pele. Tal como no caso do produto de limpeza facial, um tónico para a pele com acne não pode ser acidental.
Toners agressivos, irritantes para a pele não são adequados. São recomendados toners suaves com extractos de plantas (por exemplo, extracto de casca de bétula, extracto de pepino, extracto de bardana, aloé vera) e águas florais (água de rosas, água de lavanda). Um bom tónico para a acne limpa a pele, restaura o seu equilíbrio, ajuda a remover a epiderme morta, inibe a multiplicação de bactérias, mas não seca e não sobrecarrega a pele.
Peelings para pele com tendência para a acne
Vale a pena descascar uma vez a cada poucos dias para remover o excesso de sebo, esfoliar a epiderme queratinizada, livrar-se de impurezas e desbloquear os poros. Devemos lembrar que quando os poros estão obstruídos a inflamação ocorre mais facilmente e as alterações da acne são mais frequentes. Os peelings são uma ferramenta eficaz para desobstruir poros. Pode usar peelings mecânicos, enzimáticos ou químicos de acordo com as suas preferências e necessidades da sua pele.
Dicas adicionais para pessoas com pele com tendência para a acne
- De vez em quando vale a pena fazer uma máscara facial caseira com o uso de ingredientes naturais com propriedades purificantes, bactericidas e antibacterianas.De vez em quando vale a pena fazer uma máscara facial caseira usando ingredientes naturais com propriedades de limpeza, antibacterianas e de regeneração da pele, estimulantes, suavizantes e suavizantes de irritação. Os ingredientes comprovados e eficazes das máscaras caseiras para a pele da acne incluem: arnica, vinagre de cidra de maçã, aloé vera, óleo de árvore de chá, linhaça, iogurte natural, curcuma, camomila, urtiga, levedura, canela.
- Vale a pena utilizar suplementos dietéticos especiais para a pele problemática que combatem as bactérias e inflamações, estimulam os processos de reparação na pele e normalizam o trabalho das glândulas sebáceas (por exemplo, Zinamax).
- Também vale a pena cuidar de um estilo de vida mais saudável, que certamente será apreciado pela nossa pele – desistir ou limitar os estimulantes, seguir uma dieta saudável e natural e cuidar da sua pele.desistir ou reduzir os estimulantes, mudar para uma dieta saudável e natural, evitar alimentos processados, evitar ambientes poluídos e tornar-se mais resistente ao stress.
- De vez em quando vale a pena fazer uma desintoxicação corporal composta por batidos vegetais, misturas especiais de ervas e uma dieta de limpeza ou tratamento com um suplemento dietético desintoxicante (por exemplo, Spirulin Plus, Detoxyn).