A pele vascular é um tipo de pele problemática que requer cuidados especiais. A pele é extremamente fina, delicada e propensa a irritações. Caracteriza-se pelo aparecimento de eritema e de vasos sanguíneos marcadamente dilatados, especialmente nas bochechas. A pele vascular é geralmente uma predisposição natural determinada pela genética, no entanto, há muitos fatores que exacerbam características como vermelhidão ou veias aranha vasculares. Por vezes, a pele vascular é também a fase inicial da rosácea. Como é que se reconhece uma tez vascular? Como cuidar da pele vascular e melhorar a sua aparência?
Índice
Os sintomas da pele couperose
Apele caracteriza-se por uma vascularização pouco profunda, uma textura delicada, uma elevada sensibilidade às lesões e uma menor elasticidade e resistência dos vasos sanguíneos do que a pele normal.
No caso da pele vascular, como resultado do processo de fluxo sanguíneo, em vez de se contraírem e relaxarem livremente, os vasos sanguíneos perdem o seu aperto, ficam deformados e dilatam excessivamente. Inicialmente, o eritema facial só se agrava sob certas condições desfavoráveis (por exemplo, durante o esforço físico ou devido a mudanças rápidas de temperatura), mas com o tempo o fenômeno se intensifica.
É por isso que é tão importante cuidar adequadamente da pele vascular para fortalecer os vasos sanguíneos, aliviar irritações e iluminar as lesões cutâneas.
Como é que é uma pele vascular? Principais sintomas
- pele fina, delicada, sensível, propensa a danos e irritações,
- Aranhas individuais ou uma rede de pequenos capilares que brilham através da pele (principalmente ao redor do nariz, nas bochechas, queixo, pescoço e decote),
- eritema facial frequente ou mesmo persistente,
- uma tendência à vermelhidão facial transitória (por exemplo, em situações stressantes, em locais com ar poluído),
- susceptibilidade a alergias cutâneas (por exemplo, a certos cosméticos),
- inflamações frequentes da pele, manchas vermelhas localizadas no rosto (por exemplo, no centro das bochechas),
- sensação de aperto de pele, comichão, sensação de ardor.
É de salientar que os cuidados inadequados com a pele capilar podem ser um dos factores que influenciam o desenvolvimento de uma doença cutânea crónica e inflamatória, como a rosácea. Portanto, se você notar sintomas de pele couperose, vale a pena cuidar bem dela imediatamente. Como deve ser o cuidado adequado para a pele couperose? Dar-lhe-emos algumas dicas na parte seguinte deste artigo.
O fenómeno da pele couperose – as suas causas. Quem tem mais probabilidades de ter uma tez capilar?
Pele fina, vasos sanguíneos rasos e sua fragilidade e permeabilidade são as razões do eritema freqüente ou persistente.A magreza da pele, o sistema superficial dos vasos sanguíneos e a sua fragilidade e permeabilidade são as razões para o eritema facial frequente ou permanente (ou menor, vermelhidão local) e veias aranha vasculares mais ou menos perceptíveis (telangiectasias).
De facto, a tendência para o aparecimento de saliências vermelhas no rosto é um fenómeno muito comum, afectando tanto as mulheres jovens como as maduras. Normalmente, os primeiros sintomas de uma complexão vascular na forma de um rubor temporário e os primeiros capilares pouco visíveis aparecem entre os 20 e 30 anos de idade. No entanto, após os 40 anos, as manchas vermelhas e as veias de aranha tornam-se cada vez mais visíveis e cobrem áreas maiores do rosto.
A principal causa da tez vascular é a predisposição genética (herdamos um sistema de vasos sanguíneos pouco profundos dos nossos pais, avós). Além disso, as pessoas com tez clara sofrem mais frequentemente de pele vascular do que aquelas com tez escura.
Este fenómeno também afecta mais frequentemente as mulheres do que os homens, o que tem a ver com níveis elevados de hormonas sexuais femininas (estrogénios). Eles têm um efeito relaxante na musculatura dos vasos sanguíneos, o que promove a sua expansão.
No entanto, a genética e as hormonas não são os únicos factores envolvidos. A vermelhidão e os vasos sanguíneos dilatados são agravados por certos factores externos e internos.
Fatores que exacerbam os sintomas da pele vascular
- Mudanças bruscas na temperatura,
- visitas a um solário, exposição à forte luz solar,
- usando cremes de dia sem filtros UV,
- Lavar o rosto em água quente demais, banhos quentes, visitas à sauna,
- lavando o seu rosto em água dura e fortemente clorada,
- secar o cabelo com o secador (a pele fica então exposta a temperaturas muito elevadas),
- ar gelado e duro,
- vento forte,
- Uso de cosméticos agressivos e irritantes,
- Uso de cosméticos que contenham álcool,
- esforço físico excessivo,
- ficar em lugares com ar seco,
- a ficar em quartos esfumaçados, em pó, em smog,
- usando grandes quantidades de especiarias quentes,
- abuso de álcool, fumar, beber grandes quantidades de café forte,
- flutuações hormonais (menstruação, gravidez, menopausa),
- stress,
- emoções fortes,
- hipertensão, problemas circulatórios.
Cuidados com a pele capilar – como cuidar da pele capilar, que cosméticos usar e quais evitar?
Ao cuidar da pele vascular, a escolha dos cosméticos é importante – produtos de limpeza facial, cremes, esfoliantes e tonificantes. É bem conhecido que a tez é extremamente delicada e altamente reactiva. É muito fácil causar inflamação e aumentar a visibilidade das veias aranha vasculares e dos inchaços vermelhos.
Se você tem uma pele vascular, você deve evitar usar cosméticos com substâncias agressivas e fortes que podem causar irritação. Ao invés disso, devemos usar cosméticos suaves baseados em ingredientes que acalmam, reduzem a inflamação e restauram o equilíbrio da pele. Um componente desejável dos cosméticos (especialmente cremes) para a pele couperose também são substâncias que selam e fortalecem os vasos sanguíneos.
Ao escolher as preparações de cuidados, vale a pena apostar em cosméticos concebidos para a pele sensível e mais delicada ou directamente para a pele vascular. Devemos evitar esfoliantes mecânicos, pois as partículas que contêm podem irritar a pele. É melhor usar peles enzimáticas.
Toners e géis fortes, anti-sépticos e secantes para a limpeza do rosto também não são adequados. Use leite delicado ou líquido micelar para remover a maquilhagem e preparações leves, hidratantes e calmantes de gel-creme para a lavagem do rosto. A água de rosas ou outra água floral ou hidrolato de hamamélis, camomila ou limoeiro pode ser usada como tónico.
As pessoas com pele couperose também devem prestar atenção à forma como limpam o rosto e eliminar quaisquer actividades que possam irritar ainda mais a pele e agravar a vermelhidão. O que está exactamente envolvido?
Em primeiro lugar, é aconselhável usar água morna para lavar o rosto e não morna ou, pior ainda, água quente. E evite esponjas, esfoliantes e escovas que podem danificar a delicada estrutura da pele. É melhor limpar o rosto apenas com as mãos. Tenha cuidado ao secar a sua pele. Em vez de esfregar a sua pele com uma toalha, basta pressioná-la no seu rosto para se livrar da água.
Lembre-se de remover bem a maquilhagem antes de ir para a cama e não usar cosméticos de baixa qualidade, antiquados ou antigos.
Use um creme hidratante dedia com filtro UV, e um creme de noite com ingredientes nutritivos, calmantes e vasoconstritores.
Também vale a pena aplicar, de vez em quando, uma máscara caseira que alisa, fortalece os vasos sanguíneos e ilumina a tez. Um soro facial, por exemplo, com vitamina C, também pode ser muito útil ao anoitecer e eliminar a aparência de qualquer imperfeição da pele.
Confira os soros faciais rejuvenescedores, embelezadores e corretores de imperfeições: EleveRenew
Ingredientes ativos em cosméticos que são populares com a pele couperose
- Pantenol – suaviza irritações, estimula os processos de regeneração da pele, suaviza e suaviza a pele, hidrata, reduz a vermelhidão, melhora a pigmentação da pele.
- Vitamina C – torna os vasos sanguíneos mais flexíveis e sela-os, reduz a tendência para a formação de aranhas vasculares, ilumina a tez, unifica a sua cor e reduz a descoloração. Além disso, mostra propriedades anti-envelhecimento. Protege as células da pele dos danos, estimula a produção de colagénio e previne a formação de rugas. Reduz os sinais de fadiga, ilumina a tez e faz com que ela pareça mais saudável e vital.
- Vitamina K – reduz a intensidade da vermelhidão no rosto, evapora o tom de pele, reduz o aparecimento de veias aranha vasculares. Positivamente influencia o estado dos vasos sanguíneos. Ao reforçar as suas paredes, previne hemorragias subcutâneas.
- Extracto de castanha-da-índia – fortalece os vasos sanguíneos, melhora a sua elasticidade e reduz a permeabilidade, reduzindo assim o aparecimento de aranhas vasculares e eritema.
- Extracto de Arnica – melhora a elasticidade dos vasos capilares, previne os microblemas, reduz as descolorações, melhora a tonicidade da pele. Suaviza a pele sensível, apoia a regeneração da pele em caso de irritação e danos. Reduz a inflamação da pele, combate os microrganismos.
- Ginkgo biloba (ginkgo biloba) – torna os vasos sanguíneos mais fortes, mais extensíveis, menos frágeis e menos permeáveis. Melhora a circulação sanguínea e a oxigenação da pele. Influencia positivamente a qualidade da compleição, estimula os processos de renovação.
- Aveia – apoia a renovação cutânea, tem um efeito calmante, suavizante e hidratante. Brilham e evitam a cor da tez. Graças à presença de muitas vitaminas valiosas (por exemplo, vitamina E, vitaminas do grupo B) e minerais (por exemplo, cobre, zinco), nutre a pele, acrescenta firmeza e elasticidade. Também melhora o tom da pele.
- Camomila – acalma a irritação, nutre, suaviza, combate os radicais livres, melhora a tez, reduz a inflamação e ajuda a reduzir a descoloração.
- Witch hazel – ilumina e revitaliza a tez, ao mesmo tempo que limpa, antibacteriana e refrescante. Graças à sua influência positiva sobre o estado dos vasos sanguíneos, suporta o cuidado da tez couperose. Reduz a vermelhidão e as veias aranha vasculares, equilibra o tom de pele.
- Extracto de raiz de alcaçuz – protege a pele de factores nocivos, tem propriedades antioxidantes e antibacterianas. Estimula a regeneração e melhora a qualidade da pele. Ilumina a tez, fortalece os vasos sanguíneos, previne a formação de veias aranha vasculares, reduz a vermelhidão.
- Extrato de Amora – é uma rica fonte de vitamina C, equilibra o tom da pele e reduz o aparecimento de capilares e vermelhidão, tem um efeito anti-inflamatório, acrescenta vitalidade e luminosidade à tez.
Conheça o creme brilhante, anti-envelhecimento, redução da descoloração com vitamina C: EleverSkin Glow
Os seguintes ingredientes também funcionarão bem no cuidado da sua pele vascular (podemos usá-los para máscaras faciais caseiras):
- óleo de framboesa,
- linhaça,
- salsa,
- aloé vera,
- Calêndula,
- Argila,
- Amora branca,
- óleo de rosas,
- sumo de limão,
- curcuma,
- óleo de onagra,
- óleo de macadâmia,
- vinagre de maçã com cidra,
- Pepino.
Ingredientes em cosméticos que não são apreciados pela pele couperose e que devem ser evitados
- Álcool – irrita, leva à dilatação excessiva dos vasos sanguíneos, causa inflamação da pele e vermelhidão, aumenta a visibilidade das veias aranha vasculares, pode causar prurido e ardor.
- Mentol, hortelã-pimenta, óleo de hortelã-pimenta, óleo de eucalipto – abundam em substâncias aromáticas intensas, causam arrefecimento e efeito formigueiro na pele. Em pele normal não causam geralmente efeitos adversos, mas em pele muito delicada e sensível, como a pele vascular, podem intensificar a vermelhidão, irritar, causar sensibilização e ardor.
- Cânfora, acetona – pode irritar fortemente a pele vascular delicada e resultar em eritema, manchas vermelhas locais na pele, tornando mais visíveis os vasos, bem como sensação de queimadura e dor.
- Ureia – não é recomendada para pele pouco vascularizada, pois pode causar aumento da absorção de substâncias activas pelos vasos e uma forte hiper-reactividade da pele. Como resultado, a vermelhidão pode intensificar-se e as veias aranha vasculares podem aumentar.
- Sabonete – contém ingredientes de secagem, pode causar eritema, prurido e queimadura.
Dicas adicionais de cuidados de pele para a pele couperose
Como é que eu cuido da minha pele vascular no verão?
- Ao cuidar da pele capilar no verão, usar um creme com filtro SPF (ou seja, um filtro UV) é uma prioridade. Na Primavera, um creme com um filtro SPF 20 é suficiente, enquanto no Verão, quando a radiação UV é particularmente forte, são recomendados cremes com um filtro SPF 30 ou mesmo SPF 50. Uma protecção solar adequada na forma de um creme com filtro é muito importante. Tal preparação não só previne a vermelhidão e o aumento da visibilidade das veias vasculares, como também protege contra o ressecamento e o envelhecimento prematuro da pele.
- Se você tem pele vascular, você deve limitar a sua estadia em quartos com ar condicionado.
- Evite banhos de sol prolongados e mudanças repentinas de temperatura (por exemplo, vindo do tempo quente para um carro muito frio e fortemente climatizado).
- Mantenha o seu corpo devidamente hidratado (beba pelo menos 2 litros de água por dia).
- Durante as férias, evite nadar em piscinas, em vez disso escolha banhos em lagos ou no mar (nas piscinas temos de lidar com água clorada, o que é mau para a pele dos capilares).
- Tenha o cuidado de hidratar a sua pele intensamente.
Como cuidar da pele capilar no inverno?
- Utilize humidificadores do ar durante a estação de aquecimento (o ar seco é prejudicial para a pele capilar).
- Tente não ficar muito tempo com o frio e o vento forte.
- Use cremes protectores.
- Evite sauna e solário.
- Evite comer alimentos e bebidas muito quentes.
- Evite sentar-se na proximidade directa de radiadores e aquecedores.
Fontes:
- https://www.healthline.com/health/broken-blood-vessels-on-face
- https://www.healthline.com/health/skin-disorders/sensitive-skin
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/321387
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/312845