Os problemas da tireoide afetam um grande grupo de pessoas, principalmente as mulheres. Independentemente da causa, as doenças da tireoide geralmente apresentam características muitas características, embora nem sempre os sintomas sejam associados ao órgão. O diagnóstico e o tratamento adequados são importantes porque a glândula tireoide funcionando anormalmente tem um impacto negativo no funcionamento de todo o organismo. As doenças mais comuns da tireoide são: o hipotireoidismo, a hiperatividade, a inflamação e o câncer.
Índice
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é uma doença hormonal, a glândula tireoide produz uma deficiência hormonal, causando perturbações no metabolismo, aumento dos níveis de colesterol, distúrbios cardíacos e circulatórios, e do sistema nervoso, assim como uma série de outras doenças. Sua fonte pode ser a chamada Tireoidite de Hashimoto, fatores externos ou danos na glândula tireoide. O hipotireoidismo não tratado pode ser muito perigoso, pois leva ao aumento do risco de diabetes, aterosclerose e insuficiência circulatória.
Fique atento a estes fenômenos:
- memória fraca, problemas com concentração, dores de cabeça;
- fadiga, sonolência, apatia;
- sensação de frio sem sentido lógico;
- pele e o cabelo secos;
- aparecimento de inchaço no rosto e pescoço;
- fraqueza, rigidez, dores musculares e articulares;
- aumento de peso injustificado.
A ocorrência de pelo menos alguns dos sintomas mencionados deve soar como um alarme e fazer com que você consulte um médico porque o hipotireoidismo não tratado pode levar a consequências negativas para todo o organismo.
Hipertireoidismo
É uma das doenças endócrinas mais frequentes, cerca de 2% da população adulta sofre dela. Principalmente as mulheres. O motivo pode ser doença de Graves , alterações patológicas dentro da glândula, nódulos, e a essência consiste em produzir hormônios em excesso. O hipertireoidismo é mais difícil de ser curado do que a hipotireoidismo, o tratamento com iodo e cirúrgico são os mais usados.
O hipertireoidismo tem sintomas muito característicos, os mais notáveis:
- ritmo cardíaco acelerado, palpitações;
- nervosismo e psicomotora, manifestando, entre outros, tremores nas mãos, irritabilidade, ansiedade, instabilidade emocional;
- intolerância ao calor, transpiração excessiva;
- fraqueza muscular;
- globos oculares, inchaço e vermelhidão das pálpebras, às vezes distúrbios na visão;
- distúrbios digestivos, diarreia frequente;
- perda de peso injustificada.
O hipertireoidismo pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares e, nas mulheres, distúrbios no ciclo reprodutivo e, consequentemente, a dificuldades para engravidar.
Tireoidite – Tireoidite de Hashimoto e doença de Graves
A razão da maioria das tireoidites são doenças autoimunes , devido ao fato de que o sistema imunológico ataca as próprias células do corpo, levando a alterações inflamatórias em vários órgãos. Às vezes eles são reconhecidos (especialmente a de Graves) como doenças de origem psicossomática, onde o ativador da doença é muitas vezes o estresse.
Em relação à glândula tireoide, as inflamações autoimunes mais comuns são: a Tireoidite de Hashimoto, que geralmente leva ao hipotireoidismo e à doença de Graves genericamente hiperativa.
A tireoidite linfocítica , chamada coloquialmente de Tireoidite de Hashimoto , pode se manifestar de várias maneiras, ou pode não apresentar nenhum sintoma na fase inicial. De fato, seus sintomas, assim como o tratamento, são característicos do hipotireoidismo causado por essa doença. Fraqueza e fadiga, sensação de frio constante, apatia e tendência à depressão, problemas de concentração, cabelos secos e quebradiços, pele pálida e seca, ganho de peso, são os sintomas típicos do hipotireoidismo.
Neste caso, além do possível tratamento farmacológico ou da suplementação com preparados de apoio à tireoide, é importante ter um estilo de vida saudável e uma dieta adequada – fatores com características curativas e profiláticas.
Leia: Dieta e hipotireoidismo
Embora a Tireoidite de Hashimoto às vezes não se desenvolva e até mesmo casos de remissão não sejam incomuns, a doença de Graves é caracterizada por um curso recorrente com períodos de aumento de força. Seus sintomas são típicos do hipertireoidismo: sensação constante de calor, pulso acelerado, ansiedade e nervosismo, agitação, perda de peso apesar do apetite, exoftalmia, bócio vascular. Às vezes esta doença é acompanhada por outras doenças autoimunes, como artrite reumatoide ou leucemia, e albinismo e alopecia areata.
Câncer de Tireoide
É o tumor maligno mais comum das glândulas endócrinas, responsável por cerca de 1% de todos os tumores malignos que afetam os humanos. Os sintomas do câncer de tireoide geralmente são inespecíficos, e é por isso que às vezes é difícil distingui-los dos sintomas de outras doenças da tireoide. O que deve chamar a nossa atenção é o aumento dos linfonodos, tumor palpável, bócio em crescimento rápido, disfagia, falta de ar e rouquidão de longa duração.
O câncer de tireoide geralmente é uma forma de câncer papilar. É caracterizada por um crescimento lento e geralmente é por um bom prognóstico quando à sua cura. Entretanto, o câncer medular, responsável por cerca de 25% de todos os casos, é um câncer de alta malignidade, assim como o raro tipo de câncer de tireoide.
Doença da tireoide – tratamento e prevenção
Para diagnosticar as doenças da tireoide, testes de presença e nível dos hormônios devem ser realizados .O endocrinologista também pode solicitar exames de imagem – ultrassonografia, radiografia, tomografia ou ressonância magnética e, em algumas situações, uma biópsia.
No caso do câncer, que é acompanhado por um tumor diagnosticado como maligno ou possivelmente maligno, é necessário passar por uma cirurgia .A intervenção cirúrgica pode ser uma tireoidectomia completa ou parcial. O tratamento complementar em alguns tipos de câncer envolve a administração de iodo, em outra tiroxina. Em pequenas medidas e em alguns estados avançados, a radioterapia também ocorre .O procedimento cirúrgico também é realizado em casos de outras doenças da glândula tireoide, se o grande bócio apertar a traqueia causando dificuldades na respiração e na deglutição.
O tratamento das tireoidites envolve a eliminação das alterações causadas pelas suas consequências – hipo ou hiperatividade. E assim – o tratamento do hipotireoidismo é a administração de hormônios, para adequar o seu nível, às vezes com iodo, caso a sua ausência seja a causa da doença. Por sua vez, o tratamento do hipertireoidismo envolve a administração de agentes que inibam a produção de hormônios, às vezes com iodo ou intervenção cirúrgica.
A proteção da saúde do organismo também significa cuidar da saúde da glândula tireoide. Vale a pena ter uma boa dieta, exercitar-se regularmente, passar muito tempo ao ar livre e também apoiá-la com suplementos. Um deles, que ajuda de forma abrangente a tireoide, é o Thyrolin, que contém substâncias vegetais, vitaminas e minerais conhecidos por suas propriedades positivas.
2 comments
Eu venho me sentindo péssima há algum tempo, tenho mau humor, apatia e depressão sem razão, engordei inesperadamente, minha pele piorou… tudo indica hipotiroidismo. Eu li um pouco e a ideia de tomar hormônios para o resto da minha vida não é das melhores para mim. Existe alguém aqui com gente hipoativa, que está indo bem sem tomar hormônios, só com meios naturais?
Eu tenho hipotireoidismo e não tomo hormônios e vou levando. E vou levando muito bem 😀 Leia sobre o iodo, tente se atualizar. Faça uma dieta para tireoide, exercício, evite se estressar…