35235197896 d85f580459 z

A dieta de farinha de aveia para uma perda de peso eficaz

A dieta de aveia é uma das mais interessantes e, ao mesmo tempo, a mais racional dieta de emagrecimento. Embora se baseie num único produto – farinha de aveia, evita a monotonia e uma nutrição rigorosa. Composta por um menu na dieta de aveia, podemos utilizar legumes, iogurte natural e outros produtos culinários amigos da perda de peso. Ao implementar a dieta de aveia podemos nos livrar de quilos indesejados de forma permanente, eficaz e, o mais importante, de uma forma segura para a nossa saúde. Aprenda sobre os tipos e regras da dieta de aveia. Veja como construir um menu!

Porque é que a farinha de aveia é ideal como base para uma dieta de emagrecimento?

 Um frasco de papa de aveia, uma tigela de papa de aveia ao seu lado

A farinha de aveia é um dos produtos preferidos das pessoas que se esforçam por perder peso. São extremamente saudáveis, regulam a digestão, são ricos em fibras alimentares, ricos em minerais valiosos, vitaminas e aminoácidos, varrem as toxinas do nosso corpo, regulam os níveis de açúcar no sangue, preenchem e satisfazem perfeitamente a fome.

A farinha de aveia é muito versátil no uso – pode formar a base da farinha de aveia, mas também funciona bem como adição a smoothies, pastas, bolos, costeletas, pastas para barrar, sobremesas dietéticas, produtos cozidos e outros pratos. Na forma moída, também podem ser um substituto adequado para migalhas de pão padrão.

O grande número de aplicações e benefícios para a nossa saúde e figura fazem da farinha de aveia uma grande aliada para qualquer pessoa no processo de perda de peso.

Farinha de aveia – calorias

Embora a farinha de aveia seca tenha muitas calorias, cerca de 370 kcal em 100 g, não é perigosa para a nossa figura. Porquê? Em primeiro lugar, elas são muito leves, por isso as usamos pouco de cada vez (100 g de aveia é suficiente para preparar várias papas de aveia). Em segundo lugar, graças ao elevado teor de fibras (10 g em 100 g de farinha de aveia), elas são digeridas lentamente, não resultam em picos repentinos de açúcar no sangue e não provocam engorda.

Farinha de aveia – calorias

A farinha de aveia, a base da dieta de aveia, é um prato leve e não causa aumento de peso, quer seja preparada com água, leite ou iogurte.

A versão mais ascética e mais enxuta é, naturalmente, a aveia em água, sem aditivos ou adoçada com um pouco de mel. Se gosta de pratos tão minimalistas, pode usar farinha de aveia na água o quanto quiser, mas se preferir refeições ligeiramente mais ricas, pode prepará-la com leite, iogurte, o seu queijo ou sumo preferidos.

As boas adições também serão: nozes, frutos secos e crus, cacau, sementes e sementes, nozes. Não te preocupes. Uma papa de aveia tão rica não nos vai dar dobras extra de gordura, mas vai satisfazer o nosso apetite e fornecer muitos nutrientes valiosos provenientes dos aditivos que utilizamos para a papa de aveia.

Um exemplo do valor calorífico de diferentes tipos de farinha de aveia:

  • aveia sobre água (1 porção – cerca de 250 g) – cerca de 200 kcal
  • farinha de aveia com leite (1 porção – cerca de 250 g) – cerca de 280 kcal
  • aveia com iogurte (1 porção de cerca de 250 g) – cerca de 300 kcal

Como fazer papas de aveia da maneira mais simples e rápida? Deitar aveia numa tigela, deitar água a ferver ou leite quente sobre ela, mexer ligeiramente e reservar durante 5 minutos. Quando o cereal tiver inchado, acrescente as suas coberturas favoritas e pronto.

Farinha de aveia – índice glicémico

O índice glicémico de farinha de aveia é baixo, o que o torna um produto muito valioso para as pessoas que lutam para perder peso, bem como para qualquer pessoa que lute com problemas de açúcar no sangue. O valor final do índice glicémico da farinha de aveia depende do seu nível de processamento.

O índice glicémico da farinha de aveia e da aveia de montanha é de 40, enquanto o índice glicémico da aveia instantânea é um pouco superior a 40. Estes valores aplicam-se a flocos secos e crus.

Quando cozido, o índice glicémico da farinha de aveia aumenta ligeiramente (para cerca de 50-55), mas ainda é um valor baixo, completamente seguro para a nossa figura e para a gestão da insulina do nosso corpo.

Tipos de dieta de farinha de aveia

 Farinha de aveia e fruta seca numa saladeira

Na sua forma mais restritiva, a dieta de aveia consiste em comer quase exclusivamente farinha de aveia sobre água ou leite desnatado durante uma ou duas semanas. A ingestão calórica neste caso é muito baixa, demasiado baixa para manter o bom funcionamento do nosso corpo (absorvemos apenas cerca de 800-1000 kcal por dia). Esta opção não pode absolutamente ser recomendada – monodiets severamente restringidos nunca reflectem bem na saúde e bem-estar e quase sempre acabam com um efeito iô-iô.

Outra variante é a dieta de aveia de um dia. É fácil adivinhar que não se trata de uma dieta destinada à redução de gordura. É simplesmente muito curto para isso. O seu objectivo é desintoxicar o organismo, eliminar as substâncias nocivas e o excesso de água, reduzir o nível de colesterol mau e os depósitos de gordura dos vasos sanguíneos e aliviar o fígado.

Durante a dieta de aveia de um dia, comemos apenas farinha de aveia durante todo o dia. Preparamo-lo com 7-8 colheres de sopa de aveia de montanha e 2 litros de leite desnatado. Isto é então dividido em 5-6 pequenas porções e comido a cada 2-3 horas.

A dieta de aveia de um dia é uma dieta tipicamente promotora de saúde, que traz os melhores resultados se for feita periodicamente, por exemplo uma vez a cada duas ou três semanas.

Se queremos efectivamente perder alguns quilos, nem uma dieta semanal radical de aveia nem uma dieta de limpeza de um dia de aveia é certamente para nós. Uma opção muito melhor seria uma dieta de aveia de longo prazo, que seguiríamos durante um ou dois meses e que nos ajudaria a perder peso gradualmente sem qualquer efeito iô-iô mais tarde.

Dieta de aveia de longo prazo – as regras

Uma dieta de aveia de longo prazo é uma forma de perder peso em excesso, enquanto limpa o corpo de toxinas, regula o metabolismo e a digestão, e estabiliza os níveis de açúcar no sangue. A duração da dieta de aveia de longo prazo é de 4-5 semanas, máximo de 2 meses.

Na primeira fase da dieta de aveia de longo prazo introduzimos um menu bastante restritivo, no qual comemos quase só farinha de aveia (em água, iogurte magro ou leite desnatado). Podemos também permitir-nos um pouco de variedade na forma de vegetais inteiros, saladas, smoothies de liquidificador, pequenas porções de carne muito magra (por exemplo, um pedaço de peru ou filete de frango, uma fatia de lombo de vaca).

A farinha de aveia deve aparecer em quase todas as refeições.

Na primeira etapa, não devemos consumir mais de 1.400 kcal por dia (algumas fontes dão 1.200 kcal como a quantidade máxima, mas para a maioria das pessoas isso é um pouco pouco pouco pouco). É reconfortante saber que esta fase bruta tem apenas alguns dias de duração. O seu objectivo é limpar completamente o corpo, eliminar o excesso de água subcutânea, acelerar o metabolismo e iniciar o processo de queima de gordura.

Na segunda fase da dieta de aveia temos muito mais liberdade na cozinha, embora o nosso menu ainda deva ser baseado em papas de aveia e permanecer com baixo teor calórico.

Dieta de farinha de aveia – menu de amostras na primeira fase

  • 1 café da manhã: papa com leite desnatado
  • 2 café da manhã: smoothie feito a partir de vegetais misturados e aveia
  • Almoço: 100 g. de peito de frango cozido com ervas, salada, 3 colheres de papa de aveia sobre a água
  • Hora do chá: 3 cenouras
  • Jantar: iogurte natural com 3 colheres de farinha de aveia

Após 5-7 dias, entramos na segunda fase da dieta, incluindo gradualmente fruta, queijo fresco magro, presunto magro e lombinho de aves, nozes, legumes, peixe magro. Tentamos consumir cerca de 1400-1600 kcal por dia.

Comemos aveia em leite desnatado ou iogurte todos os dias, além de incorporarmos a aveia na maioria das refeições.

Dieta de aveia de longo prazo – menu fase 2 (exemplo)

  • 1 café da manhã: mingau sobre leite desnatado com sultanas e sementes de girassol
  • 2 café da manhã: sanduíche de pão integral com carne magra, um copo de smoothie de fruta mista e farinha de aveia
  • Almoço: 100 g de arroz integral, bacalhau grelhado, feijão verde cozido
  • Hora do chá: omelete com claras de ovo e papas de aveia
  • Jantar: medley de legumes com papas de aveia

Lembre-se de beber muita água (pelo menos 2 litros) todos os dias durante toda a dieta de farinha de aveia.

Produtos não permitidos em uma dieta de aveia

Numa dieta de aveia, elimina da sua dieta todos os produtos altamente calóricos, pouco saudáveis, gordurosos, encharcados e saturados de açúcar.

Não comemos carnes gordurosas ou carnes gordas, salgadinhos, doces, fast food, alimentos altamente processados (por exemplo sopas instantâneas), pratos delicatessen, pão branco, massa branca, batatas. Nós não bebemos bebidas coloridas, café ou álcool.

Efeitos da dieta de farinha de aveia

 farinha de aveia com iogurte e fruta

sensação de saciedade duradoura, sem problemas de constipação e flatulência, perda gradual e eficaz do excesso de peso, sem ataques de fome fortes, normalização do nível de glicose no sangue – estes são os efeitos de uma dieta racionalmente composta por aveia.

Quanto peso pode ser perdido com um plano de alimentação baseado em farinha de aveia? Normalmente você perde cerca de 1 kg por semana, mas na fase inicial da dieta e se você estiver acima do peso, a taxa de perda de peso pode ser mais rápida.

Lembre-se de não exagerar de qualquer maneira. Não devemos cortar calorias muito radicalmente. 1300-1400 kcal por dia na primeira fase e 1500-1700 kcal por dia na segunda fase é um óptimo resultado. Não se esqueça de beber muitos líquidos (água, água com limão, chá verde, sucos) e evite produtos da lista de proibidos, e os resultados serão satisfatórios.

Se você geralmente tem dificuldade em seguir uma dieta, vale a pena se ajudar com bons comprimidos de emagrecimento que suprimem o apetite, aumentam a saciedade do seu estômago, dão-lhe energia e vitalidade e aceleram a queima de gordura.

Clique aqui e confira o ranking dos melhores comprimidos de emagrecimento

Fontes:

  • https://www.healthline.com/health/food-nutrition/oatmeal-diet
  • https://www.healthline.com/nutrition/9-benefits-oats-oatmeal
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/311409

Category: emagrecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Article by: admin