Índice
- 1 O melhor colagénio para as articulações. Como escolher o suplemento certo?
- 2 Ranking dos suplementos mais eficazes com colagénio para as articulações
- 3 Colagénio para as articulações – de onde vêm os problemas articulares e qual o papel do colagénio no seu funcionamento?
- 4 Como cuidar das articulações?
O melhor colagénio para as articulações. Como escolher o suplemento certo?
Não há dúvida de que a suplementação com colagénio para as articulações é benéfica para todo o corpo. Esta substância não só tem um enorme impacto sobre o estado dos nossos ossos, articulações e tendões, mas também sobre o processo de envelhecimento e a aparência da pele, cabelo e unhas. Com o passar dos anos, o corpo produz cada vez menos colagénio, o que se manifesta na deterioração do desempenho articular, enfraquecimento dos ossos, redução da elasticidade e flexibilidade da pele. Os suplementos com colagénio para as articulações também são úteis nos casos em que as doenças articulares não são apenas o resultado do processo natural de envelhecimento, mas também surgem do estilo de vida. Os mais jovens também podem sofrer com problemas nas articulações.
A moderna tecnologia médica tornou possível produzir os chamados hidrolisados de colagénio para as articulações de excelente qualidade utilizados em muitos suplementos dietéticos. Estes têm preciosas propriedades pró-saúde, são bem assimilados e caracterizam-se por uma elevada actividade biológica. Quando se trata de suplementos dietéticos com colagénio para articulações, geralmente temos a escolha de suplementos específicos que contêm colagénio de peixe, porco ou aves. O mais recomendável parece ser o colagénio de peixe, porque é quase idêntico ao colagénio produzido pelo corpo humano e, ao contrário de outros, penetra facilmente nas células. Também contém os mesmos aminoácidos valiosos, incluindo lisina, arginina, glicina, prolina, hidroxilisina.
Para cada diferente situação, qual o melhor suplemento com colagénio para as articulações? Aqui estão as nossas sugestões.
Ranking dos suplementos mais eficazes com colagénio para as articulações
Nº1 – ProFlexen
Proflexen é um produto de alta qualidade, cuja receita consiste numa dúzia de substâncias naturais, que ajudam significativamente as articulações. Entre estas, devemos distinguir principalmente o colagénio tipo II, que tem um efeito benéfico clinicamente comprovado na mobilidade e condição articular, aliviando a dor e outros males que acompanham as alterações inflamatórias e degenerativas.
Além do colagénio UC-II®, o produto inclui glucosamina, responsável pelo bom estado e bom funcionamento das articulações, ajudando na regeneração das articulações e cartilagens, condroitina, que garante um nível adequado de hidratação das articulações, bromelaína suavizando a inflamação e a dor. Também podemos encontrar uma série de substâncias vegetais, há muito conhecidas da medicina natural, que suportam as articulações e cartilagens, bem como vitamina C, manganês, zinco e selénio.
Esta composição rica e variada faz com que o ProFlexen contribua de forma notável para melhorar a condição e o funcionamento das articulações e fortalecer os ossos, eliminando inflamações e dores. Além disso, ao promover a regeneração dos tecidos, este suplemento articular com colagénio para as articulações revela-se útil mesmo em pacientes com alterações degenerativas avançadas.
Nº 2 – Flexidium 400
Um factor que vale a pena destacar neste caso é a extensa gama de impacto deste suplemento com colagénio para as articulações. O Flexidium 400 funciona igualmente bem como um meio de ajudar a regeneração das articulações já afectadas por alterações adversas, bem como uma medida preventiva em casos de risco acrescido de queixas nas articulações. Isto é principalmente para pessoas que, devido ao seu estilo de vida, podem esperar problemas futuros nas articulações.
O Flexidium 400 é também um suplemento dietético multi-componente com colagénio para as articulações, que contém substâncias activas importantes neste contexto. Estes incluem: colagénio de peixe altamente digerível, que é responsável pela composição adequada e pelo teor de humidade nas articulações e pelo estado do ácido hialurónico da pele, ácido ascórbico, biotina, zinco e selénio, que são essenciais para a produção de colagénio.
Uma fórmula cuidadosamente pensada proporciona efeitos mensuráveis na forma de inibição das alterações degenerativas existentes e, ao mesmo tempo, fortalecimento profilático das articulações anteriormente saudáveis. Este suplemento dietético com colagénio para as articulações ajuda a renovação das articulações, restaurando a sua eficácia, eliminando as afecções e reforçando as articulações sobrecarregadas.
Aqui você encomenda Flexidium 400
Nº3 – Ostelife Premium Plus
Em contraste com as especificações anteriormente mencionadas, desta vez estamos a lidar com um suplemento destinado ao uso externo – um creme com uma vasta gama de aplicações, nomeadamente dedicado a pessoas que sofrem não só de dores nas articulações dos membros inferiores, mas também de dores nos cotovelos, nos pulsos e na anca e de todo o tipo de dores nas costas. O que vale a pena destacar é o facto de o Ostelife Premium Plus funcionar tanto temporariamente, eliminando a dor, como combatendo as suas causas, eliminando os distúrbios da estrutura articular.
Isto deve-se à selecção interessante de ingredientes activos do creme, especialmente colagénio e glucosamina, que penetram profundamente nos tecidos e contribuem para a reconstrução de cartilagens, articulações e tendões danificados. Outras propriedades incluídas neste creme, são nomeadamente o efeito anti-inflamatório, a síntese de colagénio dos extractos de folhas e sementes de uva e goma arábica, suavizando e hidratando a pele, graças ao qual o creme penetra melhor nos tecidos.
Aqui pode encomendar Ostelife Premium Plus
Nº4 – 4Flex
Disponível na forma de saquetas com pó para dissolver em água, 4Flex é, segundo a opinião do fabricante, recomendado principalmente em casos de deficiência significativa de colagénio. Portanto, é dedicado principalmente a idosos, atletas activos, pessoas em reabilitação após lesões e, finalmente, aqueles que estão particularmente expostos à sobrecarga articular devido à obesidade.
A especificidade é o hidrolisado de colagénio e o ácido ascórbico. Este suplemento dietético ajuda na renovação da cartilagem, aumenta a mobilidade e flexibilidade das articulações, alivia dores e outros males.
Nº5 – OLIMP Flexagen
Neste caso estamos a falar de uma fórmula interessante que combina duas variedades de colagénio – colagénio tipo II e hidrolisado, enriquecido com vitaminas C e B6 e minerais como fósforo, cálcio, magnésio e cobre. O Flexagen é recomendado para pessoas que fazem trabalho físico árduo, atletas profissionais e pessoas que sofrem de obesidade, bem como de doenças reumáticas das articulações. Por um lado, reduz as afecções e melhora o funcionamento do sistema locomotor e ajuda a manter as articulações saudáveis.
Nº 6 – ALINESS Kolagen Arthro Sprint
O suplemento com colagénio para as artuculações Arthro Sprint contém uma dose significativa de colagénio de peixe, ácido hialurónico e vitaminas e minerais. A sua forma é notável, pois são cápsulas com uma formula especial, o que provoca uma maior e melhor absorção de substâncias activas. Destina-se especialmente a pessoas que são fisicamente activas, seja pelo tipo de trabalho que fazem, seja pelo seu desporto.
Nº 7 – Collaflex
O suplemento Collaflex contém componentes hidrolisados da matriz da cartilagem intercelular: colagénio tipo II, condroitina e ácido hialurónico, bem como vitamina C. Devido ao facto deste ser um suplemento dietético com substâncias importantes para o bom funcionamento das articulações, é recomendado em casos de necessidade de aumento de colagénio no organismo e é muito popular neste segmento de mercado.
Nº 8 – Doppelherz Aktiv para Kolagen Ponds
Além dos ingredientes padrão neste contexto, ou seja, colagénio tipo II, condroitina, glucosamina e ácido hialurônico, Doppelher Aktiv Na Stawy Kolagen também contém ácidos gordos Omega-3. Recomendado principalmente para pessoas com mais de 50 anos de idade e, curiosamente, para aqueles que não são fisicamente activos. Ajuda no bom funcionamento do aparelho de movimento.
Nº9 – Yango Kolagen
Yango Kolagen Na stawawy contém uma dose significativa de colagénio tipo II, ácido fólico, vitaminas C e D. Ajuda na regeneração das articulações e cartilagens, estimula a produção de colagénio. Disponível em forma de líquido, deve ser tomado uma vez por dia.
Nº 10 – FlexiStav Xstra
O FlexiStav Xstra é um suplemento dietético multi-componente (colagénio, ácido hialurónico, glucosamina, condroitina), em forma pó em saquetas para dissolver em água, ajuda a regeneração das articulações, mobilidade e flexibilidade das articulações.
Colagénio para as articulações – de onde vêm os problemas articulares e qual o papel do colagénio no seu funcionamento?
Causas das queixas comuns
As cartilagens não são mais do que articulações ósseas em movimento. As nossas articulações trabalham continuamente ao longo das nossas vidas, independentemente de, aparentemente, não nos estarmos a mexer neste momento, ou de estarmos a fazer alguma actividade física. Estas são responsáveis por cada movimento nosso, mudando nossa posição corporal, ou mantendo uma posição de pé, sentado ou deitado. Não admira que estejam sujeitas a uma tensão constante, e a um mais ou menos desgaste ao longo do tempo, tornando-se uma fonte de muitos problemas.
No entanto, não é apenas a idade que contribui para o desenvolvimento de vários distúrbios locomotores. É também influenciada por cargas excessivas resultantes de desportos intensivos ou trabalho físico e, infelizmente, isto está se tornando cada vez mais comum devido à obesidade. Paradoxalmente, também a falta de actividade física pode causar fraqueza, flacidez, descalcificação e, como resultado, dor, rigidez e até alterações degenerativas.
Uma parte importante da articulação é a cartilagem, que está localizada nas extremidades entre os ossos adjacentes. São formadas por uma rede de fibras de colagénio e a sua tarefa é a de absorver cargas e nivelar o atrito entre os ossos. A cartilagem é coberta com um esfregaço articular com propriedades hidratantes e protectoras. Com o tempo ou como resultado de demasiada tensão, a quantidade de esfregaço diminui ou a sua qualidade deteriora-se e a própria cartilagem apresenta uma deficiência de colagénio. Como resultado, a regeneração da cartilagem articular irá se tornar cada vez mais difícil, tendo um atrito cada vez maior, e começamos a sentir rigidez, dor crescente, mobilidade restrita, às vezes todo o ambiente articular está inflamado ou ocorrem alterações degenerativas.
O que é colagénio?
O colagénio é um tipo de proteína que ocorre na maioria dos órgãos e tecidos do nosso corpo. Desempenha um papel importante como uma espécie de ligação para as células, mas é particularmente importante para os ossos, articulações, cartilagens e tendões. É o elemento básico da construção destes. Existem três tipos de colagénio: colagénio tipo I é o elemento de construção da pele, ligamentos e ossos, colagénio tipo II é parte das cartilagens articulares, colagénio tipo III está presente na estrutura dos vasos sanguíneos. Portanto, é claro que, no contexto da artrite, deve ser preferido um suplemento dietético articular que contenha colagénio tipo II.
Vale a pena também ter em conta a origem deste componente. Nos suplementos dietéticos com cologénio para as articulações disponíveis no mercado, normalmente lidamos com colagénio derivado de peixes, aves ou animais de criação. Sem dúvida, o mais valioso é o colagénio de peixe, porque devido à sua estrutura é o mais próximo do humano e, portanto, o mais absorvível.
A importância do colagénio para o bom funcionamento do sistema locomotor
O colagénio é de importância multilateral para o organismo e tem uma vasta gama de efeitos. Acima de tudo, porém, é conhecido pelo seu efeito positivo sobre a condição dos ossos, articulações e pele. No que diz respeito às articulações, podemos falar de uma acção dupla – pró-saúde e profiláctica. No primeiro caso, as seguintes qualidades do colagénio devem ser mencionadas:
- luta contra distúrbios e inflamações,
- Ajuda a restauração da cartilagem e restaura outros danos,
- inibe o desenvolvimento de mudanças degenerativas,
- contribui para a regeneração das articulações após lesões e ferimentos,
- ajuda a restaurar a eficiência das articulações,
- minimiza a dor.
Quanto às propriedades profilácticas, o colagénio fortalece as articulações, protegendo-as do desgaste e evitando assim alterações adversas, inflamação ou degeneração.
Além disso, esta proteína única regula o equilíbrio da água da pele e retarda o processo de envelhecimento. Fortalece não só a pele, mas também o cabelo e as unhas e, finalmente, ajuda a eliminar a celulite e as estrias.
Como cuidar das articulações?
Antes de mais nada, mexa-se!
Muito tem sido escrito e dito sobre a importância da actividade física para a nossa saúde em geral. Também no caso das articulações, o movimento é primordial. Se não nos movermos muito, as articulações perdem a sua elasticidade, a rigidez aparece, seguida de alterações degenerativas permanentes. E não se trata de treinar um desporto muito intensivo, sabemos que pode até levar a danos nas articulações. É uma actividade física moderada mas sistemática, como o ciclismo, a natação, longas caminhadas ou um jogging ligeiro.
É particularmente perigoso permanecer numa posição por muito tempo, especialmente sentado. Não só sobrecarrega certas articulações, como também dificulta o fluxo de sangue, impedindo assim que nutrientes valiosos e necessários cheguem às articulações. Portanto, se o nosso trabalho, ou um hábito confortável, nos faz sentar muito, devemos fazer uma pequena pausa de vez em quando, de preferência de hora em hora, para um pouco de ginástica para mover as partes do corpo anteriormente imóveis.
Segundo, sapatos!
Calçados impressionantes e chiques de salto alto, certamente não servem nem para as nossas articulações, nem para os pés, nem para todo o sistema esquelético. O calçado deve ser confortável, ter uma palmilha bem formada e anatómica, o que é particularmente importante durante a actividade física. E o melhor de tudo, vamos aprender a usar qualquer circunstância conveniente para andar descalços. Se, por exemplo, estamos de férias, vamos dar um passeio descalços na relva todas as noites, então é fácil ver o prazer que é! Longos passeios na areia da praia terão um efeito igualmente benéfico sobre o estado das suas pernas.
Terceiro, dieta!
O papel da dieta na prevenção da artrite é inegável. O menu diário deve ser rico em cálcio, vitaminas e minerais, ácidos gordos saturados, bioflavonóides. Portanto, o nosso menu deve incluir produtos lácteos, o maior número possível de vegetais, frutas (levando especialmente em conta os alimentos vegetais que contêm grandes quantidades de vitamina C envolvidos na produção de colagénio), peixe e óleos vegetais, produtos de grãos integrais em vez de pão branco ou massas. Uma adição valiosa será o chá verde como fonte de antioxidantes, ou finalmente vegetais e especiarias com propriedades anti-inflamatórias – cebola, alho, gengibre, curcuma.
O controlo do peso é extremamente importante. Cada quilograma extra é uma carga adicional para as articulações, para não mencionar outros problemas de saúde graves que resultam do excesso de peso ou obesidade.
Quarto, reduza o stress!
O stress é geralmente mortal para o corpo. Alguns médicos afirmam até que é mais perigoso do que outros patogénicos, como os químicos omnipresentes. Independentemente deste tipo de hierarquia, é muito importante descarregar habilmente, porque, infelizmente, situações stressantes não podem ser completamente evitadas. Por exemplo, foi cientificamente comprovado que em muitos casos a artrite reumatóide é o resultado de stresse prolongado. O organismo então defende-se produzindo cortisol, a imunidade é enfraquecida e os músculos e articulações tornam-se rígidos. Várias técnicas de relaxamento são uma excelente forma de aliviar a tensão.
Resumindo, vamos simplesmente viver uma vida saudável, comer bem, ser fisicamente activos, evitar o stress e, se necessário, tomar um bom suplemento dietético para as articulações. Isto irá certamente beneficiar não só as nossas articulações, mas também a nossa condição geral e o nosso bem-estar.