Última actualização: 02.06.2022
Os cosméticos caseiros estão a aparecer cada vez mais nas nossas casas de banho, substituindo os já feitos. Tais preparações caseiras, baseadas em ingredientes naturais, têm uma série de vantagens: são baratas, rápidas de preparar, livres de substâncias fortes e irritantes, hipoalergénicas e embaladas com substâncias valiosas. Como começar a criar cosmética caseira? De que ingredientes e acessórios vamos precisar? Que efeito têm as várias misturas? Aqui está tudo o que precisa de saber sobre cosméticos de fabrico caseiro.
Índice
Cosméticos de fabrico caseiro – porquê utilizá-los?
Os cosméticos de fabrico caseiro continuam a crescer em popularidade. Ou são utilizados de forma intermutável com preparações prontas ou tornam-se o seu substituto permanente. São um companheiro frequente de seguidores de soluções ecológicas, pessoas que valorizam a naturalidade e evitam produtos químicos nas suas vidas, alérgicos e alérgicos, bem como aqueles que têm um problema com o ambiente.São um companheiro frequente de seguidores de soluções ecológicas, pessoas que valorizam a naturalidade e evitam produtos químicos nas suas vidas, alérgicos e donos de pele problemática, pele sujeita a irritação e cabelo fraco, fino e delicado.
Os cosméticos caseiros são geralmente baseados em óleos vegetais, ervas, glicerina, hidrolatos e produtos culinários simples que podem ser encontrados em quase todas as cozinhas. Os cosméticos caseiros têm muitas vantagens, sendo a mais importante a ausência de substâncias sintéticas tais como corantes, parabenos, álcool, SLS, glicol, conservantes, emulsificantes, silicones, etc.
Muitas pessoas, especialmente aquelas com pele e cabelo sensíveis e delicados, não gostam do contacto frequente com produtos químicos nos cosméticos. Como resultado dos seus efeitos adversos, o cabelo fica sobrecarregado e enfraquecido, a pele torna-se propensa a vermelhidão, erupções cutâneas e irritação. Pode também levar à secura da pele e ao aumento da susceptibilidade a danos. Se substituirmos os cosméticos de farmácia por cosméticos caseiros, o problema da carga excessiva e da notória irritação da pele e do cabelo causada pelos sintéticos irá desaparecer.
Vantagens de fazer a sua própria cosmética caseira
- Os cosméticos caseiros são uma solução económica e eficiente – tanto os ingredientes vegetais como as matérias-primas utilizadas como base dos cosméticos não custam muito e são suficientes para preparar muitas misturas em grandes quantidades.
- Podemos personalizar os nossos cosméticos caseiros adicionando exactamente os ingredientes que a nossa pele ou cabelo necessitam e alcançar os efeitos desejados. O mesmo se aplica ao cheiro – podemos compor uma composição aromática perfeitamente adequada a nós próprios. No caso de cosméticos comprados em loja, estamos sempre condenados a soluções prontas, e a escolha de substâncias activas, fragrâncias ou a consistência da preparação nem sempre são 100% adequadas para nós.
- Os cosméticos caseiros, se devidamente preparados e armazenados, são altamente eficazes devido à sua elevada concentração de substâncias activas e composição natural. Por outro lado, os cosméticos prontos a usar, especialmente os de qualidade inferior, contêm uma grande percentagem de substâncias fixadoras, assegurando uma consistência adequada, e vários enchimentos com uma menor percentagem de ingredientes activos. É por isso que muitos deles não trabalham tão intensamente como os cosméticos caseiros.
- Os cosméticos de fabrico caseiro são universais e versáteis. Uma preparação preparada à mão pode ser utilizada para vários fins diferentes. É certo que geralmente usamos diariamente muitos tipos diferentes de cosméticos, tanto para a pele, cabelo e corpo. Cada uma visa efeitos diferentes e tem propriedades diferentes. No entanto, vale a pena ter no sortido de cosméticos cosméticos universais, que podem ser utilizados para diferentes partes do corpo e para diferentes fins. Os cosméticos de fabrico caseiro são perfeitos para isto. Por exemplo, um bálsamo caseiro à base de óleo de coco e manteiga de carité é um produto multifuncional que pode ser utilizado como máscara capilar, amaciador de sobrancelhas, protector labial, bálsamo corporal e assim por diante.
- Os cosméticos caseiros e naturais são ecológicos e amigos do ambiente. Não contêm substâncias perigosas para a Terra, nem são testadas em animais.
Verificar: Serum Para Sobrancelhas – Ranking
Cosméticos artesanais – como criá-los e com que ingredientes e acessórios vale a pena equipar-se?
Os cosméticos caseiros podem ser mais e menos demorados. Para fazer um esfoliante corporal expresso, que melhora a circulação sanguínea, remove as células mortas da pele, firma e melhora a firmeza da pele, apenas são necessárias algumas borras de café, óleo e sal marinho. Mas preparar um creme facial é um pouco mais complexo.
É certo que não precisa de nenhum equipamento especializado para fazer cosméticos caseiros, mas se vai começar a fazê-los a toda a velocidade, vai precisar de alguns simples, disponíveis por exemplo em lojas de cosméticos, lojas de beleza, ou lojas com uma vasta gama de produtos. Alguns acessórios simples, disponíveis por exemplo em lojas de cosméticos por atacado, lojas de produtos químicos, farmácias ou químicos em linha, bem como algumas matérias-primas que nos servirão de base para futuras confecções.
Pratos e utensílios que vale a pena comprar
- garrafas de vidro
- garrafas de atomizador,
- garrafas com doseador (se vai fazer sabonetes líquidos, lavagens faciais ou corporais, etc.)
- recipientes vazios para cremes, loções, amaciadores,
- taças de vidro ou de porcelana,
- argamassa (se formos nós próprios a moer as ervas em bruto)
- grandes frascos (se vamos fazer os nossos próprios macerados de ervas, que mais tarde serão usados como ingredientes de cremes, loções),
- pipeta, colheres de medida,
- seringa,
- um incensário, um recipiente com um copo doseador,
- escalas.
Matérias-primas úteis para a fabricação de cosméticos caseiros
- glicerina,
- barro cosmético (por exemplo, branco ou verde – elimina o excesso de sebo, tonifica e evapora o tom de pele, por isso especialmente recomendado para cosméticos para couperose, oleoso, acne e pele mista)
- panthenol,
- coenzima Q10 em líquido ou em pó,
- carvão activado,
- vitaminas em gotas ou comprimidos – vitamina C, vitamina A, vitamina E,
- óleo cosmético,
- sal do mar ou dos Himalaias,
- emulsionante orgânico ou cera de abelhas (útil para criar cosméticos com consistência de emulsão),
- gel orgânico de base, por exemplo, aloé vera (para fazer cosméticos de consistência de gel),
- hidrolatos de flores e ervas (por exemplo, rosa, lavanda, camomila, lima, chá verde)
- óleos essenciais (por exemplo, limão, mentol, árvore de chá, laranja)
- azeite e óleos tais como: óleo de argão, óleo de coco, óleo de alperce, óleo de macadâmia, óleo de amêndoa doce, óleo de semente de roseira brava
- manteigas: karité, cacau, café, manga, abacate,
- macerados e extractos de ervas (por exemplo, de arnica, calêndula, algodão, cenoura, rabo de cavalo do campo, bagas goji, trevo vermelho, ouriço-cacheiro, Centella Asiatica, aloé vera)
- outras matérias-primas vegetais (por exemplo gengibre, curcuma, cevada verde, linhaça, clorela e spirulina, sementes de bananeira).
Verificar: Serum Para o rosto – Ranking
Champô, tónico facial ou talvez um creme – que cosméticos se podem fazer em casa?
Praticamente todos os tipos de cosméticos de cuidado podem ser feitos nos seus próprios quatro cantos da casa. Desde cremes e loções normais para uso diário, passando por produtos de limpeza e sais de banho, até amaciadores e máscaras concentrados.
Aqui são simples de preparar e eficazes cosméticos caseiros, que valem o esforço:
Champôs caseiros
Lavar o seu cabelo com champô vulgar não é muitas vezes suficiente. O nosso cabelo fica frequentemente baço, frisado e emaranhado, perde a sua qualidade e começa a ficar oleoso mais rapidamente ou, pelo contrário, torna-se seco. Os champôs comprados nas lojas prestam-nos frequentemente um mau serviço porque a maioria deles contém uma grande variedade de substâncias químicas – silicones, parabenos, glicóis, agentes espumantes, conservantes e detergentes agressivos.
As substâncias sintéticas encontradas nos cosméticos em excesso podem enfraquecer o cabelo e ter um impacto negativo na sua textura. Além disso, podem irritar o couro cabeludo. Se quiser fortalecer o seu cabelo em todas as fases dos cuidados capilares, comece com um produto de limpeza caseiro!
Os champôs caseiros são feitos com água destilada. O champô caseiro deve também conter ingredientes com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias (por exemplo Este champô caseiro deve também conter ingredientes com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias (por exemplo, óleo de chá, vinagre de cidra de maçã), bem como propriedades de limpeza e refrescantes do cabelo e couro cabeludo, por exemplo, detergentes suaves de plantas, hidrolatos de flores, mel, óleo de coco, urtiga, óleo de eucalipto. É também uma boa ideia adicionar substâncias protectoras, suavizantes e brilhantes ao seu champô, por exemplo, panthenol, óleo de jojoba, óleo de argan, sumo de limão.
Condicionadores de cabelo caseiros e máscaras de rosto e cabelo
Como tanto um amaciador de cabelo como uma máscara facial ou de cabelo devem ter a consistência de papa, devemos ter o cuidado de ter as proporções certas de ingredientes soltos, espessos e líquidos.
Banana, melão e abacate, entre outros, são ideais como base para amaciadores e máscaras devido à sua textura espessa e cremosa e riqueza em ingredientes valiosos. Outros ingredientes espessos e notáveis incluem levedura, mel, iogurte, óleos, gel de aloé vera, manteiga de karité, manteiga de cacau.
Os ingredientes em pó ideais para condicionadores e máscaras são: spirulina, gengibre, curcuma, erva de trigo, farinha de aveia moída, linhaça moída. A água destilada funciona bem como uma base líquida.
Tóners faciais caseiros
Os tónicos são uma das mais simples cosméticas domésticas. São geralmente preparadas combinando infusões de ervas (por exemplo, camomila, bardana, chá verde, calêndula) ou sumo (por exemplo, pepino, limão). A loção é normalmente preparada combinando infusões de ervas (por exemplo, camomila, bardana, chá verde, calêndula) ou sumo (por exemplo, pepino, limão) ou ervas frescas picadas (por exemplo, salsa) com água e, opcionalmente, com um pouco de óleo cosmético.
Bálsamos e cremes faciais caseiros
As loções e cremes devem ter a consistência de uma emulsão, pelo que devem combinar uma fase aquosa e uma fase gorda. Hidrolatos florais e herbais são utilizados para a fase aquosa, e óleos vegetais para a fase gorda. São combinados num todo coerente com um emulsionante (neste caso, um emulsionante orgânico).
Os componentes de água e gordura têm propriedades nutritivas, protectoras, revitalizantes, lubrificantes e hidratantes. Também vale a pena adicionar um óleo essencial seleccionado a cremes e loções, que servirão como fragrância.
Receitas de cosmética caseira
Champô caseiro para o cabelo
Ingredientes:
- um punhado de sabão natural ralado
- meia chávena de infusão de urtiga
- 2 colheres de sopa de sumo de aloé vera ou 2 colheres de sopa de mel líquido
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- 1 ovo
Preparação:
Verter o sabão para a infusão da urtiga. Aqueça em lume brando para dissolver o sabão. Uma vez arrefecido, adicionar o sumo de aloé vera ou mel, sumo de limão e ovo. Misture bem a mistura e está pronto a usar. Faça este champô caseiro imediatamente antes de o lavar.
Condicionador caseiro para crescimento de cabelo
Ingredientes:
- 1 banana ou abacate
- 2 colheres de sopa de iogurte natural
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- 1-2 colheres de sopa de azeite
- 100 ml de infusão de chá verde
Preparação:
Desfiar um abacate maduro ou uma banana. Adicionar iogurte natural, sumo de limão, azeite de oliva e chá verde. Misturar até ficar liso, adicionando ou removendo ingredientes individuais. A mistura deve ser bastante espessa para que se mantenha bem no seu cabelo.
Este condicionador caseiro para a queda de cabelo é uma boa forma de fortalecer e regenerar o seu cabelo. Aplicar após o champô e enxaguar após alguns minutos.
Soro de cabelo caseiro
O soro capilar caseiro, baseado numa rica composição de ervas, tem múltiplos efeitos benéficos: fortalece, estimula o crescimento do cabelo, nutre, dá brilho, suaviza, elimina bactérias e fungos, tem um efeito anti-inflamatório, normaliza o couro cabeludo, ajuda a remover pele morta, reduz a caspa e a oleosidade excessiva.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de erva de rosmaninho
- 2 Tbs. de rabo de cavalo do campo
- 2 Tbs. urtiga
- 2 Tbs de sementes de feno-grego
- Óleo de linhaça de 3 Tbs
- 3 colheres de sopa de sumo de aloé vera
Preparação:
Fazemos uma infusão a partir das ervas. Arrefecer, adicionar óleo e sumo de aloé vera, misturar. Esfregar o cosmético preparado no couro cabeludo, esperar uma hora e enxaguar com água morna.
Creme facial caseiro
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de óleo de coco (de preferência não refinado)
- 2 colheres de sopa de óleo de argan
- 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa
- 2 colheres de sopa de hidrolato de rosa
- 0,5 colher de chá de glicerina
- 100 ml de infusão de ervas (por exemplo, calêndula, camomila)
- 1 colher de chá de cera de abelha (actua como emulsionante)
Preparação:
Combinar óleos e cera e derreter sobre um banho de água. Arrefecer. O hidrolato e a infusão são combinados com glicerina. Depois, combinar ambas as misturas com um liquidificador. Transferir para um frasco e colocar no frigorífico. Armazenar durante aproximadamente 2 semanas.
Este é um creme caseiro universal para melhorar o estado da pele adequado para todos os tipos de pele. Os ingredientes activos nela contidos nutrem, suavizam, tornam a pele elástica, acalmam a irritação, tonificam e hidratam a pele.