apricot 1838215 19201

Damascos secos – propriedades, valores nutricionais, utilização. Por que vale a pena incluir os damascos secos no menu?

Os damascos secos são um dos frutos secos mais apreciados. Eles contêm enormes quantidades de nutrientes importantes, incluindo vitaminas e minerais, graças aos quais apoiam o trabalho de muitos órgãos e participam na construção da imunidade. Mais importante ainda, eles também têm valor culinário, e é por isso que são simplesmente ideais entre os produtos alimentares – tal combinação de benefícios para a saúde e sabor é extremamente rara. Se os damascos secos ainda não encontraram o seu caminho no nosso menu, vale a pena fazer uma correcção e colocá-los lá o mais rápido possível. Porquê comer damascos secos? Os damascos secos ajudam a perder peso? Que propriedades de saúde têm os damascos secos e como posso usá-los na minha cozinha?

Fruta seca – um tesouro de nutrientes e uma linha de vida culinária em um

 Frutas secas

Damos muito pouca atenção aos frutos secos no nosso plano nutricional. Geralmente são apenas uma adição raramente utilizada a alguns pratos e sobremesas. Para alguns, eles são uma linha de vida no inverno, quando a fruta fresca é escassa.

No entanto, devemos chegar aos frutos secos não só ocasionalmente e não só no Inverno, mas muitas vezes e durante todo o ano! Têm muito valor nutritivo, que resulta tanto da composição rica do fruto como da forma condensada do fruto seco. Durante o processo de secagem, a água é retirada da fruta, o que resulta numa concentração muito maior de nutrientes num volume menor de matéria-prima.

Por que vale a pena comer fruta seca com frequência?

  • A fruta seca é rica em fibra alimentar, graças à qual é engenhosa para problemas digestivos, prisão de ventre e trabalho preguiçoso dos intestinos.
  • A fruta seca estimula a limpeza do corpo das toxinas.
  • Os frutos secos são uma excelente forma de suplementar vitaminas e minerais do organismo, contêm doses muito mais elevadas do que os frutos frescos.
  • A fruta seca é rica em antioxidantes, graças aos quais nos protege contra quedas na imunidade, combate a inflamação, protege as células contra o stress oxidativo, previne a formação de células cancerígenas e retarda o processo de envelhecimento.
  • As frutas secas contêm vitamina A, cobre, zinco e vitaminas do grupo B, graças às quais têm um efeito positivo sobre o estado da pele e do cabelo.
  • A fruta seca pode ser usada para adicionar variedade a muitos pratos doces e picantes (combina bem com carne, combina com pratos de legumes e arroz de origem oriental, combina bem com iogurtes, papas de aveia, etc.).
  • A fruta seca é uma excelente forma de repor os hidratos de carbono após um esforço físico extenuante, por exemplo, após um treino árduo.
  • A fruta seca é um petisco valioso, dietético e doce que é uma grande alternativa aos petiscos pouco saudáveis e que engordam.
  • A fruta seca é uma ótima escolha para pessoas fisicamente ativas. Os eletrólitos contidos neles (potássio, magnésio e cálcio) suportam a hidratação adequada do corpo. Este lanche nutritivo funcionará perfeitamente como um ingrediente em bebidas isotónicas caseiras.

Damasco – uma das frutas mais saborosas e saudáveis do mundo

 Damascos

Os damascos são originários da Ásia e são hoje amplamente cultivados em todo o mundo. Eles são usados especialmente na indústria alimentícia, mas também na indústria herbal, farmacêutica e cosmética. O damasco é uma planta perene pertencente à família das rosas. A árvore de damasco cresce até cerca de 8 m de altura com folhas em forma de ovo, de duas serras, pequenas flores brancas e pequenos frutos esféricos, que são de uma bela cor amarelo-laranja profunda.

No cultivo, o damasco não é uma árvore difícil. Cresce melhor e produz mais frutos em uma posição ensolarada e quente, protegida do vento. O solo para damasco deve ser bastante compacto, fértil, húmico, sem excesso de água, ligeiramente ácido ou neutro. Os primeiros frutos aparecem 3-4 anos após o plantio. A árvore precisa de ser regularmente fertilizada e podada, formando uma coroa em forma de bola a partir dos ramos.

Damascos secos – propriedades nutricionais. Que ingredientes podem ser encontrados na fruta laranja?

O damasco é um fruto que, tanto fresco como seco, se distingue pela sua versatilidade culinária, pelo seu sabor aveludado, crocante e doce e pela sua riqueza em nutrientes. No entanto, na versão seca , os nutrientes estão presentes em quantidades multiplicadas!

Os damascos secos são conhecidos pelo seu alto teor de vitamina A. Eles também têm um teor bastante alto de vitamina C. Além disso, estão equipados com uma ampla piscina de outras vitaminas, minerais e antioxidantes valiosos. Com um conteúdo tão rico, eles podem ser um substituto digno para muitos complexos vitamínicos e micro e macroelementos em comprimidos! Se precisa de um reforço vitamínico mas quer fazer uma pausa nos produtos já prontos, os damascos secos são a escolha perfeita!

Ingredientes valiosos contidos nos damascos secos

  • Vitamina A (beta-caroteno),
  • Vitamina C,
  • Vitamina E,
  • Vitaminas B (B1, B2, niacina, ácido pantoténico, B6, ácido fólico, B12),
  • fósforo
  • potássio
  • Magnésio,
  • ferro
  • Cálcio,
  • boro,
  • de cobre,
  • manganês,
  • antioxidantes (por exemplo, flavonóides, zeaxantina, luteína),
  • fibras dietéticas,
  • pectina,
  • proteínas,
  • fitoesteróis,
  • taninos,
  • ácidos orgânicos (cítrico, tartárico, málico).

Damascos secos – propriedades sanitárias

 damascos secos

Os damascos secos ajudam a digestão

Devido ao seu elevado teor de fibras e pectina, os damascos secos têm um efeito positivo no metabolismo, ajudam a digestão, eliminam a sensação de plenitude e outros distúrbios digestivos, por exemplo, os que ocorrem após uma refeição pesada. Eles também aliviam a sensação de plenitude e outros distúrbios digestivos, por exemplo, os que ocorrem após uma refeição pesada. Ao estimularem os movimentos peristálticos dos intestinos, estimulam o processo de eliminação de toxinas, depósitos e todos os resíduos do organismo.

Os damascos secos também ajudam a estabilizar a secreção de insulina e a prevenir flutuações rápidas nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, os damascos secos, graças à sua acção alcalina, combatem o excesso de ácidos no corpo, ajudando na azia, refluxo e hiperacidez do estômago.

Ao melhorar a motilidade intestinal, os damascos secos combatem a obstipação, o inchaço e o gás e restabelecem um padrão normal e regular de movimento intestinal. Quando consumidas em grandes quantidades, podem ter um ligeiro efeito laxante.

Os damascos secos suportam a função renal

Os damascos secos também têm um efeito benéfico sobre os rins. Ajudam a regular o funcionamento dos rins e a combater a inflamação dentro do órgão. Eles também fornecem apoio valioso no caso de doença renal crônica e ajudam a combater as infecções do trato urinário.

Efeitos positivos dos damascos secos sobre a pressão arterial e o coração

Devido ao seu alto teor de potássio, os benefícios dos damascos secos também devem ser desfrutados por pessoas com arritmia, por aqueles que tendem a ter picos de pressão arterial, e por aqueles que lutam contra a hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Os damascos secos ajudam a estabilizar a tensão arterial e a função cardíaca, apoiam a circulação sanguínea adequada e cuidam do bom estado dos vasos sanguíneos.

A presença de fitoesteróis nos damascos secos ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim no sangue. Graças a uma grande dose de ferro, os damascos secos ajudam a prevenir a anemia.

Os damascos secos protegem os olhos

Os damascos secos também têm a vantagem de proteger os olhos, principalmente graças à luteína e à zeaxantina, dois valiosos antioxidantes do grupo das xantofilas. Protegem os olhos contra as radiações UVA e UVB nocivas e previnem doenças do aparelho visual. Ao atrasar os processos de envelhecimento, eles ajudam a manter uma visão adequada e clara por mais tempo.

Verifique o produto para uma boa visão com uma dose elevada de vitamina A, luteína e zeaxantina: Opti Lutein

Imunidade-construção, propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas dos damascos secos

Na composição dos damascos secos, encontramos toda uma lista de substâncias que atuam como antioxidantes, incluindo xantofilas, flavonóides, vitamina A, C e E. Todos eles estimulam o sistema imunitário a uma protecção mais eficaz contra agentes patogénicos (por exemplo, vírus, bactérias, fungos) e infecções por eles causadas.

Os antioxidantes presentes nos damascos secos também nos protegem contra os efeitos nocivos dos radicais livres. O excesso de radicais livres no organismo, produzido principalmente como resultado de um estilo de vida pouco saudável (fumar cigarros, uso excessivo de álcool, permanecer em ar poluído, comer alimentos processados e fritar(fumar, consumo excessivo de álcool, viver em ar poluído, comer alimentos processados e fritos, alimentos gordurosos, exposição excessiva ao sol), faz com que as células fiquem danificadas ou morram prematuramente. Graças aos antioxidantes, os radicais livres são neutralizados de forma eficiente e, portanto, as nossas células são mais bem protegidas.

O efeito antioxidante dos damascos secos traduz-se num aumento da vitalidade do organismo, retardando os processos de envelhecimento e reduzindo o risco de muitas doenças da civilização, incluindo cancro, aterosclerose, doenças neurodegenerativas.

Patente para uma boa imunidade: Hey!Gummy

Os damascos secos suportam os músculos, articulações e ossos

Graças ao elevado teor de cálcio, potássio e magnésio, os damascos secos suportam o correcto funcionamento dos músculos. Graças aos bioelementos e antioxidantes acima mencionados, eles também são benéficos para as articulações e ossos – eles os fortalecem, revitalizam, combatem inflamações e protegem contra danos. A influência positiva sobre a força e composição dos ossos faz dos damascos secos uma fonte regular de nutrição para pessoas que sofrem de osteoporose e mulheres durante e após a menopausa, quando a densidade do tecido ósseo começa a diminuir.

Os damascos secos melhoram a condição da pele e do cabelo

Como os damascos secos são uma fonte muito rica de vitamina A (alguns damascos secos cobrem as necessidades diárias desta vitamina), eles têm um efeito extremamente benéfico na pele. A vitamina A acelera a renovação da epiderme, regula a secreção sebácea e previne a perda excessiva de água, melhorando assim de forma abrangente o estado da pele. Ao estimular a produção de colagénio e elastina, contraria os processos de envelhecimento cutâneo, perda de firmeza e formação de rugas.

As vitaminas C, E e B e o cobre contidos nos damascos secos são também aliados de uma pele bonita, macia e bem nutrida. As mesmas substâncias também cuidam do estado do cabelo e das unhas – fortalecem-nas e fazem com que pareçam mais saudáveis.

Se já estamos a falar dos valiosos efeitos dos damascos na pele e no cabelo, vale a pena, além de consumir estes frutos, chegar a Também vale a pena chegar ao óleo de damasco (pode ser adquirido em quase todas as farmácias e online), que é perfeito para o cuidado diário. Pode ser aplicado directamente na pele, corpo e cabelo ou adicionado a cosméticos caseiros como máscaras, esfoliantes e loções.

Leia também: Como rejuvenescer o seu rosto?

Damascos secos – propriedades adelgaçantes. Como é que os damascos secos te ajudam a emagrecer?

 Damascos secos

Em quase todas as dietas de emagrecimento, os produtos com elevado teor de fibra alimentar desempenham o primeiro papel, tais como produtos integrais, sementes e sementes, grumos, legumes, legumes e frutas, incluindo frutas secas, que contêm o dobro da quantidade de fibra!

Graças à fibra, os damascos secos irão beneficiar a nossa figura de muitas maneiras : melhoram os processos digestivos, ajudam a eliminar os resíduos alimentares, toxinas e depósitos do corpo mais rápida e facilmente, regulam o movimento intestinal, contribuem para a eliminação do inchaço e obstipação e reduzem a circunferência abdominal. Eles também nos proporcionarão a sensação de saciedade, ajudarão a normalizar os níveis de açúcar no sangue, refrearão o apetite e perseverarão em uma dieta com conteúdo calórico reduzido. Devido ao seu sabor doce, são uma boa alternativa aos doces.

Ao contrário dos doces, paus, batatas fritas ou outros petiscos de engorda, os damascos secos são perfeitos como petisco entre as refeições principais. Eles vão combater a sensação de fome durante algum tempo e permitir que você “sobreviva” até o almoço ou jantar e, além disso, eles fornecem ao corpo uma série de elementos importantes.

Se você fizer alguma forma de atividade física, vale a pena alcançar uma porção de damascos secos após o treinamento. Isso nos permitirá reabastecer de carboidratos e minerais.

Como acelerar e intensificar a queima de gordura: Ranking de comprimidos para perda de peso

Damascos secos – calorias. Os damascos secos estão a engordar?

Embora os damascos secos tenham muitos carboidratos, podemos sem medo introduzi-los numa dieta de emagrecimento, claro que não em quantidades astronómicas. Alguns damascos secos fornecerão ao corpo cerca de 100-150 kcal. Isto é muito para uma quantidade tão pequena de produto, mas não esqueçamos que junto com a fruta, nosso sistema digestivo receberá muita fibra e pectina, que serão adicionadas à dieta.e pectina, o que nos trará muitos benefícios, com a aceleração da passagem intestinal, desintoxicação do corpo e satisfação do apetite por doces no topo.

Em resumo, os damascos secos são um fruto muito doce, por isso devemos manter a moderação no seu consumo. Devido à grande quantidade de açúcares que contêm, não devem ser consumidos à noite ou em grandes quantidades, especialmente por aqueles que visam a rápida perda de peso. No entanto, um punhado ou dois de damascos secos por dia certamente não prejudicará a sua figura.

Aplicações culinárias dos damascos secos

 damascos secos no seu prato

Como é que se come damascos secos? Há muitas maneiras de usar esta fruta de sabor único. Combinam bem com todos os pratos doces, mas também se adaptam a muitos pratos saborosos, tais como assado de peru com damascos secos, pá ou lombo com damascos secos, lombo com damascos secos, risoto com damascos secos, salada com damascos e presunto, mozzarella e legumes, tajine com damascos, pilaf com damascos secos, caril de frango com damascos secos.

Os damascos secos podem ser consumidos como um lanche sem aditivos, ou transformados num prato doce saboroso e saudável: papas de aveia, painço, trigo mourisco, sobremesa de iogurte, arroz doce, pudim de leite, mousse de fruta ou geléia. Também os podemos variar nos smoothies do liquidificador.

Se formos amantes de bolos caseiros e pastelaria, os damascos secos nos darão um excelente campo para feitos culinários. Eles combinam bem com cheesecakes, bolos, pão de gengibre, bolos de frutas, tortas, bolos de fermento, croissants, mazurkas e muitos outros produtos cozidos.

Category: saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Article by: admin