Depositphotos 183440376 S

Ervas para o coração – formas naturais de fortalecer o coração, arritmia e melhorar a função cardiovascular

O coração é o órgão-chave responsável por bombear o sangue através de todo o corpo e assim fornecer oxigénio e nutrientes a todas as células. Quando o coração funciona de forma perturbada, o nosso bem-estar e o funcionamento de todo o organismo é afectado negativamente. Ao lidar com problemas cardíacos, ervas adequadamente seleccionadas podem ser extremamente úteis. Plantas medicinais armazenadas com glicosídeos e outros ingredientes valiosos para o músculo cardíaco podem ser antídotos eficazes para doenças comuns tais como arritmias cardíacas, mau desempenho cardíaco e problemas circulatórios. No entanto, vale a pena notar que para problemas cardíacos mais graves, devemos consultar um médico antes de utilizar plantas medicinais. Que ervas para o coração devemos escolher e quando e como devemos utilizá-las?

O papel do músculo cardíaco no nosso corpo

 gráfico que retrata o coração humano

O coração é um órgão do tamanho de um punho localizado no centro do peito que funciona sem um momento de descanso ao longo das nossas vidas. É um dos órgãos mais importantes e dignos de nota e o seu trabalho impecável é um pré-requisito para uma saúde impecável. A principal tarefa do coração é bombear o sangue para que este, juntamente com oxigénio e nutrientes, possa alcançar todas as partes mais pequenas do nosso corpo.

As funções do coração são principalmente:

  • bombeando o sangue para a circulação principal,
  • bombeando sangue para a circulação pulmonar,
  • assegurar o transporte de substâncias dentro do corpo (incluindo, entre outras coisas, o fornecimento de oxigénio às células e tecidos, o fornecimento de nutrientes às células e tecidos, a remoção de produtos residuais do metabolismo, a remoção de dióxido de carbono),
  • assegurar o funcionamento eficiente e contínuo do sistema cardiovascular.

Ervas para o coração e sistema circulatório – propriedades e composição

 Ginkgo biloba folhas

As plantas medicinais individuais podem afectar o coração de várias maneiras. Podem aumentar os níveis de oxigenação miocárdica, regular a função cardíaca e prevenir a arritmia, aumentar a força da contracção miocárdica ou ter uma diastólico, dilatar os vasos coronários do coração, ter um efeito calmante no sistema nervoso e assim estabilizar o ritmo cardíaco, fortalecer o coração e aumentar a sua eficiência em geral.

Algumas ervas executam várias destas tarefas simultaneamente. Além disso, muitos deles apoiam o sistema cardiovascular de outras formas, por exemplo, normalizando a tensão arterial, diluindo o sangue, actuando como anticoagulante e contrariando a formação da placa aterosclerótica. Devido à diferente gama de acções de cada erva, é recomendado consultar um médico antes da sua utilização.

As substâncias activas contidas nas ervas responsáveis pelos efeitos benéficos sobre o coração e o sistema circulatório são:

  • glicosídeos cardíacos,
  • saponinas,
  • flavonóides,
  • ácidos fenólicos,
  • fitoncidios,
  • sais minerais (por exemplo, potássio, selénio, cálcio, zinco),
  • colina,
  • vitamina E,
  • Vitaminas B,
  • ácidos gordos insaturados (em ervas tais como linhaça, sementes chia, sementes de cânhamo).

Ervas para o coração – aplicações

Vale a pena cuidar do coração ao longo da vida, quer esteja a funcionar perfeitamente ou não. A fim de cuidar do coração, é aconselhável comer uma dieta mediterrânica saudável, evitar estimulantes, recordar a actividade física moderada mas regular, e apoiar-se com preparações naturais e benéficas à base de ervas.

Quando usar ervas para o coração? São bons para:

  • perturbações do ritmo cardíaco nervoso,
  • estados ligeiros de insuficiência cardíaca e circulatória,
  • enfraquecimento do músculo cardíaco devido à idade avançada,
  • enfraquecimento do coração devido a doenças do passado,
  • fraqueza e deterioração do coração em resultado do esgotamento psico-físico e deficiências nutricionais,
  • palpitações como resultado de flutuações hormonais (por exemplo, durante a menopausa),
  • de apoio no decurso de doenças cardiovasculares tais como doenças coronárias, hipertensão, aterosclerose e como medida profiláctica após um ataque cardíaco.

Como usar ervas para o coração?

As substâncias activas contidas nas ervas para o coração são libertadas em soluções aquosas ou alcoólicas, pelo que uma forma popular de as utilizar é beber tanto infusões como tinturas medicinais. Uma mistura também pode ser preparada a partir de ervas individuais na forma seca (por exemplo, espinheiro, cordial, bálsamo de limão, baga de sabugueiro e rosehip).

As preparações prontas para fortalecer o coração, nas quais são colocados extractos de ervas devidamente seleccionados, são também muito populares, por exemplo sob a forma de gotas, xaropes, líquidos, comprimidos e cápsulas.

Ervas para fortalecer o coração

 Infusão de espinheiro numa chávena, juntamente com fruta de espinheiro

Entre os ingredientes naturais que suportam o coração, as ervas com efeito fortalecedor sobre o músculo cardíaco são um grupo importante. Contêm uma grande quantidade de antioxidantes, vitaminas e minerais. Têm um efeito revitalizante e protector (protegem contra a influência negativa de radicais livres e toxinas nocivas). Estabilizam o coração e apoiam os vasos sanguíneos. Estes incluem cordial, rosehip, hawthorn, linhaça, hibisco, chá verde, moringa, ashwagandha, Ginkgo biloba. O cacau também tem boas propriedades de fortalecimento do coração.

Ervas para fortalecer o coração funcionarão bem para os idosos que se queixam de cansaço cardíaco, bem como ajudantes para as pessoas que lutam com problemas cardíacos, e para a exaustão.

Ervas para palpitações

Ervas para palpitações reduzem a frequência dos batimentos cardíacos, diminuindo assim o ritmo cardíaco. Desta forma, contrariam a sensação desagradável de um batimento cardíaco demasiado forte e demasiado rápido, bem como os sintomas resultantes, tais como problemas de concentração, fraqueza, ansiedade, irritabilidade, tonturas e dores de cabeça. Lírio do vale, espinheiro, azevinho, valeriana, bálsamo de limão e pé de ave podem ser muito úteis aqui.

Ervas para a arritmia cardíaca

Ervas para a arritmia contrabalançam um batimento cardíaco irregular. Ajudam a restaurar a força sistólica e diastólica normal, normalizam o ritmo cardíaco e a pressão arterial e aumentam a eficiência do músculo cardíaco. Estes incluem ginkgo de primavera, luva de raposa, serafim, valeriana, goldenrod, entre outros.

Ervas para neurose cardíaca

Estas ervas fornecem um apoio valioso para doenças cardíacas (tais como dores no peito, falta de ar, arritmia, aceleração significativa do pulso) resultantes do mau estado mental do paciente. A neurose cardíaca ocorre geralmente como resultado de estar sob elevado stress e de sentimentos de tensão, ansiedade e nervosismo aumentados e frequentes. As ervas mais úteis no caso de neurose cardíaca são aquelas com propriedades calmantes e lentas de acção cardíaca, tais como valeriana, bálsamo de limão, lúpulo, passionflower.

Ervas que suportam os vasos coronários

Neste grupo de ervas para o coração, existem ingredientes com efeitos vasodilatadores e estimulantes do fluxo sanguíneo através dos vasos coronários, aumentando assim a oxigenação e o desempenho cardíaco. Estes incluem ginkgo biloba, espinheiro, rosmaninho, visco, cordial, arruda comum e baga de sabugueiro.

Ervas antiespasmódicas

As plantas medicinais pertencentes a este grupo contrariam a formação de coágulos sanguíneos, aumentando a permeabilidade vascular, melhorando a circulação sanguínea e inibindo a agregação plaquetária. Têm também um efeito de reforço no coração. Estes incluem ginkgo biloba, ginseng , salgueiro branco, curcuma e gengibre.

Quais são as melhores ervas para o coração? Aqui estão espécies eficazes que têm sido utilizadas na medicina herbácea durante séculos:

Erva cardíaca – remédio para palpitações

 Coração de mosto

A erva-coração é uma planta perene da família das paláceas que se encontra entre as melhores ervas para o coração. Tem uma acção eficaz e multifacetada, o que o torna utilizado com sucesso numa vasta gama de doenças cardiovasculares. Exibe propriedades cardioprotectoras, mas ligeiramente sedativas. Fortalece o músculo cardíaco, ajuda a baixar a tensão arterial, reduz a arritmia e palpitações, contraria a falta de ar, reduz a tensão nervosa e a ansiedade.

Folha de groselha-negra – ajuda para insuficiência circulatória e enfraquecimento do músculo cardíaco

A folha de groselha-negra é uma erva menos conhecida mas muito útil para o coração. É rico em antioxidantes valiosos, purifica o sangue e melhora o coração e o sistema circulatório. Graças ao seu efeito diurético, é uma forma eficaz de livrar o corpo de toxinas.

Lírio do vale – melhor funcionamento do coração, pulso mais firme

O lírio do vale glicosídeos fazem o coração trabalhar de forma mais eficiente e constante. Aumentam a força de contracção do coração, aumentam o volume do AVC e ao mesmo tempo reduzem ligeiramente a frequência das contracções.

Ginkgo biloba – melhorar a circulação e ajudar os vasos coronários num só

Ginkgo é conhecido pelos seus efeitos benéficos para o sistema circulatório. Torna os vasos sanguíneos mais flexíveis e dilata-os e fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, aumentando o seu aperto. Melhora a circulação nos membros e a circulação no coração, e estimula o fluxo sanguíneo no cérebro, aumentando a oxigenação do órgão. Combate os coágulos de sangue e melhora a função cardíaca.

Digitalis – um cão de guarda para o músculo cardíaco

Digitalis é uma conhecida medicina vegetal que ajuda a dilatar os vasos coronários. Os glicosídeos presentes na dedaleira e na dedaleira roxa aumentam o desempenho cardíaco, aumentam a capacidade de ejecção ventricular e neutralizam os batimentos cardíacos anormais e irregulares. O que vale a pena saber é que os glicosídeos da dedaleira têm um efeito mais rápido e mais forte e acumulam-se no corpo em menor grau do que os da dedaleira roxa.

Hawthorn – um especialista no combate à arritmia e hipertensão

As matérias-primas herbais do espinheiro são as inflorescências e os frutos. Esta erva melhora a ejecção e o volume minuto do coração, aumenta a força de contracção do coração, ajuda a manter uma tensão arterial normal, estimula a circulação, e fortalece as veias. Ao dilatar os vasos coronários, aumenta o fornecimento de sangue ao coração. Tem também um efeito ligeiramente sedativo e normaliza o ritmo cardíaco.

Mistletoe – uma forma natural de baixar a tensão arterial

Promove a função cardíaca normal e ininterrupta e é um antídoto natural para a tensão arterial elevada. Dilata os vasos sanguíneos, fortalece o coração, elimina o apunhalamento no coração e as palpitações nervosas.

Gengibre – apoio abrangente para o sistema cardiovascular, contra a aterosclerose

O gengibre contém uma riqueza de antioxidantes valiosos, protegendo e apoiando de forma abrangente o sistema cardiovascular e o coração. Tem um efeito de fortalecimento dos vasos sanguíneos e do músculo cardíaco, normaliza a pressão arterial e combate as doenças cardiovasculares, incluindo aterosclerose, doenças coronárias, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Cone de lúpulo – acalmando o coração

O lúpulo é, antes de mais, um sedativo natural eficaz, mas também ajuda o coração. É particularmente útil para distúrbios do ritmo cardíaco causados pelo aumento da tensão nervosa e emoções fortes.

Rosehip – fortalecer o coração e todo o corpo

A rosehip contém ácidos fenólicos e flavonóides em quantidades muito elevadas, protegendo assim o nosso sistema cardiovascular, contrariando o processo de envelhecimento e fortalecendo o coração.

Ervas para o coração – dosagem. Como preparar infusões de ervas?

Quando usadas sistematicamente, as infusões de ervas regulam o coração, melhoram a sua eficiência, protegem e fortalecem o músculo cardíaco e estabilizam a pressão sanguínea.

A dose padrão é de 1 colher de sopa de ervas por 1 copo de água a ferver. Enfiar as ervas debaixo de uma tampa durante 15 minutos. Beber 1 a 3 vezes por dia.

Verifique o suplemento dietético multi-ingredientes para um coração forte e um sistema circulatório eficiente: Corsanum

 Corsanum

Category: saúde

Article by: admin