16769744426 af067abd3c k

Ervas para o stress. Como combater eficazmente o stress e melhorar o seu humor com ingredientes herbais.

Última atualização: 05.02.2022

O stress é um companheiro frequente da maioria de nós. Estando sob estresse, todo o nosso organismo se mobiliza para lutar contra os fatores desfavoráveis, utilizando muitas forças vitais, o que agrava seu trabalho. Muitas vezes não nos damos conta de quantos males estão relacionados com o stress físico e mental.

Sentir-se mal, tensão constante, irritabilidade, incapacidade de relaxar, fraqueza, neuralgia, mentalMuitas pessoas experimentam este estado mental diariamente. Quando caímos nas garras do stress crónico, a qualidade da nossa vida diminui significativamente, pelo que vale a pena procurar uma forma eficaz de recuperar o equilíbrio mental o mais rapidamente possível. Sugerimos como combater o stress e acalmar os seus nervos com a ajuda de ingredientes herbais bem conhecidos e valorizados. Aqui estão as ervas mais eficazes para o stress para nos ajudar a recuperar o nosso bem-estar e a melhorar a nossa condição mental!

O que é o stress? Como lidar com o stress?

 Dois cartazes com as palavras

O estresse é a reação do corpo a fatores que desestabilizam o equilíbrio interno, que são difíceis de superar e que potencialmente nos ameaçam. O corpo inteiro é então fortemente mobilizado para se defender, para lutar ou para fugir do perigo.

O estresse pode ser desencadeado por vários fatores ambientais e sociais, como por exemplo.: pressão no trabalho, perda de emprego, responsabilidades pessoais e profissionais excessivas, dívidas, experiências traumáticas, doenças, menopausa, gravidez, contato com pessoas tóxicas, etc.conflitos, estímulos excessivos, pressa, multidão, barulho, catástrofes, acidentes aleatórios.

Como o nosso corpo utiliza muita energia para activar mecanismos de defesa e combater os factores de stress, pode não ter energia suficiente para outras áreas de funcionamento. Portanto, vários órgãos e sistemas do nosso corpo sofrem frequentemente de stress forte e a longo prazo. O stress crónico pode ser extremamente perigoso. Pode não só causar uma série de sintomas irritantes, tais como dores de cabeça, fraqueza, problemas de pele ou músculos.Também pode levar ao desenvolvimento de muitas doenças graves, incluindo doenças cardíacas e cancro.

Quando estamos sob stress, o nosso corpo segrega quantidades crescentes de cortisol (hormona do stress) e adrenalina, o que resulta numa série de sintomas, tais como

  • aumento da frequência de pulso,
  • palpitações cardíacas,
  • aumento da temperatura corporal,
  • aumento da pressão sanguínea,
  • respiração rápida,
  • suor excessivo,
  • tremores de mão,
  • aumento da tensão muscular,
  • sentimentos de inquietação e ansiedade,
  • dores abdominais, problemas digestivos,
  • problemas de apetite,
  • tonturas e dores de cabeça,
  • exaustão, fraqueza,
  • problemas para dormir, falta de sono,
  • irritabilidade, hiperactividade,
  • mudanças de humor,
  • problemas de concentração.

A forma mais eficaz de nos libertarmos do stress seria, naturalmente, eliminar todos os factores de stress das nossas vidas, mas isto não pode ser feito a 100%. É, portanto, essencial que nos tornemos resistentes aos estressores e desenvolvamos a capacidade de gerir o estresse. Desta forma, mesmo quando nos encontramos em uma situação difícil e estressante, podemos manter distância dela, e o estresse não vai atacar nosso corpo.

Como se lida com o stress? Aqui estão algumas formas eficazes:

  • usando exercícios anti-stress (exercícios respiratórios, músculos tensores e relaxantes, sacudindo a tensão, sorrindo o mais frequentemente possível),
  • yoga, meditação, treino de tai-chi,
  • massagens, aromaterapia, terapia musical,
  • caminhadas regulares, estadias frequentes na natureza (por exemplo, em florestas, parques, prados, junto à água),
  • utilização de acessórios e dispositivos anti-stress (por exemplo, edredão pesado, bolas, squashes e cubos para aliviar o stress, etc.)
  • atividade física,
  • dormir e descansar regularmente,
  • reduzindo a quantidade de estímulos e informações que nos chegam (principalmente através da redução do uso do computador, do tablet e do telefone),
  • hidratação adequada do corpo, cuidando de uma dieta saudável rica em: vitaminas do grupo B, proteínas, zinco, ácidos ômega 3 e ômega 6 e eletrólitos,
  • encontrar um passatempo absorvente (ao concentrarmo-nos totalmente numa actividade interessante e envolvente, cortamos os problemas e as emoções negativas e o nosso corpo relaxa),
  • uso regular de ingredientes herbais com propriedades anti-stress e calmantes.

O uso regular de ingredientes herbais adequados é um dos melhores métodos para aumentar a resistência aos factores de stress e assim aliviar tensões, ansiedade, sentimentos de inquietação, pensamentos negativos, insónias e outros sintomas persistentes.

As ervas extinguem a actividade excessiva do sistema nervoso de uma forma natural e compatível, relaxam, ajudam a distanciar-se de problemas, melhoram o humor e eliminam problemas de sono. Ao contrário das drogas sedativas clássicas, elas não agem violentamente e não são viciantes.

Vale a pena notar que muitas ervas usadas em estados de stress elevado, nervosismo excessivo e ansiedade têm um efeito adaptogénico – fazem com que o corpo se adapte mais rápida e eficazmente às condições ambientais existentes, mesmo aquelas muito difíceis e altamente stressantes. Além disso, as ervas do grupo adaptogénico têm um efeito benéfico em todo o corpo – regulam o seu trabalho e cuidam da manutenção da harmonia natural no sistema. Eles também fortalecem o sistema nervoso. Muitos deles também melhoram o desempenho mental.

Ervas para stress estão disponíveis à venda em várias formas, incluindo secas para a cerveja, em pó (podem ser adicionadas a cocktails, água, leite, sumos) ou na forma de suplementos dietéticos convenientes (cápsulas, comprimidos, gotas).

Ervas para o stress, nervosismo e depressão – quais escolher?

 citronela chinesa

Nas lojas, farmácias e na Internet, você encontrará um amplo espectro de ervas com efeitos relaxantes, melhorando a qualidade do sono e reduzindo o stress, as oscilações de humor e os distúrbios depressivos. Qual escolher? Não há uma única resposta aqui.

Embora as ervas para sedação e stress trabalhem de forma semelhante, não são exactamente as mesmas, pelo que podem suscitar reacções ligeiramente diferentes em todos. St. John’s Wort pode funcionar melhor para uma pessoa, ashwagandha pode funcionar melhor para outra, enquanto Rosmaninho, Passiflora ou Bálsamo de Limão pode funcionar melhor para outra. Não é surpreendente que as opiniões variem quanto à erva mais forte e eficaz para acalmar e stress.

Se estamos à procura de um antídoto para o stress, nervos e um estado mental menos que ideal, é melhor que nos familiarizemos com as propriedades e efeitos exactos das ervas individuais e depois experimentemos algumas delas. Isto permitir-nos-á descobrir quais têm o melhor efeito sobre nós. Podemos usar um único tratamento com ervas ou criar as nossas próprias misturas de ervas. Combinações de várias ervas diferentes, seja na forma de um suplemento multiingrediente ou de uma mistura de ervas artesanal, sãoAs composições de várias ervas diferentes, seja na forma de um suplemento com vários ingredientes ou de uma mistura de ervas auto-preparada, são melhores do que as de uma única matéria-prima, pois têm um efeito mais complexo e intensivo.

Tais misturas multielementos são especialmente úteis quando nos queixamos de um enfraquecimento muito pronunciado da nossa condição mental ou quando lutamos com uma série de problemas diferentes relacionados comPor exemplo, lutamos com stress crónico, irritabilidade, desempenho mental reduzido, dificuldade em controlar as emoções, etc.

As melhores ervas para o stress

Em situações de grande stress, podemos usar chás calmantes ou suplementos para aliviar o stress, compostos por vários extractos de plantas diferentes. Que ingredientes vale a pena procurar? Aqui estão algumas ervas conhecidas, apreciadas e eficazes para acalmar e anti-stress:

Ashwagandha

 ashwagandha

Ashwagandha é um dos recursos da planta mestre útil na construção de uma alta resistência ao estresse. Apresenta fortes propriedades adaptogênicas. Quando confrontados com fatores estressantes, nosso corpo se adapta rapidamente a eles e não libera quantidades excessivas de cortisol ou adrenalina como reação de defesa. Como resultado, não sentimos um aumento da tensão, ansiedade, medo ou outros efeitos do stress, pelo contrário, permanecemos num estado de relaxamento e distância da situação.

Ashwagandha, ao mesmo tempo que nos protege dos efeitos negativos do stress, mostra ao mesmo tempo toda uma gama de efeitos positivos na nossa mente e corpo, incluindo: melhorar o humor, combater depressões, ansiedade e distúrbios neuróticos, acalmar e acalmar emoções ruins, aumentar a produtividade mental, ajudando-nos a entrar em um estado mais profundo de concentração e a nos mantermos focados em uma determinada tarefa por períodos mais longos de tempo.

Ashwagandha também reduz a susceptibilidade à fadiga psicofísica, combate a dor de enxaqueca, reduz a inflamação no corpo, aumenta a imunidade, normaliza os níveis de açúcar no sangue e colesterol, e beneficia os sistemas cardiovascular, endócrino e articular e muscular.

Bacopa monnieri (bacopa com folhas pequenas)

Bacopa monnieri (bacopa de pequenas folhas), também conhecido como brahmi, é um poderoso adaptogénico conhecido não só pelas suas propriedades anti-stress e efeitos calmantes, mas também pelos seus excelentes efeitos na memória. O bacopa é rico em bacósidos, que têm um efeito benéfico em todo o corpo, normalizando o seu trabalho e promovendo o equilíbrio interno.

A planta reduz a ansiedade, a hiperactividade, o nervosismo excessivo. Em caso de ansiedade e ataques de pânico, leva ao acalmar dos nervos, à tranquilidade e ao relaxamento. Em caso de depressão, desânimo e distúrbios depressivos, proporciona estabilização e melhora do humor. O alto conteúdo de bacosídeos faz do Bacopa monnieri uma das ervas mais eficazes para combater o estresse, facilitando o sono e regulando o ritmo diário.

Bacopa monnieri é também um aliado de bom desempenho mental. Melhora o processo de lembrar e reproduzir informação, melhora a concentração, elimina a neblina cerebral e melhora os processos de pensamento.

Rhodiola rosea

 Rhodiola rosea

Rhodiola rosea pode ser um apoio muito valioso para as pessoas que lidam com o stress a longo prazo. Torna-nos mais resistentes aos factores de stress, minimiza os efeitos do stress crónico, inibe a secreção de cortisol e torna-nos mais capazes de lidar com situações difíceis.

Minimiza a tensão nervosa, protege contra a exaustão mental, elimina emoções negativas, regula o humor, combate os estados depressivos e ajuda a manter o equilíbrio interno. Também tem um efeito benéfico no coração, protege contra a isquemia, melhora a circulação sanguínea. Tem propriedades antioxidantes, retarda os processos de envelhecimento e fortalece o corpo.

Chasteberry

Olimão chinês é outra planta medicinal valiosa recomendada para pessoas que são frequentemente afectadas pelo stress. O uso regular melhora a capacidade de adaptação do corpo a factores de stress externos difíceis. Tal como a Rhodiola rosea, reduz a produção de cortisol no corpo, protege contra sentimentos excessivos de tensão, ansiedade, inquietude, bem como irritabilidade, avarias, problemas com o sono.

A Citronela chinesa também promove a calma interior, ajuda a controlar melhor as emoções, combate a depressão e tem um efeito positivo no humor. Reduz a fadiga mental, melhora a concentração e a memória. Tem também muitas propriedades promotoras de saúde, incluindo: melhora a imunidade, beneficia o fígado, melhora a digestão, purifica o sangue, melhora o desempenho físico, acrescenta vitalidade, aumenta a longevidade.

Eleutherococcus spikensis

Eleutherococcus aureus, também conhecido como ginseng siberiano, tem propriedades adaptogénicas que reduzem a susceptibilidade aos factores de stress e ajudam a estabilizar o humor. Ao aliviar tensões e stress e ao favorecer a manutenção da harmonia interna, ajuda-nos a funcionar melhor na nossa vida profissional e privada.

Eleutherococcus também tem uma série de outras propriedades positivas: reduz a ansiedade e distúrbios depressivos, melhora a memória e a concentração, apoia o trabalho de órgãos-chave como o coração, fígado, pâncreas e exibe efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e imuno-estimuladores.

Verifica: Comprimidos para o stress sem receita médica – Ranking

Passiflora incarnata (passionflower)

Passiflora incarnata reduz a sensibilidade dos centros subcorticais, tem um efeito calmante, elimina a tensão, reduz a ansiedade e alivia o stress. É recomendado para depressão, agitação nervosa, stress crónico, exaustão mental e problemas de sono. Passiflora também pode ser útil no difícil período de recuperação de vícios.

Melissa

Conhecido desde os tempos antigos, o bálsamo de limão é uma planta medicinal rica em óleos essenciais, graças à qual possui um aroma excepcionalmente agradável, relaxante e limonado. A Melissa é uma das ervas mais populares com propriedades calmantes, calmantes e relaxantes.

As infusões de bálsamo de limão podem ajudar em estados de ansiedade, nervosismo, tensão nervosa alta e superexcitação, bem como em problemas com o adormecimento e a incapacidade de manter um sono profundo e uniforme durante toda a noite.

Lúpulo

 lúpulo

Graças ao seu teor de lupulina, o lúpulo apresenta propriedades sedativas e adormecedoras. Ao inibir a actividade do córtex cerebral, este acalma internamente, reduz a tensão nervosa e facilita o adormecimento.

Os cones de lúpulo (sob a forma de infusões ou suplementos alimentares) são recomendados nos estados de exaustão mental e quando os nervos estão fora de ordem nervos, insónias, irritabilidade, ansiedade excessiva, hiperactividade (também sexual) e fraqueza corporal geral.

Trefoil (valeriana)

Valeriana é um dos mais conhecidos e eficazes sedativos à base de ervas e auxiliares do sono. Acalma, induz um estado de sonolência leve, suprime a excitação nervosa, ajuda a extinguir fortes emoções negativas, diminui delicadamente a pressão arterial e a pulsação. As substâncias activas contidas na raiz da valeriana, nomeadamente óleo essencial, ácido valerénico e ésteres dos ácidos valeriano e isovaleriano, causam relaxamento e facilitam o adormecimento.

A raiz valeriana é usada em estados de nervosismo excessivo, sentimentos de inquietação, insônia, histeria, obsessões, neuroses e no combate ao ritmo cardíaco acelerado sobre um fundo neurótico.

Verifica: Pílulas para dormir sem receita médica – Ranking

hipericão de São João

A erva de São João é usada principalmente em distúrbios digestivos (relaxa a musculatura lisa do aparelho digestivo, estimula a secreção de sucos digestivos, melhora o metabolismo), mas também mostra uma série de outras propriedades valiosas. Uma delas são as suas propriedades antidepressivas, calmantes e calmantes, que aliviam as emoções negativas.

St. John’s Wort pode ajudar-nos em caso de ansiedade, distúrbios neuróticos, sensação excessiva de mal-estar, distúrbios depressivos e em caso de exposição frequente a factores de stress.

Angélica

Angelica é uma planta medicinal valiosa com um efeito multifacetado. Uma das suas propriedades mais importantes é o seu efeito benéfico sobre o sistema nervoso. Angelica tem um efeito sedativo eficaz e é recomendada para o esgotamento nervoso, nervosismo e ansiedade, insônia, bem como dores de cabeça e tonturas.

Alfazema

A lavanda, como uma erva anti-stress e sedativa, pode ser usada tanto interna como externamente. As flores de lavanda têm um aroma muito agradável, o que nos põe de bom humor e tem um efeito relaxante e ligeiramente sonolento.

Com a ajuda de óleo de lavanda, você pode fazer uma sessão de aromaterapia, derramando algumas gotas em uma lareira perfumada, adicionando água e aquecimento. As infusões de lavanda e as preparações contendo extractos de lavanda também ajudam a acalmar os nervos.

Outras ervas que reduzem o stress e a tensão, influenciam positivamente o funcionamento do cérebro e melhoram o bem-estar mental são:

  • gotu kola,
  • verbena,
  • Chá verde,
  • reishi,
  • Astragalus,
  • Ginkgo biloba,
  • maca.

Verifique a preparação multiingredientes eficaz contra o stress: Restilen

Category: saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Article by: admin