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Pré-diabetes – sintomas, causas, diagnóstico, tratamento

O diabetes é uma doença extremamente insidiosa, que é difícil de notar no início, mas que está a afectar cada vez mais pessoas, infelizmente, mesmo os muito jovens. Estima-se que na Polónia existam cerca de 3 milhões de pessoas com diabetes, e destes 1 milhão não têm conhecimento do facto. Entretanto, doenças graves podem ser evitadas se diagnosticarmos a chamada condição pré-diabética a tempo e tomarmos as medidas apropriadas.

O pré-diabetes, ou seja, uma perturbação metabólica caracterizada por níveis elevados de glucose no sangue, é um sinal sério de risco para o desenvolvimento da diabetes, embora felizmente seja reversível e requeira apenas mudanças imediatas no estilo de vida.

Pré-diabetes – sintomas. Como reconhecer o pré-diabetes?

Atolerância anormal à glicose, ou pré-diabetes, é caracterizada por níveis mais elevados de açúcar no sangue, embora não tão elevados como no caso da diabetes. No entanto, se não for diagnosticada ou tratada a tempo, pode levar ao desenvolvimento da diabetes tipo 2, que infelizmente já é irreversível.

Normalmente, inicialmente há um pequeno distúrbio no metabolismo dos carboidratos, por vezes difícil de detectar através de testes. Com o tempo, os níveis de glicose só aumentam pela manhã ou após uma refeição. Contudo, gradualmente, o equilíbrio do corpo é perturbado e os níveis de açúcar começam a flutuar em torno ou mesmo a exceder o limite superior.

Um aumento tão pequeno mas constante dos níveis de açúcar no sangue é muito prejudicial para os vasos sanguíneos e nervos periféricos e pode transformar o estado pré-diabético em diabetes avançado. Além disso, nesta fase já podem ocorrer alterações graves no órgão de visão.

Os sintomas que se seguem devem incitá-lo a tomar as medidas necessárias, a primeira das quais é fazer um check-up e visitar o seu médico, se necessário:

  • permanentemente sentia cansaço,
  • sonolência excessiva, por exemplo, manifestada por uma súbita necessidade de fazer uma sesta,
  • um aumento irrazoável do apetite e da sede,
  • boca seca,
  • secura excessiva da pele,
  • micção frequente,
  • infecções frequentes,
  • problemas repentinos de visão.

A curva de açúcar no sangue – normas

Opré-diabetes é o estado intermediário entre ser saudável e ter diabetes tipo 2. Os testes são de longe a melhor ferramenta para estabelecer os fatos e o ponto de partida para tomar a ação apropriada de acordo com os resultados.

O nível normal de glicemia em jejum em uma pessoa saudável está entre 70-99 mg/dl. Se o resultado do teste estiver entre 100 e 125 mg/dl, deve ser realizado um teste OGTT adicional, a chamada curva de açúcar. A curva de açúcar envolve a colheita de uma amostra de sangue venoso, a administração de uma solução de glicose e o teste do nível de açúcar novamente após 60 e 120 minutos.

Um nível de glicemia em jejum no teste da curva glicêmica entre 100-125 mg/dl é uma glicemia em jejum anormal. Um resultado entre 140-200 mg/dl duas horas após a ingestão de glicose é uma tolerância anormal à glicose.

Estes tipos de resultados indicam um estado pré-diabético, ou seja, o último momento antes do desenvolvimento de uma diabetes completa. Um resultado de 200 mg/dl ou superior, por outro lado, indica diabetes tipo avançado 2.

Pré-diabetes – causas, fatores de risco

 cubos de açúcar espalhados, um copo medidor ao seu lado

Embora o pré-diabetes ainda não seja diabetes, ele pode se desenvolver nele a qualquer momento. Portanto, não deve ser subestimado, e se o nosso estilo de vida é uma fonte de factores de risco, devemos testar ainda mais sistematicamente o nosso nível de glicose no sangue.

As principais causas de tolerância à glicose anormal, ou seja, circunstâncias potencialmente perigosas para a saúde, são principalmente consideradas excesso de peso e obesidade, bem como uma dieta pobre e falta de atividade física.

Estes são seguidos por:

  • doenças cardiovasculares,
  • hipertensão,
  • níveis altos de colesterol,
  • Síndrome dos ovários policísticos,
  • diabetes gestacional anterior,
  • condições genéticas.

Razões análogas são também mencionadas no contexto da própria diabetes.

Qual é a relação entre obesidade e pré-diabetes ou diabetes? Bem, o excesso de gordura corporal contribui para um aumento da produção de várias substâncias que interferem com a acção normal da insulina e a absorção de glicose pelas células do nosso corpo.

Como resultado, um equilíbrio sutil no corpo é perturbado, o que resulta em toda uma série de fenômenos metabólicos negativos e, consequentemente, pode levar a doenças tão graves como danos ao coração, vasos sanguíneos, rins, visão e ao sistema nervoso.

Uma influência igualmente importante sobre o possível desenvolvimento da diabetes é o nosso estilo de vida. A falta de exercício e o chamado estilo de vida sedentário traz consigo o risco de perturbações no trabalho de todo o organismo, principalmente do sistema cardiovascular, mas também do sistema respiratório, nervoso, muscular e ósseo e articular.

Com o tempo, a capacidade do coração de bombear sangue diminui, as células do corpo são suboxigenadas e menos bem nutridas, a capacidade pulmonar diminui, os ossos, músculos e articulações são enfraquecidos. O metabolismo abranda, o metabolismo dos carboidratos é perturbado, em vez de produzir energia, o corpo acumula reservas sob a forma de tecido adiposo.

Pré-diabetes – Testes, diagnóstico

A fim de eliminar o risco de desenvolver diabetes, é necessário mudar completamente o estilo de vida e a dieta. Mas isso não é tudo. Como no caso de muitas doenças, incluindo a diabetes, o mais importante é o diagnóstico precoce, ou seja, na fase pré-diabética, é aconselhável realizar um teste de glicose de vez em quando.

Os testes de rastreio frequentes são uma excelente oportunidade para o fazer. Além da verificação dos níveis de açúcar no sangue, pode ser realizado um teste de carga de glicose, a chamada curva de açúcar.

Este tipo de teste tem valor diagnóstico completo desde que sigamos certas regras; em primeiro lugar, alguns dias antes do teste, não devemos mudar radicalmente o nosso estilo de vida ou dieta, porque a mudança irá falsificar o resultado. O teste não deve ser realizado durante infecções ou condições inflamatórias, o que também pode afectar os resultados.

Ferramentas de diagnóstico mais especializadas incluem testes de insulina, peptídeo C e anticorpos.

Como reverter o pré-diabetes – os melhores métodos

 Uma tigela de comida saudável, um estetoscópio junto a ela

Ignorar o estado pré-diabético e a falta de tratamento (principalmente na forma de mudar o seu estilo de vida para um mais saudável) é uma forma simples de desenvolver a diabetes tipo 2.

Aqui estão algumas dicas sobre como prevenir o desenvolvimento da diabetes perigosa.

Pré-diabetes – dieta

No início, vale a pena notar que a dieta no caso do pré-diabetes não é de forma alguma rigorosa, envolvendo a exclusão completa de certos alimentos. Trata-se antes de desenvolver hábitos alimentares saudáveis que evitem o risco de desenvolver diabetes e, certamente importante, que sejam acompanhados de uma redução de peso.

A regra geral é comer refeições regulares, cerca de 4-5 por dia, com menos volume e calorias.

Cerca de 45% do valor energético deve consistir em hidratos de carbono complexos, ou seja, produtos como pão integral, cereais, arroz escuro e grumos. Além de um baixo índice glicémico, contêm grandes quantidades de fibra, o que é benéfico para o organismo (especialmente o sistema digestivo), proporciona uma sensação de saciedade e regula a digestão.

Pelas mesmas razões, também recomendamos todos os legumes e, em menor medida, as frutas, particularmente as de menor teor de açúcar, como maçãs, cerejas, morangos, framboesas, groselhas, toranjas, groselhas e mirtilos.

Índice glicémico ligeiramente superior tem cerejas, peras, uvas, ananases, bananas.

As fontes de proteína devem ser produtos lácteos magros, ovos, peixe, aves e leguminosas. As gorduras animais devem ser substituídas por óleos vegetais, a ingestão de sal e, claro, de açúcar deve ser limitada.

Evite alimentos semi-acabados e altamente processados, confeitos, bebidas açucaradas, queijos aromatizados ou iogurtes e álcool.

Pré-diabetes – mudanças no estilo de vida

Hoje em dia, provavelmente não é necessário convencer ninguém de que a condição de boa saúde, tanto física como psíquica, é adequada, adaptada individualmente às necessidades e possibilidades, atividade física. Além disso, no caso da prevenção e mesmo do tratamento de algumas doenças, é um elemento indispensável da terapia. Este é o caso do pré-diabetes e da diabetes avançada.

O exercício regular tem um efeito benéfico no equilíbrio de carboidratos, melhora o estado geral e o bem-estar e promove a perda de peso.

A forma de actividade mais frequentemente recomendada é o exercício aeróbico – nordic walking, caminhada rápida, ciclismo, natação, mas dependendo da idade e das capacidades físicas, praticamente qualquer tipo de desporto pode ser praticado. O mais importante é que tal atividade deve ser sistemática e regular.

Pré-diabetes – remédios naturais

As ervas podem proporcionar um apoio importante no caso de níveis ligeiramente elevados de glicose. Eles podem não curar o diabetes avançado, mas certamente ajudam a baixar o açúcar no sangue, melhorar o metabolismo dos carboidratos e minimizar o desconforto que acompanha os distúrbios do nível de glicose.

As ervas mais eficazes a este respeito incluem:

  • amora branca – inibe a secreção das enzimas responsáveis pela formação da glicose, evitando assim o aumento dos níveis de açúcar no sangue, especialmente após uma refeição
  • dente-de-leão – tem muitos efeitos promotores de saúde, incluindo ajudar a regular os níveis de açúcar, bem como baixar o índice glicémico dos alimentos e retardar a absorção dos açúcares
  • canela – bem conhecida como uma especiaria aromática, também tem propriedades que ajudam a regular os níveis de glicose
  • sálvia – funciona de forma semelhante a algumas drogas antidiabéticas
  • feno-grego – melhora a sensibilidade dos tecidos à insulina, retarda o esvaziamento gástrico

No caso do pré-diabetes, o tratamento farmacológico é raramente utilizado, mas em vez de ervas, pode-se chegar a um suplemento dietético pronto a ser consumido contendo várias substâncias naturais diferentes que diminuem o açúcar e estabilizam a glicemia.

Uma das mais conceituadas a este respeito é Redusugar – uma preparação moderna e avançada com uma composição diversificada, contendo até 9 substâncias naturais conhecidas pelas suas propriedades antidiabéticas.

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Fontes:
  • https://www.healthline.com/health/type-2-diabetes/what-is-prediabetes
  • https://www.healthline.com/health-news/how-to-prevent-prediabetes-from-becoming-diabetes
  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22683128/
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/317206
  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/311056

Category: saúde

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