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Resistência à insulina – causas, sintomas, dieta e tratamento. Como combater a resistência à insulina?

A resistência à insulina é uma desordem metabólica cada vez mais comum associada ao mau funcionamento do metabolismo dos carboidratos no organismo. Afecta principalmente pessoas jovens e de meia-idade que têm excesso de peso e problemas com a redução de peso. Na resistência à insulina há uma diminuição na sensibilidade dos tecidos e células à insulina, a hormona responsável pela manutenção de níveis normais de açúcar no sangue.

Na maioria dos casos, a resistência à insulina resulta de uma dieta pobre dominada por hidratos de carbono com um alto índice glicémico. Importante, se não for tratada, a resistência à insulina é uma condição muito perigosa, pois leva inevitavelmente ao desenvolvimento da diabetes tipo 2, e, além disso, pode também afectar o aparecimento de outras doenças. Quais são os sintomas de resistência à insulina? Como diagnosticar a resistência à insulina e como combatê-la eficazmente?

O que é a resistência à insulina e como ela se desenvolve?

Ouvimos cada vez mais falar da resistência à insulina como um problema premente de saúde resultante de um estilo de vida pouco saudável. Na verdade, a resistência à insulina está geralmente intimamente relacionada com uma dieta pobre e um estilo de vida sedentário. Muito frequentemente, na verdade quase sempre, é acompanhado por uma incapacidade de manter um peso corporal normal e um excesso de gordura corporal, especialmente na zona abdominal.

O que é a resistência à insulina? Para responder a esta pergunta, é necessário compreender o mecanismo da acção da insulina e a sua influência no nível de glicose no sangue. A insulina é uma hormona segregada pelo pâncreas, responsável pela estabilização dos níveis de açúcar no sangue e pelo fornecimento de material energético às células e tecidos sob a forma de glicose. Além disso, a insulina também está envolvida nos processos metabólicos de proteínas e gorduras.

Após uma refeição, os hidratos de carbono são decompostos e depois absorvidos pela corrente sanguínea a partir do tubo digestivo. Como consequência, o nível de glicose no sangue sobe. Depois, a insulina é libertada, com a ajuda da qual a glicose é transportada do sangue para as células em todo o corpo. Como resultado, o nível de açúcar no sangue é estabilizado.

Uma dieta racional e equilibrada assegura o equilíbrio do metabolismo da insulina-glucose e a ausência de perturbações do açúcar. O problema começa a existir quando há demasiados hidratos de carbono com um elevado índice glicémico na nossa dieta diária.

Estas são rapidamente decompostas e libertadas do tracto digestivo para o sangue. O resultado direto é um aumento dos níveis de glicose no sangue para um nível não natural.

 Um homem se pergunta se deve comer fast food ou vegetais.

A reação a este fenômeno é uma liberação intensiva de insulina, cuja tarefa é normalizar o nível de açúcar o mais rápido possível. Parte da glicose entra nos tecidos do corpo, mas qualquer excesso é empurrado para a reserva de energia, o tecido adiposo.

A resistência à insulina desenvolve-se quando, como resultado de picos rápidos contínuos de açúcar no sangue, quantidades crescentes de insulina são libertadas. Eventualmente, as células do nosso corpo deixam de responder adequadamente, tornando-se cada vez mais resistentes à insulina (daí o nome insulino-resistência). As células não recebem a quantidade adequada de combustível necessária para funcionar corretamente, os níveis de açúcar no sangue não caem, então o corpo aumenta sucessivamente e aumenta a secreção de insulina.

A perda de sensibilidade das células à insulina resulta numa sobreprodução crescente desta hormona (hiperinsulinaemia), mas o nível de glicose no sangue não é reduzido para níveis normais. As anormalidades no metabolismo dos carboidratos aumentam, com o tempo, os mecanismos regulatórios do organismo se esgotam.

Primeiro, desenvolve-se a resistência à insulina, que depois se transforma em pré-diabetes, e depois em diabetes tipo 2.

Quais são as consequências da resistência à insulina? A que doenças pode levar a resistência à insulina?

Em primeiro lugar, a resistência à insulina aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, mas também outras condições, incluindo doenças cardiovasculares.doenças cardiovasculares como hipertensão, cardiopatias isquémicas, aterosclerose e fígado gordo não alcoólico.

A resistência insulínica também pode levar ao enfraquecimento do pâncreas e ao comprometimento de sua função. Quase sempre, a resistência à insulina está também associada ao excesso de peso e à obesidade (crescimento sucessivo de ambos os tecidos adiposos externostecido adiposo externo, bem como gordura visceral perigosa localizada em torno dos órgãos internos).

As consequências da resistência à insulina também podem incluir vários distúrbios metabólicos e hormonais, infertilidade, síndrome do ovário policístico, gota, apneia do sono. Como pode ver pelas possíveis consequências, a resistência à insulina é uma condição perigosa que não devemos subestimar em nenhum caso.

Resistência à insulina – sintomas

A resistência à insulina leva a uma redução na absorção de glicose pelas células e tecidos, incluindo o músculo esquelético, células hepáticas ou tecido adiposo. O metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas é perturbado e a glicose não é utilizada de forma ideal pelas células do nosso corpo.

A diminuição da sensibilidade das células à insulina resulta em hiperglicemia (excesso de glicose no sangue). O metabolismo lipídico também é perturbado. Não só o excesso de açúcar, mas também de ácidos gordos circula no nosso sangue, há também um aumento da acumulação de tecido adiposo e um ganho de peso constante.

Por vezes a resistência à insulina é assintomática, mas normalmente pode ser reconhecida com base em certos sintomas.

Os sintomas mais comuns de resistência à insulina

  • crescimento do tecido adiposo, ganho de peso rápido e fácil, especialmente na zona abdominal (com o tempo a nossa silhueta toma a forma de uma maçã),
  • problema com a perda de peso apesar da actividade física e da dieta,
  • apetite excessivo, ataques de fome esfomeada,
  • aumento do apetite por doces,
  • dores de cabeça frequentes,
  • fadiga frequente, falta de energia,
  • mudanças de humor,
  • desordens depressivas,
  • sonolência diurna (especialmente após as refeições),
  • problemas de concentração,
  • tensão arterial excessivamente alta,
  • hiper-hidrose,
  • níveis elevados de açúcar, colesterol e triglicéridos,
  • problemas de pele (queratose escura),
  • aumento da concentração de ácido úrico no corpo.

Resistência à insulina – causas, fatores de risco

Que factores aumentam o risco de desenvolver resistência insulínica? Aqui estão os mais importantes:

  • excesso de peso e obesidade devido ao excesso de açúcar e gordura na dieta,
  • erros dietéticos (por exemplo Estes incluem: excesso de peso e obesidade causados por excesso de açúcar e gordura no menu, erros alimentares (por exemplo, saltar o pequeno-almoço, refeições irregulares, poucas e muitas refeições, demasiados hidratos de carbono com um elevado índice glicémico no menu, demasiadas gorduras saturadas e trans no menu),
  • estilo de vida sedentário, muito pouca actividade física,
  • stress crónico,
  • privação crónica do sono,
  • historial genético,
  • certas doenças (por exemplo, a doença Hashimoto),
  • tomar certos medicamentos (por exemplo, esteróides, antibióticos, contracepção hormonal).

O risco de resistência à insulina é também maior em pessoas que lutam contra doenças endócrinas e em mulheres que sofreram diabetes gestacional durante a gravidez.

Resistência à insulina – diagnóstico, testes

Se suspeitarmos que temos resistência à insulina, podemos verificar nós mesmos os nossos níveis de açúcar com um simples medidor de glicose, mas também podemos realizar testes laboratoriais especiais que nos permitirão saber definitivamente se temos ou não resistência à insulina.

O teste básico usado para diagnosticar a resistência à insulina é o chamado teste de carga de glicose oral (OGTT), ou teste de tolerância à glicose oral, ou curva glicêmica. O teste determina o nível de glicose em jejum e o nível de glicose após a ingestão de uma solução de água e glicose.

Outros testes que são realizados para diagnosticar a resistência à insulina são:

  • texto de tolerância à insulina,
  • níveis de glicose em jejum,
  • nível de insulina em jejum,
  • Índice HOMA-IR,
  • hemoglobina glicosilada,
  • perfil lipídico,
  • método de grampo metabólico.

Resistência à insulina – tratamento

Com base nos resultados dos testes, o médico determina se o paciente precisa de tratamento farmacológico ou se é suficiente mudar o estilo de vida para reduzirinsulina e glicose, aumentam a sensibilidade das células à insulina e finalmente normalizam a glicemia.

Portanto, o elemento mais importante no tratamento da resistência à insulina é a dieta, na qual, em primeiro lugar, limitamos o número de calorias consumidas diariamente, em segundo lugar, abandonamos produtos com alto índice glicêmico, e utilizamos produtos com índice glicêmico médio e baixo índice glicêmico. A dieta irá ajudar-nos tanto a reduzir o peso corporal como a estabilizar o equilíbrio glucoso-insulina.

Resistência à insulina – dieta. O que comer e o que evitar com a resistência à insulina?

 Uma tigela com legumes e frutas, ao lado de um medidor manual de glicose

O objectivo da dieta de resistência à insulina (dieta de insulina) é prevenir picos de açúcar no sangue e assim normalizar a secreção de insulina e estabilizar todo o equilíbrio dos hidratos de carbono no corpo. Portanto, na dieta com resistência à insulina, deve ser dada especial atenção à quantidade e ao tipo de carboidratos.

Os mais prejudiciais, responsáveis pelas perturbações do metabolismo da insulinoglucose, são os hidratos de carbono com elevado índice glicémico e elevada carga glicémica, ou seja, produtos de farinha branca, doces, alimentos processados. Estes são digeridos muito rapidamente e causam um rápido e forte aumento dos níveis de açúcar no sangue, pelo que devem ser definitivamente evitados.

Por outro lado, são recomendados produtos carboidratos com baixo índice glicêmico e alto teor de fibra alimentar (são digeridos lentamente e não causam picos repentinos de glicose no sangue). Com moderação, podemos chegar a produtos com um índice glicêmico médio.

Lembre-se que produtos com alto teor de gordura também são ruins para nós. Evite alimentos fritos, fast food, carnes gordurosas, cortes gordurosos de carne e produtos com gordura trans. Como método de processamento de alimentos, em vez de fritar, escolha ferver, cozer a vapor, cozer sem gordura, estufar.

Produtos recomendados na dieta para a resistência à insulina

  • legumes,
  • Leguminosas,
  • grãos,
  • porcas,
  • produtos integrais (por exemplo, pão integral, massas integrais, arroz integral),
  • Grumos de trigo sarraceno,
  • aveia de aveia,
  • bulgur groats,
  • grumos de espelta,
  • grumos de cevada de pérola,
  • Quinoa,
  • frutas (especialmente aquelas com menor teor de açúcar e menos maduras),
  • Cereais,
  • farelo,
  • Carnes magras, peixes,
  • cortes frios magros e de boa qualidade,
  • produtos lácteos,
  • ovos,
  • azeite de oliva e óleos vegetais de boa qualidade.

Ao preparar as refeições, tente não cozer em demasia (quanto mais tempo cozinhar, maior será o índice glicémico do prato). Comer 5 refeições por dia a cada 3-4 horas. Coma cafés da manhã nutritivos, não petisque entre as refeições.

Produtos proibidos na dieta com resistência à insulina

  • pão branco,
  • pastelaria, bolos, challahs, donuts, pães doces, pãezinhos de manteiga,
  • pão torrado,
  • produtos de farinha branca (por exemplo, massa branca, macarrão, bolinhos de massa),
  • misturas de muesli adocicado prontas a fazer,
  • doces,
  • sorvete,
  • compotas,
  • açúcar,
  • Querida,
  • batatas fritas, paus e outros petiscos salgados,
  • alimentos instantâneos (por exemplo, sopas instantâneas),
  • refeições prontas congeladas,
  • fast food,
  • molhos pré-fabricados,
  • pequenos groats,
  • arroz branco,
  • bananas muito maduras,
  • frutas cristalizadas,
  • Batatas fritas, batatas cozidas,
  • Puré de batata,
  • carnes gordurosas e salsichas,
  • molhos pesados e farinhentos,
  • queijos e sobremesas lácteas adoçadas, iogurte com açúcar adicionado.

O tipo de líquidos que consumimos é também muito importante para a resistência insulínica. Devemos evitar bebidas açucaradas, xaropes de fruta, bebidas energéticas e álcool. Também devemos ter cuidado com os sucos de frutas comprados, pois muitas vezes contêm açúcar ou xarope de glucose-frutose.

Beba principalmente água mineral (cerca de 1,5 l – 2 l por dia).

Para além da água na resistência à insulina, podemos chegar a bebidas como:

  • chá verde, chá branco,
  • chá preto sem açúcar,
  • café sem açúcar,
  • sumos de fruta e legumes frescos espremidos com um IG baixo,
  • smoothies de um liquidificador (predominantemente vegetais, com a adição de cereais integrais com alto teor de fibras, por exemplo, sementes de linhaça, farelo, sementes chia).
Leia também: Dieta Diabética

A actividade física é um factor importante na luta contra a resistência à insulina

No caso da resistência à insulina, além da introdução de uma dieta saudável sem carboidratos com alto índice glicêmico, é também muito importante abandonar um estilo de vida sedentário. A falta de exercício promove o desenvolvimento de problemas diabéticos e, inversamente, o exercício regular contribui para um aumento da sensibilidade das células à insulina e para a normalização dos níveis de açúcar.

Isto porque os músculos, quando estimulados a trabalhar, têm uma maior necessidade de energia, eles “precisam” de combustível sob a forma de glicose.Tornam-se menos resistentes à hormona que lhes fornece a glicose, ou seja, a insulina. Por isso, vale a pena apostar na actividade física regular, claro que sob qualquer forma, de acordo com as nossas preferências (por exemplo, corrida, ginásio, piscina, passeios dinâmicos, jogos de equipa, ciclismo, etc.).

Se queremos eliminar a resistência à insulina de forma rápida e eficiente, vale a pena seguir as seguintes orientações, para além da actividade física e da dieta:

  • evitar o stress,
  • cuidar de um sono suficientemente longo e bom,
  • Usar ervas e especiarias que tenham um efeito benéfico no equilíbrio insulino-glicose no corpo (por exemplo, gengibre, curcuma, amora branca, caril, canela)
  • usar suplementos dietéticos que regulam os níveis de açúcar e reduzem a resistência à insulina (por exemplo, a inovadora fórmula Redusugar).

Na luta pela normalização da secreção de insulina também é importante evitar os medicamentos diabetogênicos.

Ir para a revisão do preparo regulando os níveis de açúcar e combatendo a resistência à insulina Redusugar

 Redusugar

Fontes:

  • https://www.medicalnewstoday.com/articles/305567
  • https://www.healthline.com/health/diabetes/insulin-resistance-symptoms
  • https://www.healthline.com/nutrition/insulin-and-insulin-resistance

Category: saúde

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